Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria Fernanda de Bastos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1203
Resumo: Relatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_7733313aaffd8c3702f3ec59d555285d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágioEspaços não formais de educaçãoSimetriaGeometriaMedidaRelatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada, integrada no 1º semestre do 2º ano, do 2º ciclo de estudos, Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O período de estágio apresenta-se efectivamente como uma oportunidade fulcral para o desenvolvimento e experimentação de métodos, técnicas e estratégias que põem muitas vezes em questão concepções e preconceitos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, levando-nos à necessidade de analisar, interpretar e reflectir sobre situações e ocorrências factuais. De acordo com os princípios orientadores da acção pedagógica no 1º Ciclo (ME-DEB, 2001, p.23) o desenvolvimento da educação escolar deve, neste ciclo, promover nos alunos aprendizagens activas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Tendo por base as finalidades fundamentais do ensino da matemática (Ponte et al, 2007, p.3), desenvolveu-se um estudo incidente sobre a repercussão nas aprendizagens matemáticas do 4º Ano do 1º Ciclo da realização de situações práticas/experimentais no Jardim do Paço de Castelo Branco. A opção metodológica recaiu sobre a Investigação-Acção, tendo com técnicas de recolha de dados, a observação não participante, notas de campo, registo fotográfico, documentos de registo de actividades, textos e desenhos, entrevista semi-estruturada à professora cooperante e conversa informal com as crianças. Os resultados permitem inferir que a intenção entre estes dois espaços de educação (formal e não formal) constitui uma mais-valia na consolidação de conhecimento matemático, nas suas vertentes conceptual e procedimental, sobretudo no âmbito da Geometria e Medida, bem como, agentes catalisadores no que concerne à comunicação em matemática. Emerge igualmente deste estudo que os espaços não formais de educação são promotores de motivação, desafio e interacção social em crianças do 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoNunes, Maria Fernanda de Bastos2012-03-09T17:06:18Z2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1203porNUNES, Maria Fernanda de Bastos (2011) – Experiências Matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 210 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:42.329362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio
title Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio
spellingShingle Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio
Nunes, Maria Fernanda de Bastos
Espaços não formais de educação
Simetria
Geometria
Medida
title_short Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio
title_full Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio
title_fullStr Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio
title_full_unstemmed Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio
title_sort Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio
author Nunes, Maria Fernanda de Bastos
author_facet Nunes, Maria Fernanda de Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria Fernanda de Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços não formais de educação
Simetria
Geometria
Medida
topic Espaços não formais de educação
Simetria
Geometria
Medida
description Relatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07
2011-07-01T00:00:00Z
2012-03-09T17:06:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1203
url http://hdl.handle.net/10400.11/1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv NUNES, Maria Fernanda de Bastos (2011) – Experiências Matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 210 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130784851820544