O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, André da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11960
Resumo: O presente trabalho propõe avaliar o impacto da implementação de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da Trompete. Após uma análise da literatura e da observação no terreno, resultou a hipótese de utilização de uma sebenta, que acabou por ser aplicada numa experiência com os alunos, num período letivo. Com a análise dos estudos implementados e discutidos, e através das respostas dadas no questionário dos professores de Trompete, criou-se o esboço da sebenta, a qual os alunos utilizaram ao longo de um período letivo. A sebenta foca as cinco áreas específicas da aprendizagem da Trompete: o som, a flexibilidade, o registo, a técnica e a articulação. Com a implementação da sebenta, verificou-se uma melhor organização do estudo da Trompete, e consequentemente, uma melhoria dos seus resultados performativos, por parte dos alunos.
id RCAP_7728dd8d3772f4677badb51e48cc096c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/11960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompeteEducação musical - Teses de mestradoTécnicas pedagógicasMúsica para trompetePlanos de estudoTrompete - AprendizagemEstratégias de aprendizagem - SebentasO presente trabalho propõe avaliar o impacto da implementação de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da Trompete. Após uma análise da literatura e da observação no terreno, resultou a hipótese de utilização de uma sebenta, que acabou por ser aplicada numa experiência com os alunos, num período letivo. Com a análise dos estudos implementados e discutidos, e através das respostas dadas no questionário dos professores de Trompete, criou-se o esboço da sebenta, a qual os alunos utilizaram ao longo de um período letivo. A sebenta foca as cinco áreas específicas da aprendizagem da Trompete: o som, a flexibilidade, o registo, a técnica e a articulação. Com a implementação da sebenta, verificou-se uma melhor organização do estudo da Trompete, e consequentemente, uma melhoria dos seus resultados performativos, por parte dos alunos.This study proposes to evaluate the impact of implementing a notebook as a educational tool in the study of the Trumpet. After a review of literature and field observation, resulting the possibility of using a notebook, which turn out to be applied in an experiment with students in a semester. With the analysis of the studies discussed and implemented, and through the answers given in the questionnaire teachers Trumpet, created the outline of notebook, used over a semester. The notebook focuses on five particular areas of learning Trumpet, like the sound, flexibility, register, technique and articulation. With the implementation of notebook, there was a better organization of the Trumpet study, and consequently, an improvement in its performatives results, by students.Universidade de Aveiro2014-03-14T15:18:39Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11960porRibeiro, André da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:38Zoai:ria.ua.pt:10773/11960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:14.341732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete
title O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete
spellingShingle O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete
Ribeiro, André da Silva
Educação musical - Teses de mestrado
Técnicas pedagógicas
Música para trompete
Planos de estudo
Trompete - Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem - Sebentas
title_short O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete
title_full O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete
title_fullStr O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete
title_full_unstemmed O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete
title_sort O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete
author Ribeiro, André da Silva
author_facet Ribeiro, André da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical - Teses de mestrado
Técnicas pedagógicas
Música para trompete
Planos de estudo
Trompete - Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem - Sebentas
topic Educação musical - Teses de mestrado
Técnicas pedagógicas
Música para trompete
Planos de estudo
Trompete - Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem - Sebentas
description O presente trabalho propõe avaliar o impacto da implementação de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da Trompete. Após uma análise da literatura e da observação no terreno, resultou a hipótese de utilização de uma sebenta, que acabou por ser aplicada numa experiência com os alunos, num período letivo. Com a análise dos estudos implementados e discutidos, e através das respostas dadas no questionário dos professores de Trompete, criou-se o esboço da sebenta, a qual os alunos utilizaram ao longo de um período letivo. A sebenta foca as cinco áreas específicas da aprendizagem da Trompete: o som, a flexibilidade, o registo, a técnica e a articulação. Com a implementação da sebenta, verificou-se uma melhor organização do estudo da Trompete, e consequentemente, uma melhoria dos seus resultados performativos, por parte dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-03-14T15:18:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/11960
url http://hdl.handle.net/10773/11960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137533760634880