Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Joana R.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34393
Resumo: Apoiado na literatura que destaca a necessidade de instrumentos de avaliação específicos das competências mnésicas para despiste de problemas de aprendizagem, o presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho na memória auditiva-verbal de alunos portugueses com diferentes rendimentos escolares. A amostra é composta por 153 estudantes do 7.º ano de escolaridade com idades entre 12 e 14 anos (M=12,43; DP=0,63). O desempenho da memória foi avaliado pelo teste de memória de histórias pertencente à Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC; Simões et al., 2008). O rendimento académico das crianças foi obtido através das pautas de avaliação lançadas pelos Professores. Os principais resultados deste estudo mostraram que: (i) bons desempenhos na memória auditiva-verbal estão significativamente associados ao sucesso escolar; (ii) melhores desempenhos na evocação imediata de histórias do que na diferida. As conclusões evidenciam a importância da avaliação neuropsicológica em contexto escolar por forma a superar a falta de ferramentas de diagnóstico.
id RCAP_769df4c07124d210f5c62f2ce8553306
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicosAuditory-verbal memory in children with different academic achievementsAvaliação neuropsicológicaMemória auditiva-verbalResultados escolaresCriançasNeuropsychological assessmentAuditory-verbal memoryAcademic performanceChildrenApoiado na literatura que destaca a necessidade de instrumentos de avaliação específicos das competências mnésicas para despiste de problemas de aprendizagem, o presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho na memória auditiva-verbal de alunos portugueses com diferentes rendimentos escolares. A amostra é composta por 153 estudantes do 7.º ano de escolaridade com idades entre 12 e 14 anos (M=12,43; DP=0,63). O desempenho da memória foi avaliado pelo teste de memória de histórias pertencente à Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC; Simões et al., 2008). O rendimento académico das crianças foi obtido através das pautas de avaliação lançadas pelos Professores. Os principais resultados deste estudo mostraram que: (i) bons desempenhos na memória auditiva-verbal estão significativamente associados ao sucesso escolar; (ii) melhores desempenhos na evocação imediata de histórias do que na diferida. As conclusões evidenciam a importância da avaliação neuropsicológica em contexto escolar por forma a superar a falta de ferramentas de diagnóstico.Supported in the literature that highlights the need of memory assessment to screening learning difficulties, the aim of this study is to analyse the auditory verbal memory of students with different academic performance. The used sample was composed by 153 Portuguese students with ages between 12 and 14 years old (AVG= 12.43; SD=.63). The memory performance was evaluated by the narrative memory tasks, one of the tests of Coimbra’s Neuropsychological Assessment Battery (BANC; Simões et al., 2008). The children’s academic performances were evaluated by the Teacher’s Report. The main results showed that: (i) good auditory-verbal memory performance was associated with academic success at school; (ii) better performers in the immediate recall of stories than in the deferred. These results are discussed in terms of the need to increase the use of neuropsychological tools in the Portuguese school context to overcome the lack of diagnostic tools.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRato, Joana R.Ferreira, Jorge2021-08-03T10:29:25Z2016-01-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34393por1647-055910.34632/cadernosdesaude.2016.2855info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:52.542824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos
Auditory-verbal memory in children with different academic achievements
title Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos
spellingShingle Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos
Rato, Joana R.
Avaliação neuropsicológica
Memória auditiva-verbal
Resultados escolares
Crianças
Neuropsychological assessment
Auditory-verbal memory
Academic performance
Children
title_short Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos
title_full Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos
title_fullStr Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos
title_full_unstemmed Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos
title_sort Memória auditiva-verbal de alunos do 7.º ano com diferentes rendimentos académicos
author Rato, Joana R.
author_facet Rato, Joana R.
Ferreira, Jorge
author_role author
author2 Ferreira, Jorge
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Joana R.
Ferreira, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação neuropsicológica
Memória auditiva-verbal
Resultados escolares
Crianças
Neuropsychological assessment
Auditory-verbal memory
Academic performance
Children
topic Avaliação neuropsicológica
Memória auditiva-verbal
Resultados escolares
Crianças
Neuropsychological assessment
Auditory-verbal memory
Academic performance
Children
description Apoiado na literatura que destaca a necessidade de instrumentos de avaliação específicos das competências mnésicas para despiste de problemas de aprendizagem, o presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho na memória auditiva-verbal de alunos portugueses com diferentes rendimentos escolares. A amostra é composta por 153 estudantes do 7.º ano de escolaridade com idades entre 12 e 14 anos (M=12,43; DP=0,63). O desempenho da memória foi avaliado pelo teste de memória de histórias pertencente à Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC; Simões et al., 2008). O rendimento académico das crianças foi obtido através das pautas de avaliação lançadas pelos Professores. Os principais resultados deste estudo mostraram que: (i) bons desempenhos na memória auditiva-verbal estão significativamente associados ao sucesso escolar; (ii) melhores desempenhos na evocação imediata de histórias do que na diferida. As conclusões evidenciam a importância da avaliação neuropsicológica em contexto escolar por forma a superar a falta de ferramentas de diagnóstico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
2016-01-01T00:00:00Z
2021-08-03T10:29:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34393
url http://hdl.handle.net/10400.14/34393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-0559
10.34632/cadernosdesaude.2016.2855
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131996582051840