Humanos virtuais em ambientes de treino de competências sociais na área da saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/20410 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015 |
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Humanos virtuais em ambientes de treino de competências sociais na área da saúdeHumanos virtuaisInteração com humanos virtuaisPacientes virtuaisCompetências de comunicação em saúdeRealidade virtualTrabalhos de projecto de mestrado - 2015Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015As competências sociais, em particular as que dizem respeito à comunicação humana, são significativamente importantes para a maioria das atividades profissionais, mas são especialmente relevantes em profissões relacionadas com as ciências da saúde, como a Enfermagem, a Medicina e as Ciências Farmacêuticas. Nestas áreas, a precisão e eficiência com que ocorrem os fluxos de informação são determinantes para a intervenção em saúde, evitando, por exemplo, o erro e as suas consequências na pessoa doente. Assim, os profissionais que trabalham nestas áreas têm que ser treinados para interpretar os sinais de comunicação que os seus interlocutores expressam verbalmente e através da linguagem corporal, de forma a darem uma resposta correta e adequada quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista humanístico. A comunicação entre profissionais e doentes tem um claro impacto no tratamento e cura, mesmo nas situações mais simples como, por exemplo, na automedicação. O trabalho descrito nesta tese consistiu na conceção e implementação de uma ferramenta para usar em contextos de ensino em Ciências Farmacêuticas. Em particular, recriam-se situações de automedicação em farmácia comunitária, isto é, situações em que um doente se dirige a uma farmácia para solicitar um medicamento sem receita médica. A solução implementada engloba: I.! Uma aplicação interativa com humanos virtuais falantes que desempenham o papel de doentes. A aplicação suporta dois modos de funcionamento, um de treino e outro de avaliação. II.! Uma aplicação de backoffice que apoia o trabalho do professor e que lhe permite facilmente incorporar conteúdos e definir novas situações de automedicação. Para o desenvolvimento deste projeto, foi-nos gentilmente disponibilizado o pacote de voz masculina em português pela Microsoft. Este projeto foi acompanhado por especialistas na área de Comunicação na Saúde.Social skills, mainly the ones related with human communication, are very important for most professional activities; however, they are truly indispensable for jobs concerning health sciences, such as Nursing, Medicine and Pharmaceutical Sciences. In these areas, precision and efficiency of information flows are key for the professionals’ interventions, thus avoiding mistakes and their consequences for the patients. Therefore, the professionals of these fields must be trained on interpreting communication signals the patients might express both verbally and through body language, in order to answer properly from a technical and humanistic points of view. The communication between professionals and patients has a clear impact on treatment, even in the simplest situation, as for example, self-medication The work present in this thesis consists on the conception and implementation of a tool to be used on Pharmaceutical Sciences training. It recreates self-medication scenarios in a pharmacy, i.e., a patient that goes to a pharmacy in order to buy a drug for which he does not have a prescription. The implemented solution encompasses: I.! An interactive application with talkative virtual humans that play the role of the patients. This application supports two modes, one for training and other for evaluation purposes. II.! A backoffice application that offers support for the teacher’s work and allows him to easily introduce contents and define new scenarios. For the development of this project, Microsoft gently provided us with the male voice package in Portuguese. This project was followed by experts in the field of Health Communication.Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-Repositório da Universidade de LisboaPinto, Vítor Manuel Gonçalves2015-11-09T14:52:13Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20410TID:201367491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:26.309659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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