Supervisão e formação em ensino experimental das ciências no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sílvia Mariana da Rocha
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1327
Resumo: A educação científica de base tem vindo a assumir um papel fulcral na promoção da literacia científica, potenciando o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania interveniente e informada e à inserção numa vida profissional qualificada. Neste sentido, o Ministério da Educação implementou, no presente ano lectivo, 2006/2007, um Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para os Professores do 1º CEB (Despacho nº2143/2007). Foi neste contexto que se delineou a finalidade do estudo: avaliar o impacte do programa de formação [PF] da Generalização do Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo nas práticas didáctico-pedagógicas dos professores. As questões do estudo formuladas foram: i) Que práticas didáctico pedagógicas são utilizadas pelos professores antes, durante e após o Programa de Formação do Ministério da Educação, no que concerne ao Ensino Experimental das Ciências? ii) Qual(s) a(s) abordagem(s) adoptadas na supervisão dos professores envolvidos? Quanto à metodologia utilizada, foi de natureza qualitativa, cujo planeamento foi o estudo de caso. As técnicas usadas foram de observação, de inquérito e da análise. Os instrumentos usados para a recolha de dados foram: o diário de investigador, a entrevista antes do programa de Formação do Ensino Experimental das Ciências e o questionário de avaliação do Programa de Formação, elaborado pela Comissão Técnico-consultiva do Programa de Formação do Ensino Experimental das Ciências e preenchido pelos professores participantes na formação e no estudo. A investigação envolveu três docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico que frequentaram o PF do Ensino Experimental das Ciências desenvolvido pelo Ministério da Educação, na Escola Superior de Educação do Norte do país. Em relação aos resultados obtidos verificou-se que os docentes antes do Programa de Formação não realizavam actividades do Ensino Experimental. Com o decorrer da formação estes alteraram as suas praticas didáctico.pedagógicas, uma vez que começaram a implementar na sua sala de aula actividades experimentais, desenvolvendo uma atitude de interesse, apreciação e gosto pela Ciência e pelo seu ensino. Durante as sessões de formação o formador identificou-se mais claramente com uma supervisão de abordagem dialógica, uma vez que os actores são fundamentalmente os professores, considerados mais no colectivo do que na individualidade. As conclusões do estudo apontam para uma mudança substancial nas práticas didáctico-pedagógicas dos professores, uma vez que estes passaram efectivamente a realizar actividades experimentais com os seus alunos. O formador encarou, no seu geral uma abordagem supervisiva dialógica. Podese afirmar que o Programa de Formação Do ensino Experimental das Ciências promoveu o desenvolvimento de boas práticas de Ensino e Aprendizagem das Ciências de base experimental. ABSTRACT: The scientific education has be assuming a very important role in the promotion of scientific literacy, this pavering the development of the necessary skills to a intervenient and informed citizenship and a qualified professional life. The Portuguese Ministry of Education has implemented in the present school year a formation program in the Experimental Teaching of science for the primary-school teachers. It was in this context that we have drawn the finality of this study: to evaluate the impact of the program in didactic-pedagogical practices. The main issues studied were: (i) what were the didactic pedagogical practices used bye the teachers before and the after the program in what the experimental teaching of science concerns? (ii) What is/are the adopted approach(s) bin the supervision of the involved teachers? In relation to the methology used it was of quality appoach. The techniques used were: observation, survey and analyses. The tools used to collect data were: the researcher diary, interviews before the formation program and a survey to evaluate it, elaborated by the technical –comity of the program and filled in by the participant teachers. This study involved 3 primary school teachers, who attended the program in the “Escola Superior de Educação”. When observing the results we have come to the conclusion that the teachers didn’t use experimental Teaching activities before the program but then they have gradually started using then inside their classerooms, demonstrating great interest and appreciation of the teaching of sciences. Diving the sessions the researcher has identified with a dialogical supervision, of the actors are essentially the teachers, who are seen more as a group than individually. The conclusions of the study point to a substancial change in the education practices of the (studied) observed teachers, who have effectively started using experimental practices with their students. The researcher has followed a dialogical approach we can come to the conclusion that this program has promoted the development of good learning and teaching strategies of experimental sciences.
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A investigação envolveu três docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico que frequentaram o PF do Ensino Experimental das Ciências desenvolvido pelo Ministério da Educação, na Escola Superior de Educação do Norte do país. Em relação aos resultados obtidos verificou-se que os docentes antes do Programa de Formação não realizavam actividades do Ensino Experimental. Com o decorrer da formação estes alteraram as suas praticas didáctico.pedagógicas, uma vez que começaram a implementar na sua sala de aula actividades experimentais, desenvolvendo uma atitude de interesse, apreciação e gosto pela Ciência e pelo seu ensino. Durante as sessões de formação o formador identificou-se mais claramente com uma supervisão de abordagem dialógica, uma vez que os actores são fundamentalmente os professores, considerados mais no colectivo do que na individualidade. 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As questões do estudo formuladas foram: i) Que práticas didáctico pedagógicas são utilizadas pelos professores antes, durante e após o Programa de Formação do Ministério da Educação, no que concerne ao Ensino Experimental das Ciências? ii) Qual(s) a(s) abordagem(s) adoptadas na supervisão dos professores envolvidos? Quanto à metodologia utilizada, foi de natureza qualitativa, cujo planeamento foi o estudo de caso. As técnicas usadas foram de observação, de inquérito e da análise. Os instrumentos usados para a recolha de dados foram: o diário de investigador, a entrevista antes do programa de Formação do Ensino Experimental das Ciências e o questionário de avaliação do Programa de Formação, elaborado pela Comissão Técnico-consultiva do Programa de Formação do Ensino Experimental das Ciências e preenchido pelos professores participantes na formação e no estudo. A investigação envolveu três docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico que frequentaram o PF do Ensino Experimental das Ciências desenvolvido pelo Ministério da Educação, na Escola Superior de Educação do Norte do país. Em relação aos resultados obtidos verificou-se que os docentes antes do Programa de Formação não realizavam actividades do Ensino Experimental. Com o decorrer da formação estes alteraram as suas praticas didáctico.pedagógicas, uma vez que começaram a implementar na sua sala de aula actividades experimentais, desenvolvendo uma atitude de interesse, apreciação e gosto pela Ciência e pelo seu ensino. Durante as sessões de formação o formador identificou-se mais claramente com uma supervisão de abordagem dialógica, uma vez que os actores são fundamentalmente os professores, considerados mais no colectivo do que na individualidade. As conclusões do estudo apontam para uma mudança substancial nas práticas didáctico-pedagógicas dos professores, uma vez que estes passaram efectivamente a realizar actividades experimentais com os seus alunos. O formador encarou, no seu geral uma abordagem supervisiva dialógica. Podese afirmar que o Programa de Formação Do ensino Experimental das Ciências promoveu o desenvolvimento de boas práticas de Ensino e Aprendizagem das Ciências de base experimental. ABSTRACT: The scientific education has be assuming a very important role in the promotion of scientific literacy, this pavering the development of the necessary skills to a intervenient and informed citizenship and a qualified professional life. The Portuguese Ministry of Education has implemented in the present school year a formation program in the Experimental Teaching of science for the primary-school teachers. It was in this context that we have drawn the finality of this study: to evaluate the impact of the program in didactic-pedagogical practices. The main issues studied were: (i) what were the didactic pedagogical practices used bye the teachers before and the after the program in what the experimental teaching of science concerns? (ii) What is/are the adopted approach(s) bin the supervision of the involved teachers? In relation to the methology used it was of quality appoach. The techniques used were: observation, survey and analyses. The tools used to collect data were: the researcher diary, interviews before the formation program and a survey to evaluate it, elaborated by the technical –comity of the program and filled in by the participant teachers. This study involved 3 primary school teachers, who attended the program in the “Escola Superior de Educação”. When observing the results we have come to the conclusion that the teachers didn’t use experimental Teaching activities before the program but then they have gradually started using then inside their classerooms, demonstrating great interest and appreciation of the teaching of sciences. Diving the sessions the researcher has identified with a dialogical supervision, of the actors are essentially the teachers, who are seen more as a group than individually. The conclusions of the study point to a substancial change in the education practices of the (studied) observed teachers, who have effectively started using experimental practices with their students. The researcher has followed a dialogical approach we can come to the conclusion that this program has promoted the development of good learning and teaching strategies of experimental sciences.
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