A otimização do estudo de escalas no violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11875
Resumo: O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo incide sobre a prática educativa e as aulas supervisionadas no Conservatório do Porto. O segundo capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido na Academia de Artes de Chaves, nomeadamente sobre a otimização do estudo de escalas, havendo sessões intensivas ao longo do ano letivo. As conclusões desta intervenção são de natureza quantitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de dois inquéritos de resposta fechada, de forma a analisar toda a evolução dos alunos ao longo do ano.
id RCAP_e71e39c5c4e8b638dec117d7449ce197
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A otimização do estudo de escalas no violinoEnsino da músicaOtimização do estudoPráticas de ensinoMusic educationScales practise optimizationTeaching practicesO presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo incide sobre a prática educativa e as aulas supervisionadas no Conservatório do Porto. O segundo capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido na Academia de Artes de Chaves, nomeadamente sobre a otimização do estudo de escalas, havendo sessões intensivas ao longo do ano letivo. As conclusões desta intervenção são de natureza quantitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de dois inquéritos de resposta fechada, de forma a analisar toda a evolução dos alunos ao longo do ano.The present report refers to the work developed in the internship taken during the for master course at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. It’s main objectice is to reflect on the educational practices, thus being divided in two chapters. The first chapter focuses on the observation and reflection on the context in which the supervised educational practice occurred in Conservatório de Música do Porto. The second chapter describes the intervention project in Academia de Artes de Chaves, about scales practice optimization, throught the year. The conclusions obtained from this quantitative research are presented in a case study format, with data collection through direct observation and two enquiries, in order to analyze the evolution of students throughout the year.Eufrázio, Marta Garcia TunesLidegran, SuzannaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Sara Cristina Oliveira2018-09-04T13:10:04Z2018-07-162018-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11875TID:201964864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:21.978076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A otimização do estudo de escalas no violino
title A otimização do estudo de escalas no violino
spellingShingle A otimização do estudo de escalas no violino
Silva, Sara Cristina Oliveira
Ensino da música
Otimização do estudo
Práticas de ensino
Music education
Scales practise optimization
Teaching practices
title_short A otimização do estudo de escalas no violino
title_full A otimização do estudo de escalas no violino
title_fullStr A otimização do estudo de escalas no violino
title_full_unstemmed A otimização do estudo de escalas no violino
title_sort A otimização do estudo de escalas no violino
author Silva, Sara Cristina Oliveira
author_facet Silva, Sara Cristina Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eufrázio, Marta Garcia Tunes
Lidegran, Suzanna
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sara Cristina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Otimização do estudo
Práticas de ensino
Music education
Scales practise optimization
Teaching practices
topic Ensino da música
Otimização do estudo
Práticas de ensino
Music education
Scales practise optimization
Teaching practices
description O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo incide sobre a prática educativa e as aulas supervisionadas no Conservatório do Porto. O segundo capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido na Academia de Artes de Chaves, nomeadamente sobre a otimização do estudo de escalas, havendo sessões intensivas ao longo do ano letivo. As conclusões desta intervenção são de natureza quantitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de dois inquéritos de resposta fechada, de forma a analisar toda a evolução dos alunos ao longo do ano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04T13:10:04Z
2018-07-16
2018-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11875
TID:201964864
url http://hdl.handle.net/10400.22/11875
identifier_str_mv TID:201964864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472611770368