Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairos, Ana Filipa Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8539
Resumo: O presente relatório tem como tema a organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância. Representando um estudo subjetivo das realidades observadas em dois contextos distintos, pretende articular os fundamentos teóricos da investigação em educação com as vivências realizadas em creche e jardim-de-infância no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. De acordo com o paradigma interpretativo e tendo como metodologia a investigação-ação, o principal objetivo deste estudo foi a compreensão da importância pedagógica das rotinas, quer para as crianças, quer para o trabalho da equipa. Através dos dispositivos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como da minha própria interpretação relativamente às situações observadas e, maioritariamente, vividas, serão descritos interpretados os ambientes educativos, no que diz respeito à sua rotina, e as conceções da educadora cooperante do contexto de jardim-de-infância. Por fim serão tecidas algumas considerações gerais sobre a investigação e intervenção, dando enfase aos sentimentos vivenciados ao longo de todo o processo.
id RCAP_ea3f3725ce684481fe41b3b9ef60f0d6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infânciaconceções e práticas das educadorasRotinasOrganização do tempo no pré-escolarOrganização do tempo em crecheOrganização do tempo em jardim-de-infânciaEducação de infânciaInvestigação-açãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioRoutinesTime managment in preschoolTime management in nurseryTime management in kindergartenEarly childhood educationAction researchO presente relatório tem como tema a organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância. Representando um estudo subjetivo das realidades observadas em dois contextos distintos, pretende articular os fundamentos teóricos da investigação em educação com as vivências realizadas em creche e jardim-de-infância no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. De acordo com o paradigma interpretativo e tendo como metodologia a investigação-ação, o principal objetivo deste estudo foi a compreensão da importância pedagógica das rotinas, quer para as crianças, quer para o trabalho da equipa. Através dos dispositivos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como da minha própria interpretação relativamente às situações observadas e, maioritariamente, vividas, serão descritos interpretados os ambientes educativos, no que diz respeito à sua rotina, e as conceções da educadora cooperante do contexto de jardim-de-infância. Por fim serão tecidas algumas considerações gerais sobre a investigação e intervenção, dando enfase aos sentimentos vivenciados ao longo de todo o processo.The subject of this report is the organization of the rotines in the contexto of nursery school and kindergarten. Representing a subjective study of the realities observed in two diferente contexts, it intends to articulate the theoretical foundations of research in education with the lived experiences in nursery school and kindergarten within the scope of the Masters in Preschool Education. According to the interpretivist paradigm and having the action research as methodology, the aim of this study was to understand the pedagogical importance of routines, both for children and for the work of the team. Through the chosen devices and investigative procedures, as well as my own interpretation for the observed and, mostly, lived situations, educational environments will be described and interpreted regarding the routines and conceptions of the cooperative educator in the kindergarten context. Finally some general considerations will be made on the research and intervention, providing emphasis to the feelings experienced throughout the process.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoRepositório ComumBairos, Ana Filipa Oliveira2015-05-04T13:11:07Z2015-042015-052015-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8539TID:201683377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:27.397930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância
conceções e práticas das educadoras
title Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância
spellingShingle Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância
Bairos, Ana Filipa Oliveira
Rotinas
Organização do tempo no pré-escolar
Organização do tempo em creche
Organização do tempo em jardim-de-infância
Educação de infância
Investigação-ação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Routines
Time managment in preschool
Time management in nursery
Time management in kindergarten
Early childhood education
Action research
title_short Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância
title_full Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância
title_fullStr Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância
title_full_unstemmed Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância
title_sort Organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância
author Bairos, Ana Filipa Oliveira
author_facet Bairos, Ana Filipa Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairos, Ana Filipa Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Rotinas
Organização do tempo no pré-escolar
Organização do tempo em creche
Organização do tempo em jardim-de-infância
Educação de infância
Investigação-ação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Routines
Time managment in preschool
Time management in nursery
Time management in kindergarten
Early childhood education
Action research
topic Rotinas
Organização do tempo no pré-escolar
Organização do tempo em creche
Organização do tempo em jardim-de-infância
Educação de infância
Investigação-ação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Routines
Time managment in preschool
Time management in nursery
Time management in kindergarten
Early childhood education
Action research
description O presente relatório tem como tema a organização das rotinas em contexto de creche e jardim-de-infância. Representando um estudo subjetivo das realidades observadas em dois contextos distintos, pretende articular os fundamentos teóricos da investigação em educação com as vivências realizadas em creche e jardim-de-infância no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. De acordo com o paradigma interpretativo e tendo como metodologia a investigação-ação, o principal objetivo deste estudo foi a compreensão da importância pedagógica das rotinas, quer para as crianças, quer para o trabalho da equipa. Através dos dispositivos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como da minha própria interpretação relativamente às situações observadas e, maioritariamente, vividas, serão descritos interpretados os ambientes educativos, no que diz respeito à sua rotina, e as conceções da educadora cooperante do contexto de jardim-de-infância. Por fim serão tecidas algumas considerações gerais sobre a investigação e intervenção, dando enfase aos sentimentos vivenciados ao longo de todo o processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-04T13:11:07Z
2015-04
2015-05
2015-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8539
TID:201683377
url http://hdl.handle.net/10400.26/8539
identifier_str_mv TID:201683377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135331336847360