Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Filipa Paulo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18534
Resumo: O presente relatório da prática de ensino Supervisionada aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto ao longo do ano letivo de 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro capítulo é feita uma caracterização da instituição e no segundo capítulo são relatadas todas as atividades desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo é descrito o projeto de investigação-ação realizado no Conservatório de Música do Porto, que visa estudar o uso da prática de escalas como ferramenta de otimização e correção de problemas técnicos da viola d’arco. É apresentado todo o processo realizado, uma análise dos resultados obtidos e a relevância para os alunos do ensino especializado da música. Para terminar, será realizada uma reflexão final.
id RCAP_759b173a9ba2d3152efea3070603af5e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do alunoPrática de escalasViolaEnsino especializado da músicaPráticas educativasEnsino da músicaPractice of scalesSpecialized music teachingEducational practicesMusic teachingO presente relatório da prática de ensino Supervisionada aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto ao longo do ano letivo de 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro capítulo é feita uma caracterização da instituição e no segundo capítulo são relatadas todas as atividades desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo é descrito o projeto de investigação-ação realizado no Conservatório de Música do Porto, que visa estudar o uso da prática de escalas como ferramenta de otimização e correção de problemas técnicos da viola d’arco. É apresentado todo o processo realizado, uma análise dos resultados obtidos e a relevância para os alunos do ensino especializado da música. Para terminar, será realizada uma reflexão final.This report of the Supervised teaching practice addresses the activities developed at the Conservatório de Música do Porto throughout the academic year of 2018/2019, within the scope of the Master's degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. In the first chapter a characterization of the institution is made and in the second chapter all the activities developed during the practice of supervised teaching are reported. The third chapter describes the research project carried out at the Conservatório de Música do Porto, which aims to study the use of the practice of scales as a tool for optimizing and correcting technical problems on the viola. The whole process is presented, an analysis of the results is made showing the relevance for students of specialized music teaching. At the end, a final reflection will be held.Alves, Jorge Miguel da CostaVeitch, HazelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBandeira, Filipa Paulo2021-09-24T09:31:28Z2021-07-292021-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18534TID:202758079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:30.782394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno
title Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno
spellingShingle Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno
Bandeira, Filipa Paulo
Prática de escalas
Viola
Ensino especializado da música
Práticas educativas
Ensino da música
Practice of scales
Specialized music teaching
Educational practices
Music teaching
title_short Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno
title_full Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno
title_fullStr Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno
title_full_unstemmed Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno
title_sort Otimização da prática de escalas como meio de aperfeiçoamento global do aluno
author Bandeira, Filipa Paulo
author_facet Bandeira, Filipa Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Jorge Miguel da Costa
Veitch, Hazel
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Filipa Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de escalas
Viola
Ensino especializado da música
Práticas educativas
Ensino da música
Practice of scales
Specialized music teaching
Educational practices
Music teaching
topic Prática de escalas
Viola
Ensino especializado da música
Práticas educativas
Ensino da música
Practice of scales
Specialized music teaching
Educational practices
Music teaching
description O presente relatório da prática de ensino Supervisionada aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto ao longo do ano letivo de 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro capítulo é feita uma caracterização da instituição e no segundo capítulo são relatadas todas as atividades desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo é descrito o projeto de investigação-ação realizado no Conservatório de Música do Porto, que visa estudar o uso da prática de escalas como ferramenta de otimização e correção de problemas técnicos da viola d’arco. É apresentado todo o processo realizado, uma análise dos resultados obtidos e a relevância para os alunos do ensino especializado da música. Para terminar, será realizada uma reflexão final.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24T09:31:28Z
2021-07-29
2021-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18534
TID:202758079
url http://hdl.handle.net/10400.22/18534
identifier_str_mv TID:202758079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474159468544