Sentidos subjetivos da pedagogia de projetos para uma professora de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Marcello Paul
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, José Moysés
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8764
Resumo: Pouca atenção tem sido dada aos aspectos subjetivos do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a maneira como o professor conduz sua prática depende de configurações de sentidos subjetivos constituídos ao longo de sua história. Assim, apesar de suas diretrizes gerais, o trabalho com projetos apresentará diferentes ênfases, em função dos motivos que tem o docente para trabalhar com essa pedagogia. No presente estudo, a partir dos conceitos da Teoria da Subjetividade de González Rey, analisamos o relato das experiências de uma professora com a Pedagogia de Projetos, refletindo sobre como tais experiências se configuram subjetivamente para ela e o que a motiva a ensinar desta maneira. As informações analisadas foram obtidas através de entrevistas e conversas informais. A partir dos resultados, compreendemos que os sentidos subjetivos da professora relacionados ao trabalho com projetos, articulavam sua concepção de ensino e de ciências, suas experiências anteriores na pós-graduação e na gestão escolar, suas vivências e discussões curriculares com outros docentes da família, além da valorização de sua própria autonomia e da autonomia dos estudantes. Tais sentidos subjetivos, construídos pela professora em vários contextos, passaram a constituir a singularidade de sua motivação para trabalhar com projetos.
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