Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23127 |
Resumo: | Este relatório reflete a investigação realizada em contexto pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha do tema emergiu no decorrer da prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar e intitula-se “Literacia familiar: da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias”. O estudo empírico foi desenvolvido com um grupo de crianças de idade pré-escolar e os respetivos encarregados de educação, bem como com discentes de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB e os encarregados de educação dessa turma. O estudo pretendeu identificar, analisar e comparar as práticas e os hábitos de leitura de histórias das famílias de crianças do jardim de infância (JI) e do 1.º CEB; verificar como promovem hábitos de leitura aos filhos/educandos; e, ainda, conhecer a perspetiva das crianças acerca deste assunto e compará-la com as respostas dos seus encarregados de educação. A investigação é de natureza qualitativa, seguindo um tipo descritivo e incorporou os pressupostos da metodologia de inquérito, através da qual se analisou a problemática, planificou e implementou todo o processo de investigação. Assim, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados os inquéritos por questionário e por entrevista. Para analisar os dados obtidos recorreu-se a técnicas estatísticas relativas à estatística descritiva, pelo que são apresentados gráficos ao longo do relatório. A elaboração deste relatório permitiu constatar que a leitura de histórias em contexto familiar tem-se revelado uma prática fundamental, com inúmeras potencialidades para as crianças, devendo ser iniciada desde cedo. Os resultados evidenciam que os pais/encarregados de educação participantes têm consciência da importância de contar histórias aos filhos/educandos. |
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