A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1625 |
Resumo: | É notória a importância do empreendedorismo e da inovação na comunidade académica, assumindose como de aplicação global e ligado à criação de riqueza, independência e realização pessoal. Contudo, as interpretações em seu redor continuam fragmentadas, não se verificando uma definição unívoca em torno dos seus conceitos. Sendo o turismo um dos sectores económicos cujo grau de envolvimento é necessário para o seu sucesso, a diversificação de produtos e serviços turísticos torna-se uma exigência capaz de conduzir ao aumento da procura de novos tipos de necessidades em turismo incluindo oportunidades para um turismo mais sustentável. À semelhança de outros sectores emergentes numa economia moderna, o turismo é uma indústria dinâmica e em constante mudança. Desta feita, o empreendedorismo e a inovação assumem-se como fatores críticos no seu desenvolvimento, tanto a nível global como regional. O trabalho de reflexão, aqui proposto, reúne e sistematiza os alguns dos principais aspetos inerentes ao empreendedorismo e processo de criação. Pretende-se, deste modo, proporcionar uma melhor compreensão no que concerne à essência do empreendedorismo e oricessi de criação numa ótica de destinos em turismo. De índole conceptual, o presente estudo pretende evidenciar algumas implicações numa perspetiva turística, bem como apresentado o modelo conceptual da natureza dinâmica do Triggering Process e inovação. Numa perspectiva interdisciplinar, este estudo visa compreender a dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos, propondo a aplicação empírica do modelo conceptual ilustrativo da natureza dinâmica do Triggering Process em contextos específicos de turismo (e.g. turismo de negócios, turismo de natureza, city breaks). Com recurso a modelos de equações estruturais, espera-se que o estudo permita testar a teoria de ordem causal entre o conjunto de variáveis a propor. No final, procede-se a uma reflexão sobre o tema com a explicitação do modelo a aplicar numa ótica de turismo segmentado, discutindo-se linhas de investigação futura. |
id |
RCAP_76408a8761a7b940d79f3dc4e6b50898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1625 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticosDynamic differentiation and the creative process in tourism management destinationsDiferenciaçãoEmpreendedorismoProcesso de CriaçãoInovaçãoÉ notória a importância do empreendedorismo e da inovação na comunidade académica, assumindose como de aplicação global e ligado à criação de riqueza, independência e realização pessoal. Contudo, as interpretações em seu redor continuam fragmentadas, não se verificando uma definição unívoca em torno dos seus conceitos. Sendo o turismo um dos sectores económicos cujo grau de envolvimento é necessário para o seu sucesso, a diversificação de produtos e serviços turísticos torna-se uma exigência capaz de conduzir ao aumento da procura de novos tipos de necessidades em turismo incluindo oportunidades para um turismo mais sustentável. À semelhança de outros sectores emergentes numa economia moderna, o turismo é uma indústria dinâmica e em constante mudança. Desta feita, o empreendedorismo e a inovação assumem-se como fatores críticos no seu desenvolvimento, tanto a nível global como regional. O trabalho de reflexão, aqui proposto, reúne e sistematiza os alguns dos principais aspetos inerentes ao empreendedorismo e processo de criação. Pretende-se, deste modo, proporcionar uma melhor compreensão no que concerne à essência do empreendedorismo e oricessi de criação numa ótica de destinos em turismo. De índole conceptual, o presente estudo pretende evidenciar algumas implicações numa perspetiva turística, bem como apresentado o modelo conceptual da natureza dinâmica do Triggering Process e inovação. Numa perspectiva interdisciplinar, este estudo visa compreender a dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos, propondo a aplicação empírica do modelo conceptual ilustrativo da natureza dinâmica do Triggering Process em contextos específicos de turismo (e.g. turismo de negócios, turismo de natureza, city breaks). Com recurso a modelos de equações estruturais, espera-se que o estudo permita testar a teoria de ordem causal entre o conjunto de variáveis a propor. No final, procede-se a uma reflexão sobre o tema com a explicitação do modelo a aplicar numa ótica de turismo segmentado, discutindo-se linhas de investigação futura.Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo2019-02-26T12:05:53Z2019-02-26T12:05:53Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1625oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1625porSousa, B. (2016). Dynamic differentiation and the creative process in tourism management destinations, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo – RBTur, 10(1), pp. 3-17, jan./abr. 2015, São Paulo, e-ISSN 1982-6125.http://hdl.handle.net/11110/1625Sousa, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:05Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:01.618639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos Dynamic differentiation and the creative process in tourism management destinations |
title |
A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos |
spellingShingle |
A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos Sousa, Bruno Diferenciação Empreendedorismo Processo de Criação Inovação |
title_short |
A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos |
title_full |
A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos |
title_fullStr |
A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos |
title_full_unstemmed |
A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos |
title_sort |
A dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos |
author |
Sousa, Bruno |
author_facet |
Sousa, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferenciação Empreendedorismo Processo de Criação Inovação |
topic |
Diferenciação Empreendedorismo Processo de Criação Inovação |
description |
É notória a importância do empreendedorismo e da inovação na comunidade académica, assumindose como de aplicação global e ligado à criação de riqueza, independência e realização pessoal. Contudo, as interpretações em seu redor continuam fragmentadas, não se verificando uma definição unívoca em torno dos seus conceitos. Sendo o turismo um dos sectores económicos cujo grau de envolvimento é necessário para o seu sucesso, a diversificação de produtos e serviços turísticos torna-se uma exigência capaz de conduzir ao aumento da procura de novos tipos de necessidades em turismo incluindo oportunidades para um turismo mais sustentável. À semelhança de outros sectores emergentes numa economia moderna, o turismo é uma indústria dinâmica e em constante mudança. Desta feita, o empreendedorismo e a inovação assumem-se como fatores críticos no seu desenvolvimento, tanto a nível global como regional. O trabalho de reflexão, aqui proposto, reúne e sistematiza os alguns dos principais aspetos inerentes ao empreendedorismo e processo de criação. Pretende-se, deste modo, proporcionar uma melhor compreensão no que concerne à essência do empreendedorismo e oricessi de criação numa ótica de destinos em turismo. De índole conceptual, o presente estudo pretende evidenciar algumas implicações numa perspetiva turística, bem como apresentado o modelo conceptual da natureza dinâmica do Triggering Process e inovação. Numa perspectiva interdisciplinar, este estudo visa compreender a dinâmica diferenciadora e o processo de criação na gestão de destinos turísticos, propondo a aplicação empírica do modelo conceptual ilustrativo da natureza dinâmica do Triggering Process em contextos específicos de turismo (e.g. turismo de negócios, turismo de natureza, city breaks). Com recurso a modelos de equações estruturais, espera-se que o estudo permita testar a teoria de ordem causal entre o conjunto de variáveis a propor. No final, procede-se a uma reflexão sobre o tema com a explicitação do modelo a aplicar numa ótica de turismo segmentado, discutindo-se linhas de investigação futura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2019-02-26T12:05:53Z 2019-02-26T12:05:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1625 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1625 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1625 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, B. (2016). Dynamic differentiation and the creative process in tourism management destinations, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo – RBTur, 10(1), pp. 3-17, jan./abr. 2015, São Paulo, e-ISSN 1982-6125. http://hdl.handle.net/11110/1625 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129890639839232 |