Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Béco, Lizeta Martins
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20817
Resumo: Esta investigação tem como objectivo conhecer e identificar concepções e estratégias de procura de ajuda e apoio académicos. A amostra é constituída por vinte alunos do 9° ano de escolaridade de ambos os géneros que frequentam uma escola do distrito de Évora. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas semi-directivas áudio­gravadas. Os dados obtidos foram tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados revelam que a concepção de ajuda ao aprender em contexto escolar é vista como uma acção pessoal do aluno e como uma acção proveniente de outros. As situações em que o aluno considera necessitar mais de ajuda referem-se a situações de avaliação e de compreensão de conteúdos. A figura do Professor surge como a principal fonte de saber e de ajuda à qual o aluno recorre quando precisa de ajuda de âmbito escolar lato. Perante dificuldades nas aprendizagens académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a ajuda da família e, só no caso de não conseguirem solucionar a sua dificuldade, procuram a ajuda do professor. – ABSTRACT: The aim of this research is to know and identify conceptions and strategies of academic help and support. The sample is formed by 20 students of the 9th form, of both sexes, who attend a secondary school in the district of Évora. The data was obtained through semi-directed taped interviews and was quantitatively and qualitatively analysed. The results show that the conception of help to learn in the school context is seen as a student's personal action and as an action proceeding from others. The situations in which students feel that they need for more help refer to assessment and contents understanding. The teacher appears as the main source of knowledge and assistance to which the student tums to whenever in need of academic help. Facing difficulties in academic learning, students try to solve them mostly by themselves or with family help and only when they cannot surpass their difficulties, they ask for the teacher's help.
id RCAP_763156500e30213a5fcf4fa925ffd2a3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º anoConcepções de ajuda académicaEstratégias de aprendizagemEstratégias de procura de assitência socialAprendizagem auto-reguladaConception of academic helpLearning strategiesSocial assistance strategiesSelf-regulated learningEsta investigação tem como objectivo conhecer e identificar concepções e estratégias de procura de ajuda e apoio académicos. A amostra é constituída por vinte alunos do 9° ano de escolaridade de ambos os géneros que frequentam uma escola do distrito de Évora. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas semi-directivas áudio­gravadas. Os dados obtidos foram tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados revelam que a concepção de ajuda ao aprender em contexto escolar é vista como uma acção pessoal do aluno e como uma acção proveniente de outros. As situações em que o aluno considera necessitar mais de ajuda referem-se a situações de avaliação e de compreensão de conteúdos. A figura do Professor surge como a principal fonte de saber e de ajuda à qual o aluno recorre quando precisa de ajuda de âmbito escolar lato. Perante dificuldades nas aprendizagens académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a ajuda da família e, só no caso de não conseguirem solucionar a sua dificuldade, procuram a ajuda do professor. – ABSTRACT: The aim of this research is to know and identify conceptions and strategies of academic help and support. The sample is formed by 20 students of the 9th form, of both sexes, who attend a secondary school in the district of Évora. The data was obtained through semi-directed taped interviews and was quantitatively and qualitatively analysed. The results show that the conception of help to learn in the school context is seen as a student's personal action and as an action proceeding from others. The situations in which students feel that they need for more help refer to assessment and contents understanding. The teacher appears as the main source of knowledge and assistance to which the student tums to whenever in need of academic help. Facing difficulties in academic learning, students try to solve them mostly by themselves or with family help and only when they cannot surpass their difficulties, they ask for the teacher's help.Universidade de Évora2017-03-13T11:41:53Z2017-03-132009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20817http://hdl.handle.net/10174/20817porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Béco, Lizeta Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:12.180825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
title Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
spellingShingle Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
Béco, Lizeta Martins
Concepções de ajuda académica
Estratégias de aprendizagem
Estratégias de procura de assitência social
Aprendizagem auto-regulada
Conception of academic help
Learning strategies
Social assistance strategies
Self-regulated learning
title_short Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
title_full Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
title_fullStr Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
title_full_unstemmed Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
title_sort Concepções e estratégias de ajuda e apoio académicos em alunos de 9º ano
author Béco, Lizeta Martins
author_facet Béco, Lizeta Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Béco, Lizeta Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de ajuda académica
Estratégias de aprendizagem
Estratégias de procura de assitência social
Aprendizagem auto-regulada
Conception of academic help
Learning strategies
Social assistance strategies
Self-regulated learning
topic Concepções de ajuda académica
Estratégias de aprendizagem
Estratégias de procura de assitência social
Aprendizagem auto-regulada
Conception of academic help
Learning strategies
Social assistance strategies
Self-regulated learning
description Esta investigação tem como objectivo conhecer e identificar concepções e estratégias de procura de ajuda e apoio académicos. A amostra é constituída por vinte alunos do 9° ano de escolaridade de ambos os géneros que frequentam uma escola do distrito de Évora. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas semi-directivas áudio­gravadas. Os dados obtidos foram tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados revelam que a concepção de ajuda ao aprender em contexto escolar é vista como uma acção pessoal do aluno e como uma acção proveniente de outros. As situações em que o aluno considera necessitar mais de ajuda referem-se a situações de avaliação e de compreensão de conteúdos. A figura do Professor surge como a principal fonte de saber e de ajuda à qual o aluno recorre quando precisa de ajuda de âmbito escolar lato. Perante dificuldades nas aprendizagens académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a ajuda da família e, só no caso de não conseguirem solucionar a sua dificuldade, procuram a ajuda do professor. – ABSTRACT: The aim of this research is to know and identify conceptions and strategies of academic help and support. The sample is formed by 20 students of the 9th form, of both sexes, who attend a secondary school in the district of Évora. The data was obtained through semi-directed taped interviews and was quantitatively and qualitatively analysed. The results show that the conception of help to learn in the school context is seen as a student's personal action and as an action proceeding from others. The situations in which students feel that they need for more help refer to assessment and contents understanding. The teacher appears as the main source of knowledge and assistance to which the student tums to whenever in need of academic help. Facing difficulties in academic learning, students try to solve them mostly by themselves or with family help and only when they cannot surpass their difficulties, they ask for the teacher's help.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2017-03-13T11:41:53Z
2017-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20817
http://hdl.handle.net/10174/20817
url http://hdl.handle.net/10174/20817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136604035481600