Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Portugal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39474
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_0540b268d9cc151227e031ec04137c4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/39474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agoraEmoçõesTrabalho de projectoCidadania ambientalDinâmica de grupoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O crescente aumento da utilização de tecnologias em sala de aula é visível e discorre dos avanços experienciados pela sociedade ao longo do tempo. Nesta linha de pensamento, a componente social é muitas vezes descurada e desvalorizada quando pensamos no ensino atual das ciências. Por conseguinte, e no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia, pretendeu se perceber as alterações decorrentes nas aprendizagens, competências e emoções dos alunos, num projeto de cidadania ativa ambiental, com recurso à metodologia S IVAM (seleção do tema, investigação, visão, ação e mudança). Desta forma, o estudo decorreu na disciplina de Biologia e Geologia, numa turma de décimo ano da área de Ciências e Tecnologias, constituída por 28 alunos, de idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, dos quais 11 são rapazes e 17 são raparigas, todos de nacionalidade Portuguesa, com exceção de um aluno, de nacionalidade Brasileira. Nas aulas recorreu se a diversas estratégias, como o questionamento, desenvolvimento de trabalho de grupo, discussão orientada, dinâmica de grupo, explicação /exploração de conceitos e apresentações orais. Ao adotar diferentes estratégias pretendeu se, não só chegar ao maior número de alunos possível, como também, conseguir trabalhar e desenvolver diferentes competências, aprendizagens e emoções. Na recolha e análise dos dados foram utilizadas diferentes técnicas e instrumentos, que incluíram a observação e reflexão sobre as aulas, questionários, análise de documentos escritos e produzidos pelos alunos, bem como, reflexões escritas individuais e orientadas. No decorrer de toda a intervenção, os alunos demonstraram muito interesse pelas atividades propostas, participando sempre de forma espontânea e entusiasta. Como resultado da investigação, verificou se que os alunos alteraram as suas emoções perante a realização de um projeto de cidadania ativa ambiental, tendo ainda tido oportunidade de desenvolver competências como a liderança, trabalho de equipa e criatividade.The increasing use of technologies in the classroom is visible and discusses the advances experienced by society over time. In this line of thought, the social component is often neglected and devalued when we think of the current teaching of sciences. Therefore, and in the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Biology and Geology Teaching, it was intended to understand the changes in students' learning, competences and emotions, in a project of active environmental citizenship, using S IVAM methodology (theme selection, research, vision, action and change). Thus, the study was carried out in the Biology and Geology course, in a tenth year class, in the area of Science and Technology, with 28 students, of whom 11 are boys, 17 are girls, all Portuguese, with the exception of one student. nationality, ranging from 14 to 16 years of age. In the classroom, several strategies were used, such as questioning, group work, guided discussion, group dynamics, explanation / exploration of concepts, oral presentations. By adopting different strategies, it was intended not only to reach as many students as possible, but also to be able to work and develop different skills, learning and emotions. In the collection and analysis of data, different techniques and instruments were used, such as observation and reflection on classes, questionnaires, analysis of written and produced documents by students, as well as individual and guided written reflections. Throughout the intervention, the students were very interested in the activities proposed, always participating spontaneously and enthusiastically. As a result of this research, it was concluded that students modified their emotions towards the realization of an environmental active citizenship project, having also had the opportunity to develop skills such as leadership, teamwork and creativity.Faria, Cláudia, 1967-Domingos, Isabel Maria Madaleno, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Beatriz Portugal2019-09-12T10:09:42Z20192019-06-172019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39474TID:202300218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:22.438194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
title Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
spellingShingle Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
Santos, Beatriz Portugal
Emoções
Trabalho de projecto
Cidadania ambiental
Dinâmica de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
title_full Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
title_fullStr Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
title_full_unstemmed Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
title_sort Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
author Santos, Beatriz Portugal
author_facet Santos, Beatriz Portugal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Cláudia, 1967-
Domingos, Isabel Maria Madaleno, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Beatriz Portugal
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Trabalho de projecto
Cidadania ambiental
Dinâmica de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Emoções
Trabalho de projecto
Cidadania ambiental
Dinâmica de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T10:09:42Z
2019
2019-06-17
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/39474
TID:202300218
url http://hdl.handle.net/10451/39474
identifier_str_mv TID:202300218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134471565344768