Criatividade e estratégias dos Youtubers para fidelizar durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pedro Manuel da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8073
Resumo: O advento da Internet potencializou o desenvolvimento do ciberespaço a ponto de criar redes sociais que hoje são usadas por pessoas de todo o mundo, como o YouTube. Dessa forma, os seus utilizadores conectam-se entre si por terem interesses, objetivos e valores em comum. Desde o surgimento da Covid-19, o mundo enfrentou um grande desafio e, ao mesmo tempo, as pessoas redescobriram formas de se comunicar à distância. As marcas precisaram ampliar a sua presença digital e adaptar os seus discursos, enquanto criadores de conteúdo, como os Youtubers, tornaram-se cada vez mais comuns na vida da sociedade. Neste sentido, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar as plataformas digitais, nomeadamente a plataforma YouTube, focando-se nos seus criadores e no modo como estes, na pandemia e subsequentemente durante o confinamento, cativaram os seus seguidores, mantendo-os entretidos e fixados no seu conteúdo. Deste modo, analisou-se o conteúdo de vários criadores na rede social YouTube, através de grelhas de análise e observação de gráficos, assim como as respostas de uma entrevista exemplificativa para perceber quais as estratégias de criatividade utilizadas e verificar os níveis de engagement do público. A partir dos resultados, identificou-se que o uso do humor é uma estratégia recorrente para viabilizar a comunicação perante os seus subscritores, bem como manter a consistência e a adaptação do conteúdo apresentado pelos Youtubers
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