A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36899 |
Resumo: | O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, e está intitulado de “Introdução de hábitos de leitura no Ensino Pré-Escolar”. O documento aborda temas como a promoção de hábitos de leitura ao longo do Ensino Pré-Escolar, o papel do educador e da família na promoção de hábitos de leitura das crianças, bem como dos espaços que as rodeiam e estratégias para a promoção de hábitos de leitura, entre outros. Este relatório é um documento reflexivo e crítico, onde são descritas atividades e estratégias colocadas em prática no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar onde o principal foco das atividades era criar uma rotina/hábito de leitura semanal. Com esta prática foi possível perceber e compreender quais os hábitos de leitura das crianças no Jardim de infância, e também em casa com as suas famílias através de conversas e questões que iam sendo colocadas às crianças. Foi possível verificar nesta prática quais as crianças que ao longo do tempo se iam interessando pela área da biblioteca da sala. Através da investigação realizada para este relatório é possível perceber e compreender aspetos importantes a ter em conta no desenvolvimento das crianças através das histórias. É ainda possível perceber quais as competências orais que as crianças são capazes de adquirir através da mediação de histórias. Assim sendo, pretende-se através deste relatório refletir sobre as práticas e percecionar a importância das histórias no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Para que este desenvolvimento decorra com sucesso não podemos deixar de enfatizar a importância do papel do educador e da família neste processo, mas também realçar que a criança também tem um papel fulcral neste desenvolvimento. |
id |
RCAP_942f09c9dd127e8fe30285f99607f3ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36899 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributosEducação Pré-EscolarHábitos de LeituraCriançasEstratégiasPromoção da LeituraO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, e está intitulado de “Introdução de hábitos de leitura no Ensino Pré-Escolar”. O documento aborda temas como a promoção de hábitos de leitura ao longo do Ensino Pré-Escolar, o papel do educador e da família na promoção de hábitos de leitura das crianças, bem como dos espaços que as rodeiam e estratégias para a promoção de hábitos de leitura, entre outros. Este relatório é um documento reflexivo e crítico, onde são descritas atividades e estratégias colocadas em prática no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar onde o principal foco das atividades era criar uma rotina/hábito de leitura semanal. Com esta prática foi possível perceber e compreender quais os hábitos de leitura das crianças no Jardim de infância, e também em casa com as suas famílias através de conversas e questões que iam sendo colocadas às crianças. Foi possível verificar nesta prática quais as crianças que ao longo do tempo se iam interessando pela área da biblioteca da sala. Através da investigação realizada para este relatório é possível perceber e compreender aspetos importantes a ter em conta no desenvolvimento das crianças através das histórias. É ainda possível perceber quais as competências orais que as crianças são capazes de adquirir através da mediação de histórias. Assim sendo, pretende-se através deste relatório refletir sobre as práticas e percecionar a importância das histórias no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Para que este desenvolvimento decorra com sucesso não podemos deixar de enfatizar a importância do papel do educador e da família neste processo, mas também realçar que a criança também tem um papel fulcral neste desenvolvimento.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumSilva, Mariana Antunes da2021-06-28T09:07:45Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36899202734757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:10.093539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos |
title |
A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos |
spellingShingle |
A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos Silva, Mariana Antunes da Educação Pré-Escolar Hábitos de Leitura Crianças Estratégias Promoção da Leitura |
title_short |
A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos |
title_full |
A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos |
title_fullStr |
A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos |
title_full_unstemmed |
A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos |
title_sort |
A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos |
author |
Silva, Mariana Antunes da |
author_facet |
Silva, Mariana Antunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Antunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Hábitos de Leitura Crianças Estratégias Promoção da Leitura |
topic |
Educação Pré-Escolar Hábitos de Leitura Crianças Estratégias Promoção da Leitura |
description |
O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, e está intitulado de “Introdução de hábitos de leitura no Ensino Pré-Escolar”. O documento aborda temas como a promoção de hábitos de leitura ao longo do Ensino Pré-Escolar, o papel do educador e da família na promoção de hábitos de leitura das crianças, bem como dos espaços que as rodeiam e estratégias para a promoção de hábitos de leitura, entre outros. Este relatório é um documento reflexivo e crítico, onde são descritas atividades e estratégias colocadas em prática no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar onde o principal foco das atividades era criar uma rotina/hábito de leitura semanal. Com esta prática foi possível perceber e compreender quais os hábitos de leitura das crianças no Jardim de infância, e também em casa com as suas famílias através de conversas e questões que iam sendo colocadas às crianças. Foi possível verificar nesta prática quais as crianças que ao longo do tempo se iam interessando pela área da biblioteca da sala. Através da investigação realizada para este relatório é possível perceber e compreender aspetos importantes a ter em conta no desenvolvimento das crianças através das histórias. É ainda possível perceber quais as competências orais que as crianças são capazes de adquirir através da mediação de histórias. Assim sendo, pretende-se através deste relatório refletir sobre as práticas e percecionar a importância das histórias no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Para que este desenvolvimento decorra com sucesso não podemos deixar de enfatizar a importância do papel do educador e da família neste processo, mas também realçar que a criança também tem um papel fulcral neste desenvolvimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-28T09:07:45Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36899 202734757 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36899 |
identifier_str_mv |
202734757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130034657558528 |