Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poças, Sara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves dos Santos, Júlio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30534
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor.
id RCAP_75e9a64af118dd29f6a124ba211aef37
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em AngolaEste artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor.Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa2023-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30534Cadernos de Estudos Africanos; N.º 39 (2020): Educação e Cooperação: Desafios de uma agenda global2182-74001645-3794reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30534https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30534/21863http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPoças, SaraGonçalves dos Santos, Júlio2023-12-04T17:15:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:10.447522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
spellingShingle Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
Poças, Sara
title_short Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title_full Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title_fullStr Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title_full_unstemmed Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title_sort Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
author Poças, Sara
author_facet Poças, Sara
Gonçalves dos Santos, Júlio
author_role author
author2 Gonçalves dos Santos, Júlio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poças, Sara
Gonçalves dos Santos, Júlio
description Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30534
url https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30534
https://revistas.rcaap.pt/cea/article/view/30534/21863
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Africanos; N.º 39 (2020): Educação e Cooperação: Desafios de uma agenda global
2182-7400
1645-3794
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136315163279360