Sentidos subjetivos da pedagogia de projetos para uma professora de ciências
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8764 |
Resumo: | Pouca atenção tem sido dada aos aspectos subjetivos do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a maneira como o professor conduz sua prática depende de configurações de sentidos subjetivos constituídos ao longo de sua história. Assim, apesar de suas diretrizes gerais, o trabalho com projetos apresentará diferentes ênfases, em função dos motivos que tem o docente para trabalhar com essa pedagogia. No presente estudo, a partir dos conceitos da Teoria da Subjetividade de González Rey, analisamos o relato das experiências de uma professora com a Pedagogia de Projetos, refletindo sobre como tais experiências se configuram subjetivamente para ela e o que a motiva a ensinar desta maneira. As informações analisadas foram obtidas através de entrevistas e conversas informais. A partir dos resultados, compreendemos que os sentidos subjetivos da professora relacionados ao trabalho com projetos, articulavam sua concepção de ensino e de ciências, suas experiências anteriores na pós-graduação e na gestão escolar, suas vivências e discussões curriculares com outros docentes da família, além da valorização de sua própria autonomia e da autonomia dos estudantes. Tais sentidos subjetivos, construídos pela professora em vários contextos, passaram a constituir a singularidade de sua motivação para trabalhar com projetos. |
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Sentidos subjetivos da pedagogia de projetos para uma professora de ciênciasXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasPouca atenção tem sido dada aos aspectos subjetivos do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a maneira como o professor conduz sua prática depende de configurações de sentidos subjetivos constituídos ao longo de sua história. Assim, apesar de suas diretrizes gerais, o trabalho com projetos apresentará diferentes ênfases, em função dos motivos que tem o docente para trabalhar com essa pedagogia. No presente estudo, a partir dos conceitos da Teoria da Subjetividade de González Rey, analisamos o relato das experiências de uma professora com a Pedagogia de Projetos, refletindo sobre como tais experiências se configuram subjetivamente para ela e o que a motiva a ensinar desta maneira. As informações analisadas foram obtidas através de entrevistas e conversas informais. A partir dos resultados, compreendemos que os sentidos subjetivos da professora relacionados ao trabalho com projetos, articulavam sua concepção de ensino e de ciências, suas experiências anteriores na pós-graduação e na gestão escolar, suas vivências e discussões curriculares com outros docentes da família, além da valorização de sua própria autonomia e da autonomia dos estudantes. Tais sentidos subjetivos, construídos pela professora em vários contextos, passaram a constituir a singularidade de sua motivação para trabalhar com projetos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8764por1646-2335Casanova, Marcello PaulAlves, José Moysésinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.926305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Pouca atenção tem sido dada aos aspectos subjetivos do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a maneira como o professor conduz sua prática depende de configurações de sentidos subjetivos constituídos ao longo de sua história. Assim, apesar de suas diretrizes gerais, o trabalho com projetos apresentará diferentes ênfases, em função dos motivos que tem o docente para trabalhar com essa pedagogia. No presente estudo, a partir dos conceitos da Teoria da Subjetividade de González Rey, analisamos o relato das experiências de uma professora com a Pedagogia de Projetos, refletindo sobre como tais experiências se configuram subjetivamente para ela e o que a motiva a ensinar desta maneira. As informações analisadas foram obtidas através de entrevistas e conversas informais. A partir dos resultados, compreendemos que os sentidos subjetivos da professora relacionados ao trabalho com projetos, articulavam sua concepção de ensino e de ciências, suas experiências anteriores na pós-graduação e na gestão escolar, suas vivências e discussões curriculares com outros docentes da família, além da valorização de sua própria autonomia e da autonomia dos estudantes. Tais sentidos subjetivos, construídos pela professora em vários contextos, passaram a constituir a singularidade de sua motivação para trabalhar com projetos. |
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