Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Soraia Filipa Ventura
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23127
Resumo: Este relatório reflete a investigação realizada em contexto pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha do tema emergiu no decorrer da prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar e intitula-se “Literacia familiar: da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias”. O estudo empírico foi desenvolvido com um grupo de crianças de idade pré-escolar e os respetivos encarregados de educação, bem como com discentes de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB e os encarregados de educação dessa turma. O estudo pretendeu identificar, analisar e comparar as práticas e os hábitos de leitura de histórias das famílias de crianças do jardim de infância (JI) e do 1.º CEB; verificar como promovem hábitos de leitura aos filhos/educandos; e, ainda, conhecer a perspetiva das crianças acerca deste assunto e compará-la com as respostas dos seus encarregados de educação. A investigação é de natureza qualitativa, seguindo um tipo descritivo e incorporou os pressupostos da metodologia de inquérito, através da qual se analisou a problemática, planificou e implementou todo o processo de investigação. Assim, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados os inquéritos por questionário e por entrevista. Para analisar os dados obtidos recorreu-se a técnicas estatísticas relativas à estatística descritiva, pelo que são apresentados gráficos ao longo do relatório. A elaboração deste relatório permitiu constatar que a leitura de histórias em contexto familiar tem-se revelado uma prática fundamental, com inúmeras potencialidades para as crianças, devendo ser iniciada desde cedo. Os resultados evidenciam que os pais/encarregados de educação participantes têm consciência da importância de contar histórias aos filhos/educandos.
id RCAP_755eb8c189f43a86faa8188d8554760c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de históriasLeitura de HistóriasContexto FamiliarHábitos de LeituraEncarregados de EducaçãoCriançasEste relatório reflete a investigação realizada em contexto pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha do tema emergiu no decorrer da prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar e intitula-se “Literacia familiar: da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias”. O estudo empírico foi desenvolvido com um grupo de crianças de idade pré-escolar e os respetivos encarregados de educação, bem como com discentes de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB e os encarregados de educação dessa turma. O estudo pretendeu identificar, analisar e comparar as práticas e os hábitos de leitura de histórias das famílias de crianças do jardim de infância (JI) e do 1.º CEB; verificar como promovem hábitos de leitura aos filhos/educandos; e, ainda, conhecer a perspetiva das crianças acerca deste assunto e compará-la com as respostas dos seus encarregados de educação. A investigação é de natureza qualitativa, seguindo um tipo descritivo e incorporou os pressupostos da metodologia de inquérito, através da qual se analisou a problemática, planificou e implementou todo o processo de investigação. Assim, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados os inquéritos por questionário e por entrevista. Para analisar os dados obtidos recorreu-se a técnicas estatísticas relativas à estatística descritiva, pelo que são apresentados gráficos ao longo do relatório. A elaboração deste relatório permitiu constatar que a leitura de histórias em contexto familiar tem-se revelado uma prática fundamental, com inúmeras potencialidades para as crianças, devendo ser iniciada desde cedo. Os resultados evidenciam que os pais/encarregados de educação participantes têm consciência da importância de contar histórias aos filhos/educandos.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumLopes, Soraia Filipa Ventura2018-06-20T09:41:26Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23127201925435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:10.128165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias
title Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias
spellingShingle Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias
Lopes, Soraia Filipa Ventura
Leitura de Histórias
Contexto Familiar
Hábitos de Leitura
Encarregados de Educação
Crianças
title_short Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias
title_full Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias
title_fullStr Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias
title_full_unstemmed Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias
title_sort Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias
author Lopes, Soraia Filipa Ventura
author_facet Lopes, Soraia Filipa Ventura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Soraia Filipa Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de Histórias
Contexto Familiar
Hábitos de Leitura
Encarregados de Educação
Crianças
topic Leitura de Histórias
Contexto Familiar
Hábitos de Leitura
Encarregados de Educação
Crianças
description Este relatório reflete a investigação realizada em contexto pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha do tema emergiu no decorrer da prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar e intitula-se “Literacia familiar: da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias”. O estudo empírico foi desenvolvido com um grupo de crianças de idade pré-escolar e os respetivos encarregados de educação, bem como com discentes de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB e os encarregados de educação dessa turma. O estudo pretendeu identificar, analisar e comparar as práticas e os hábitos de leitura de histórias das famílias de crianças do jardim de infância (JI) e do 1.º CEB; verificar como promovem hábitos de leitura aos filhos/educandos; e, ainda, conhecer a perspetiva das crianças acerca deste assunto e compará-la com as respostas dos seus encarregados de educação. A investigação é de natureza qualitativa, seguindo um tipo descritivo e incorporou os pressupostos da metodologia de inquérito, através da qual se analisou a problemática, planificou e implementou todo o processo de investigação. Assim, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados os inquéritos por questionário e por entrevista. Para analisar os dados obtidos recorreu-se a técnicas estatísticas relativas à estatística descritiva, pelo que são apresentados gráficos ao longo do relatório. A elaboração deste relatório permitiu constatar que a leitura de histórias em contexto familiar tem-se revelado uma prática fundamental, com inúmeras potencialidades para as crianças, devendo ser iniciada desde cedo. Os resultados evidenciam que os pais/encarregados de educação participantes têm consciência da importância de contar histórias aos filhos/educandos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T09:41:26Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23127
201925435
url http://hdl.handle.net/10400.26/23127
identifier_str_mv 201925435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130025971154944