“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/82460 |
Resumo: | A definição de Necessidades Educativas Especiais (NEE) abrange crianças e adolescen-tes que têm dificuldade em acompanhar o currículo normal, sendo necessário, na maioria dos casos, proceder-se a adequações/adaptações curriculares e a recorrer a serviços e apoios especia-lizados tendo sempre presente as capacidades e necessidades dessas mesmas crianças e adoles-centes. As crianças e adolescentes com estas necessidades educativas, por apresentarem determi-nadas caraterísticas específicas, podem necessitar de serviços de educação especiais durante todo ou parte do seu percurso de vida, facilitando o seu desenvolvimento académico e pessoal. As necessidades educativas especiais podem ser permanentes ou temporárias e têm vindo a ser com-batidas por profissionais especializados, que nem sempre têm à mão as ferramentas necessárias e mais capazes para fazer face às dificuldades que se vão apresentando. Atualmente a sociedade vive um processo de mudança em que as novas tecnologias estão presentes nas nossas vidas. Os terapeutas, enquanto agentes educativos, deverão acompanhar essa mudança utilizando as novas tecnologias, enfrentando novos desafios e procurando novas solu-ções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atuam. Nesta dissertação, visa-se desenvolver um jogo digital, visualmente simples, que ajude o terapeuta a combater essas necessidades educativas, nomeadamente no desenvolvimento da cria-tividade e das competências de linguagem oral e/ou escrita. Este jogo tem em conta a idade das crianças e as suas necessidades, contudo, permite desenvolver o seu raciocínio e verificar os as-petos a melhorar na criança/adolescente, através do seu progresso no jogo |
id |
RCAP_7791e5a7d5a4c5719fe83a36a735be3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/82460 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do DesenvolvimentoJogo digitalJogos SériosInclusão SocialPerturbações do DesenvolvimentoMotores de JogoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA definição de Necessidades Educativas Especiais (NEE) abrange crianças e adolescen-tes que têm dificuldade em acompanhar o currículo normal, sendo necessário, na maioria dos casos, proceder-se a adequações/adaptações curriculares e a recorrer a serviços e apoios especia-lizados tendo sempre presente as capacidades e necessidades dessas mesmas crianças e adoles-centes. As crianças e adolescentes com estas necessidades educativas, por apresentarem determi-nadas caraterísticas específicas, podem necessitar de serviços de educação especiais durante todo ou parte do seu percurso de vida, facilitando o seu desenvolvimento académico e pessoal. As necessidades educativas especiais podem ser permanentes ou temporárias e têm vindo a ser com-batidas por profissionais especializados, que nem sempre têm à mão as ferramentas necessárias e mais capazes para fazer face às dificuldades que se vão apresentando. Atualmente a sociedade vive um processo de mudança em que as novas tecnologias estão presentes nas nossas vidas. Os terapeutas, enquanto agentes educativos, deverão acompanhar essa mudança utilizando as novas tecnologias, enfrentando novos desafios e procurando novas solu-ções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atuam. Nesta dissertação, visa-se desenvolver um jogo digital, visualmente simples, que ajude o terapeuta a combater essas necessidades educativas, nomeadamente no desenvolvimento da cria-tividade e das competências de linguagem oral e/ou escrita. Este jogo tem em conta a idade das crianças e as suas necessidades, contudo, permite desenvolver o seu raciocínio e verificar os as-petos a melhorar na criança/adolescente, através do seu progresso no jogoCardoso, TiagoRUNMendes, João Francisco Soares2019-09-27T11:20:18Z2018-1120182018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/82460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:36:30Zoai:run.unl.pt:10362/82460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:36:09.950370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento |
title |
“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento |
spellingShingle |
“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento Mendes, João Francisco Soares Jogo digital Jogos Sérios Inclusão Social Perturbações do Desenvolvimento Motores de Jogo Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento |
title_full |
“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento |
title_fullStr |
“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento |
title_sort |
“Canto das Histórias” – Jogo Sério para inclusão de crian-ças com Perturbações do Desenvolvimento |
author |
Mendes, João Francisco Soares |
author_facet |
Mendes, João Francisco Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Tiago RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, João Francisco Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo digital Jogos Sérios Inclusão Social Perturbações do Desenvolvimento Motores de Jogo Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Jogo digital Jogos Sérios Inclusão Social Perturbações do Desenvolvimento Motores de Jogo Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
A definição de Necessidades Educativas Especiais (NEE) abrange crianças e adolescen-tes que têm dificuldade em acompanhar o currículo normal, sendo necessário, na maioria dos casos, proceder-se a adequações/adaptações curriculares e a recorrer a serviços e apoios especia-lizados tendo sempre presente as capacidades e necessidades dessas mesmas crianças e adoles-centes. As crianças e adolescentes com estas necessidades educativas, por apresentarem determi-nadas caraterísticas específicas, podem necessitar de serviços de educação especiais durante todo ou parte do seu percurso de vida, facilitando o seu desenvolvimento académico e pessoal. As necessidades educativas especiais podem ser permanentes ou temporárias e têm vindo a ser com-batidas por profissionais especializados, que nem sempre têm à mão as ferramentas necessárias e mais capazes para fazer face às dificuldades que se vão apresentando. Atualmente a sociedade vive um processo de mudança em que as novas tecnologias estão presentes nas nossas vidas. Os terapeutas, enquanto agentes educativos, deverão acompanhar essa mudança utilizando as novas tecnologias, enfrentando novos desafios e procurando novas solu-ções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atuam. Nesta dissertação, visa-se desenvolver um jogo digital, visualmente simples, que ajude o terapeuta a combater essas necessidades educativas, nomeadamente no desenvolvimento da cria-tividade e das competências de linguagem oral e/ou escrita. Este jogo tem em conta a idade das crianças e as suas necessidades, contudo, permite desenvolver o seu raciocínio e verificar os as-petos a melhorar na criança/adolescente, através do seu progresso no jogo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11 2018 2018-11-01T00:00:00Z 2019-09-27T11:20:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/82460 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/82460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137981191159808 |