The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/138503 |
Resumo: | Uma vez que a série Dorothy Must Die (2014-2017), de Danielle Paige, composta por vários romances e novelas, ainda é pouco estudada, decidiu-se adotá-la como objecto de investigação, contribuindo, assim, para a análise crítica dessas várias obras como um todo, que são classificadas como Young Adult Fiction, que, por sua vez, é um subgénero romanístico ainda pouco estudado, embora essa situação se esteja lentamente a inverter. Com base nos conceitos de Bildung (formação) dupla e contrastiva, Bildungsroman, auto- e hetero-caracterização, intertextualidade e Young Adult Fiction, serão analisados os percursos formativos da protagonista de The Wonderful Wizard of Oz (1907), criada por L. Frank Baum, e de Amy Gumm, na recente série literária Dorothy Must Die, de Danielle Paige, composta pelos seguintes volumes: Dorothy Must Die (2014); The Wicked Will Rise (2015); Yellow Brick Road (2016); The End of Oz (2017) e a série Dorothy Must Die Stories, composta por três volumes (2013-2017). Os referidos romances e prequel novellas serão estudados como narrativas de formação femininas, a partir da análise do percurso negativo da Bildungsheldin Dorothy, para o qual o título da dissertação (The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na série Dorothy Must Die (2014-2017), de Danielle Paige) remete. Serão analisadas ainda as funções e os percursos dos oponentes e proponentes das jovens oriundas do Texas, nomeadamente Dorothy Gale e Amy Gumm, bem como os espaços da Bildung e as personalidades e (as consequências das) ações de ambas as personagens. Curiosamente, como se irá demonstrar, a leitura das prequel novellas de Paige (No Place Like Oz; The Witch Must Burn; The Wizard Returns; Heart of Tin; The Straw King; Ruler of Beasts; Order of the Wicked; Dark Side of the Rainbow; The Queen of Oz) permite ao leitor preencher as lacunas deixadas propositadamente pelos romances iniciais da série literária, ocupando-se o presente estudo também do diálogo intertextual entre as várias obras de Paige entre si e destas com a obra de Baum, que revelam e exploram, em termos temáticos, a ambiguidade (moral) da natureza humana. |
id |
RCAP_75da436022187c3f5aa62630c9735100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/138503 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017)The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017), de Danielle PaigeIntertextualidadeYoung Adult FictionBildungBildungsromanDorothy GaleDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasUma vez que a série Dorothy Must Die (2014-2017), de Danielle Paige, composta por vários romances e novelas, ainda é pouco estudada, decidiu-se adotá-la como objecto de investigação, contribuindo, assim, para a análise crítica dessas várias obras como um todo, que são classificadas como Young Adult Fiction, que, por sua vez, é um subgénero romanístico ainda pouco estudado, embora essa situação se esteja lentamente a inverter. Com base nos conceitos de Bildung (formação) dupla e contrastiva, Bildungsroman, auto- e hetero-caracterização, intertextualidade e Young Adult Fiction, serão analisados os percursos formativos da protagonista de The Wonderful Wizard of Oz (1907), criada por L. Frank Baum, e de Amy Gumm, na recente série literária Dorothy Must Die, de Danielle Paige, composta pelos seguintes volumes: Dorothy Must Die (2014); The Wicked Will Rise (2015); Yellow Brick Road (2016); The End of Oz (2017) e a série Dorothy Must Die Stories, composta por três volumes (2013-2017). Os referidos romances e prequel novellas serão estudados como narrativas de formação femininas, a partir da análise do percurso negativo da Bildungsheldin Dorothy, para o qual o título da dissertação (The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na série Dorothy Must Die (2014-2017), de Danielle Paige) remete. Serão analisadas ainda as funções e os percursos dos oponentes e proponentes das jovens oriundas do Texas, nomeadamente Dorothy Gale e Amy Gumm, bem como os espaços da Bildung e as personalidades e (as consequências das) ações de ambas as personagens. Curiosamente, como se irá demonstrar, a leitura das prequel novellas de Paige (No Place Like Oz; The Witch Must Burn; The Wizard Returns; Heart of Tin; The Straw King; Ruler of Beasts; Order of the Wicked; Dark Side of the Rainbow; The Queen of Oz) permite ao leitor preencher as lacunas deixadas propositadamente pelos romances iniciais da série literária, ocupando-se o presente estudo também do diálogo intertextual entre as várias obras de Paige entre si e destas com a obra de Baum, que revelam e exploram, em termos temáticos, a ambiguidade (moral) da natureza humana.Puga, Rogério Miguel do Deserto Rodrigues deRUNLopes, Daniela Rita Madeira2022-05-24T14:21:22Z2022-04-042021-10-042022-04-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/138503TID:203004469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:15:43Zoai:run.unl.pt:10362/138503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:05.986830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017) The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017), de Danielle Paige |
title |
The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017) |
spellingShingle |
The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017) Lopes, Daniela Rita Madeira Intertextualidade Young Adult Fiction Bildung Bildungsroman Dorothy Gale Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017) |
title_full |
The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017) |
title_fullStr |
The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017) |
title_full_unstemmed |
The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017) |
title_sort |
The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na Série Dorothy Must Die (2014-2017) |
author |
Lopes, Daniela Rita Madeira |
author_facet |
Lopes, Daniela Rita Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Puga, Rogério Miguel do Deserto Rodrigues de RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Daniela Rita Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intertextualidade Young Adult Fiction Bildung Bildungsroman Dorothy Gale Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Intertextualidade Young Adult Fiction Bildung Bildungsroman Dorothy Gale Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Uma vez que a série Dorothy Must Die (2014-2017), de Danielle Paige, composta por vários romances e novelas, ainda é pouco estudada, decidiu-se adotá-la como objecto de investigação, contribuindo, assim, para a análise crítica dessas várias obras como um todo, que são classificadas como Young Adult Fiction, que, por sua vez, é um subgénero romanístico ainda pouco estudado, embora essa situação se esteja lentamente a inverter. Com base nos conceitos de Bildung (formação) dupla e contrastiva, Bildungsroman, auto- e hetero-caracterização, intertextualidade e Young Adult Fiction, serão analisados os percursos formativos da protagonista de The Wonderful Wizard of Oz (1907), criada por L. Frank Baum, e de Amy Gumm, na recente série literária Dorothy Must Die, de Danielle Paige, composta pelos seguintes volumes: Dorothy Must Die (2014); The Wicked Will Rise (2015); Yellow Brick Road (2016); The End of Oz (2017) e a série Dorothy Must Die Stories, composta por três volumes (2013-2017). Os referidos romances e prequel novellas serão estudados como narrativas de formação femininas, a partir da análise do percurso negativo da Bildungsheldin Dorothy, para o qual o título da dissertação (The Dark Side of Oz: A Bildung de Dorothy Gale na série Dorothy Must Die (2014-2017), de Danielle Paige) remete. Serão analisadas ainda as funções e os percursos dos oponentes e proponentes das jovens oriundas do Texas, nomeadamente Dorothy Gale e Amy Gumm, bem como os espaços da Bildung e as personalidades e (as consequências das) ações de ambas as personagens. Curiosamente, como se irá demonstrar, a leitura das prequel novellas de Paige (No Place Like Oz; The Witch Must Burn; The Wizard Returns; Heart of Tin; The Straw King; Ruler of Beasts; Order of the Wicked; Dark Side of the Rainbow; The Queen of Oz) permite ao leitor preencher as lacunas deixadas propositadamente pelos romances iniciais da série literária, ocupando-se o presente estudo também do diálogo intertextual entre as várias obras de Paige entre si e destas com a obra de Baum, que revelam e exploram, em termos temáticos, a ambiguidade (moral) da natureza humana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-04 2022-05-24T14:21:22Z 2022-04-04 2022-04-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/138503 TID:203004469 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/138503 |
identifier_str_mv |
TID:203004469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138090466410496 |