Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varandas, Elisabete Teles
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12024
Resumo: A Arte tem tido a capacidade de suscitar interesse nos alunos. Porém, muitos docentes manifestam pouca motivação na introdução da mesma nas suas práticas pedagógicas. Tal não é desejável para os alunos, despontando um problema mais significativo para os alunos com comportamentos desafiadores. Assim, procurou-se com esta investigação verificar a influência da arte, Graffiti nesses alunos. Constituiu-se como fundamentos teóricos uma pesquisa bibliográfica de modo a explicitar os conceitos fundamentais inerentes à respetiva situação problema. Assumindo-se a pesquisa deste projeto numa perspetiva teórica Ecológica, elegeu-se uma metodologia eminentemente qualitativa. Para a coleta de dados recorreu-se a instrumentos e técnicas como a análise documental referente ao tema, questionários e gravações vídeo. Através deste estudo verificou-se que os contributos da arte são uma mais-valia para o desenvolvimento educativo dos alunos com comportamentos desafiadores. Quando trabalhada em sala de aula, influencia positivamente alguns comportamentos contribuindo para um maior sucesso académico e social; ABSTRACT: “Street Art / Graffiti in challenging behaviors in school students from urban centers” Art raises big interest in the majority of students. However, many teachers aren’t motivated to introduce it on their classes. That isn’t desirable to students, leading to a more significant problem to those with challenging behaviors. Therefore with this investigation we searched to check which are the contributes of the graffiti art to the educational development of students with this behavior. As theoretical basis there is a bibliographic research to clarify the fundamental concepts inherent to the problem. Assuming the research of this project as a theoretical Ecological perspective it was elected a qualitative methodology. To the data collection we used instruments and techniques such as document analysis on the topic, questionnaires and video recordings. Through this study it was found that art contributes to educational development of students with challenging behaviors. When worked in classroom influences positively some behaviors contributing to greater academic and social success.
id RCAP_7778dcf9c4d8acb52cadec507f3153ee
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanosGraffitiNecessidades educativas especiaisDesenvolvimento e aprendizagemInteração socialComportamentoReguladores da interação socialInclusionPlastic expressionEducational special needsDevelopment and learningCognitive deficitA Arte tem tido a capacidade de suscitar interesse nos alunos. Porém, muitos docentes manifestam pouca motivação na introdução da mesma nas suas práticas pedagógicas. Tal não é desejável para os alunos, despontando um problema mais significativo para os alunos com comportamentos desafiadores. Assim, procurou-se com esta investigação verificar a influência da arte, Graffiti nesses alunos. Constituiu-se como fundamentos teóricos uma pesquisa bibliográfica de modo a explicitar os conceitos fundamentais inerentes à respetiva situação problema. Assumindo-se a pesquisa deste projeto numa perspetiva teórica Ecológica, elegeu-se uma metodologia eminentemente qualitativa. Para a coleta de dados recorreu-se a instrumentos e técnicas como a análise documental referente ao tema, questionários e gravações vídeo. Através deste estudo verificou-se que os contributos da arte são uma mais-valia para o desenvolvimento educativo dos alunos com comportamentos desafiadores. Quando trabalhada em sala de aula, influencia positivamente alguns comportamentos contribuindo para um maior sucesso académico e social; ABSTRACT: “Street Art / Graffiti in challenging behaviors in school students from urban centers” Art raises big interest in the majority of students. However, many teachers aren’t motivated to introduce it on their classes. That isn’t desirable to students, leading to a more significant problem to those with challenging behaviors. Therefore with this investigation we searched to check which are the contributes of the graffiti art to the educational development of students with this behavior. As theoretical basis there is a bibliographic research to clarify the fundamental concepts inherent to the problem. Assuming the research of this project as a theoretical Ecological perspective it was elected a qualitative methodology. To the data collection we used instruments and techniques such as document analysis on the topic, questionnaires and video recordings. Through this study it was found that art contributes to educational development of students with challenging behaviors. When worked in classroom influences positively some behaviors contributing to greater academic and social success.Universidade de Évora2014-12-23T12:06:18Z2014-12-232013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12024http://hdl.handle.net/10174/12024TID:201264951porDepartamento de Psicologiabetavarandas@sapo.pt272Varandas, Elisabete Telesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:32.700809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
title Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
spellingShingle Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
Varandas, Elisabete Teles
Graffiti
Necessidades educativas especiais
Desenvolvimento e aprendizagem
Interação social
Comportamento
Reguladores da interação social
Inclusion
Plastic expression
Educational special needs
Development and learning
Cognitive deficit
title_short Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
title_full Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
title_fullStr Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
title_full_unstemmed Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
title_sort Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
author Varandas, Elisabete Teles
author_facet Varandas, Elisabete Teles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varandas, Elisabete Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Graffiti
Necessidades educativas especiais
Desenvolvimento e aprendizagem
Interação social
Comportamento
Reguladores da interação social
Inclusion
Plastic expression
Educational special needs
Development and learning
Cognitive deficit
topic Graffiti
Necessidades educativas especiais
Desenvolvimento e aprendizagem
Interação social
Comportamento
Reguladores da interação social
Inclusion
Plastic expression
Educational special needs
Development and learning
Cognitive deficit
description A Arte tem tido a capacidade de suscitar interesse nos alunos. Porém, muitos docentes manifestam pouca motivação na introdução da mesma nas suas práticas pedagógicas. Tal não é desejável para os alunos, despontando um problema mais significativo para os alunos com comportamentos desafiadores. Assim, procurou-se com esta investigação verificar a influência da arte, Graffiti nesses alunos. Constituiu-se como fundamentos teóricos uma pesquisa bibliográfica de modo a explicitar os conceitos fundamentais inerentes à respetiva situação problema. Assumindo-se a pesquisa deste projeto numa perspetiva teórica Ecológica, elegeu-se uma metodologia eminentemente qualitativa. Para a coleta de dados recorreu-se a instrumentos e técnicas como a análise documental referente ao tema, questionários e gravações vídeo. Através deste estudo verificou-se que os contributos da arte são uma mais-valia para o desenvolvimento educativo dos alunos com comportamentos desafiadores. Quando trabalhada em sala de aula, influencia positivamente alguns comportamentos contribuindo para um maior sucesso académico e social; ABSTRACT: “Street Art / Graffiti in challenging behaviors in school students from urban centers” Art raises big interest in the majority of students. However, many teachers aren’t motivated to introduce it on their classes. That isn’t desirable to students, leading to a more significant problem to those with challenging behaviors. Therefore with this investigation we searched to check which are the contributes of the graffiti art to the educational development of students with this behavior. As theoretical basis there is a bibliographic research to clarify the fundamental concepts inherent to the problem. Assuming the research of this project as a theoretical Ecological perspective it was elected a qualitative methodology. To the data collection we used instruments and techniques such as document analysis on the topic, questionnaires and video recordings. Through this study it was found that art contributes to educational development of students with challenging behaviors. When worked in classroom influences positively some behaviors contributing to greater academic and social success.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-12-23T12:06:18Z
2014-12-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12024
http://hdl.handle.net/10174/12024
TID:201264951
url http://hdl.handle.net/10174/12024
identifier_str_mv TID:201264951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
betavarandas@sapo.pt
272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540723511296