A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Rute Alexandra Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15377
Resumo: O presente estudo de investigação, conduzido no contexto de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo identificar as características das organizações aprendentes num agrupamento de escolas públicas, bem como analisar a forma como essa instituição promove e gere sua aprendizagem. Além disso, pretende-se contribuir para um maior entendimento e esclarecimento do conceito de escola como comunidade aprendente. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Diversos dados foram colecionados através de entrevistas, focus groups e análise documental de materiais de referência do agrupamento. Este estudo foi desenvolvido em duas fases: a primeira consistiu no enquadramento teórico da temática, justificando o estudo e contribuindo para a definição do conceito de escola aprendente, abordando também o clima e a cultura organizacional, a comunicação e o papel das lideranças nesse contexto. A segunda fase abrangeu a análise empírica dos dados coletados, com o objetivo de produzir conclusões. Os resultados obtidos sugerem que o agrupamento investigado possui características que podem ser consideradas de uma organização aprendente. No entanto, também evidenciam a necessidade de desenvolver uma cultura de aprendizagem mais sólida e sistemática no ambiente escolar, visando alcançar a excelência educacional. Esta pesquisa contribui para a compreensão dos desafios e potencialidades das escolas enquanto organizações aprendentes, fornecendo orientações para gestores e educadores no sentido de fortalecer a aprendizagem organizacional e, consequentemente, proporcionar uma educação de qualidade aos alunos.
id RCAP_7634f5157a86ace4402604133eb0e499
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, LagosOrganizações aprendentesAprendizagem organizacionalClima organizacionalCultura organizacionalComunicaçãoLiderançaLearning organizationsOrganizational learningOrganizational climate and cultureCommunicationLeadershipsODS::04:Educação de QualidadeO presente estudo de investigação, conduzido no contexto de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo identificar as características das organizações aprendentes num agrupamento de escolas públicas, bem como analisar a forma como essa instituição promove e gere sua aprendizagem. Além disso, pretende-se contribuir para um maior entendimento e esclarecimento do conceito de escola como comunidade aprendente. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Diversos dados foram colecionados através de entrevistas, focus groups e análise documental de materiais de referência do agrupamento. Este estudo foi desenvolvido em duas fases: a primeira consistiu no enquadramento teórico da temática, justificando o estudo e contribuindo para a definição do conceito de escola aprendente, abordando também o clima e a cultura organizacional, a comunicação e o papel das lideranças nesse contexto. A segunda fase abrangeu a análise empírica dos dados coletados, com o objetivo de produzir conclusões. Os resultados obtidos sugerem que o agrupamento investigado possui características que podem ser consideradas de uma organização aprendente. No entanto, também evidenciam a necessidade de desenvolver uma cultura de aprendizagem mais sólida e sistemática no ambiente escolar, visando alcançar a excelência educacional. Esta pesquisa contribui para a compreensão dos desafios e potencialidades das escolas enquanto organizações aprendentes, fornecendo orientações para gestores e educadores no sentido de fortalecer a aprendizagem organizacional e, consequentemente, proporcionar uma educação de qualidade aos alunos.The present research study, conducted within the context of a master's dissertation, aims to identify the characteristics of learning organizations in a cluster of public schools, as well as to analyze how this institution promotes and manages its learning processes. Additionally, it seeks to contribute to a better understanding and clarification of the concept of schools as learning communities. To achieve the proposed objectives, an exploratory case study was carried out, employing a qualitative approach. Various data were collected through interviews, focus groups, and document analysis of reference materials from the school cluster. This study was divided into two phases: the first involved the theoretical framework of the topic, justifying the study and contributing to the definition of the concept of a learning school. It also addressed the topics of organizational climate and culture, communication, and the role of leadership within this context. The second phase included the empirical analysis of the collected data, aiming to produce conclusions. The results obtained suggest that the investigated school cluster possesses characteristics that can be considered those of a learning organization. However, they also highlight the need to develop a stronger and more systematic culture of learning within the school environment, with the ultimate goal of achieving educational excellence. This research contributes to the understanding of the challenges and potentialities of schools as learning organizations, providing guidance for managers and educators to strengthen organizational learning and, consequently, deliver a high-quality education to students.Goulão, FátimaRepositório AbertoDomingos, Rute Alexandra Campos2024-01-10T14:54:34Z2023-12-132024-01-102023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15377TID:203468058porDomingos, Rute Alexandra Campos - A escola como organização aprendente [Em linha]: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos. [S.l.]: [s.n.], 2023. 129 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:49:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:31.147317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
title A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
spellingShingle A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
Domingos, Rute Alexandra Campos
Organizações aprendentes
Aprendizagem organizacional
Clima organizacional
Cultura organizacional
Comunicação
Liderança
Learning organizations
Organizational learning
Organizational climate and culture
Communication
Leaderships
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
title_full A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
title_fullStr A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
title_full_unstemmed A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
title_sort A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
author Domingos, Rute Alexandra Campos
author_facet Domingos, Rute Alexandra Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goulão, Fátima
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Rute Alexandra Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações aprendentes
Aprendizagem organizacional
Clima organizacional
Cultura organizacional
Comunicação
Liderança
Learning organizations
Organizational learning
Organizational climate and culture
Communication
Leaderships
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Organizações aprendentes
Aprendizagem organizacional
Clima organizacional
Cultura organizacional
Comunicação
Liderança
Learning organizations
Organizational learning
Organizational climate and culture
Communication
Leaderships
ODS::04:Educação de Qualidade
description O presente estudo de investigação, conduzido no contexto de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo identificar as características das organizações aprendentes num agrupamento de escolas públicas, bem como analisar a forma como essa instituição promove e gere sua aprendizagem. Além disso, pretende-se contribuir para um maior entendimento e esclarecimento do conceito de escola como comunidade aprendente. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Diversos dados foram colecionados através de entrevistas, focus groups e análise documental de materiais de referência do agrupamento. Este estudo foi desenvolvido em duas fases: a primeira consistiu no enquadramento teórico da temática, justificando o estudo e contribuindo para a definição do conceito de escola aprendente, abordando também o clima e a cultura organizacional, a comunicação e o papel das lideranças nesse contexto. A segunda fase abrangeu a análise empírica dos dados coletados, com o objetivo de produzir conclusões. Os resultados obtidos sugerem que o agrupamento investigado possui características que podem ser consideradas de uma organização aprendente. No entanto, também evidenciam a necessidade de desenvolver uma cultura de aprendizagem mais sólida e sistemática no ambiente escolar, visando alcançar a excelência educacional. Esta pesquisa contribui para a compreensão dos desafios e potencialidades das escolas enquanto organizações aprendentes, fornecendo orientações para gestores e educadores no sentido de fortalecer a aprendizagem organizacional e, consequentemente, proporcionar uma educação de qualidade aos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
2023-12-13T00:00:00Z
2024-01-10T14:54:34Z
2024-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15377
TID:203468058
url http://hdl.handle.net/10400.2/15377
identifier_str_mv TID:203468058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Domingos, Rute Alexandra Campos - A escola como organização aprendente [Em linha]: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos. [S.l.]: [s.n.], 2023. 129 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136894436507648