Adoção de uma plataforma de e-Learning no ensino superior – O fator institucional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/26596 |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação (TIC) desempenham um papel central nas nossas vidas. A maioria dos processos que diariamente executamos passam por estes canais digitais. O espectro de aplicação destas tecnologias é infindável. A lógica de utilização subjacente às TIC está a impor-se aos modos tradicionais de organização da Sociedade. Em resultado, o desígnio de algumas Instituições está a enfraquecer face a esta demanda avassaladora. No caso especifico das instituições de Ensino Superior (IES), e em particular o Professor, estão a ser secundarizados nos processos de ensino-aprendizagem. O Aluno dispõe hoje de um número infindável de recursos e, por esse motivo, tem o poder de decidir quem ocupa o centro do seu universo de aprendizagem. As TIC podem servir de estímulo a processos de reinvenção da Instituição e do Professor. Neste contexto, as Plataformas de e-Learning assumem-se como uma tecnologia que pode atalhar e estimular essa viagem. Neste contexto, no segundo semestre do ano letivo 2010-11 teve inicio um projeto de implementação de uma Plataforma de e-Learning na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). O presente artigo representa um resumo desse Projeto, que terminou no final do 1º semestre do ano letivo 2012-13. Neste Projeto optou-se por adotar uma abordagem sistémica sobre o e-Learning e, nessa medida, observá-lo como um processo composto por quatro elementos: o Aluno, o Professor, a Instituição e a Tecnologia. Aqui procurar-se-á dar especial destaque ao papel da Instituição, na promoção de um contexto organizacional favorável a processos desta natureza. |
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