A adaptação e os objetos transicionais em creche e em jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24886 |
Resumo: | O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade a compreensão do processo de adaptação e da relação com os objetos transicionais em contextos de creche e jardim-de-infância e a tentativa de discernir e aplicar modalidades e dispositivos de intervenção que permitam otimizar o processo de adaptação das crianças à creche e ao jardim-de-infância. Consequentemente, este estudo procurou refletir sobre determinadas atitudes e estratégias pedagógicas que podem ser implementadas pela equipa pedagógica de modo a atenuar a angústia de separação vivenciada pelas crianças e suas famílias, a forma como as crianças e os pais devem ser acolhidos nas instituições e como facilitar este processo para que as crianças se sintam bem-vindas, seguras e felizes na ausência temporária do contexto familiar. A metodologia utilizada na realização deste projeto foi a Investigação-Ação, enquadrada na Investigação Qualitativa onde se insere o Paradigma Interpretativo. Neste sentido, foram utilizados vários dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, as entrevistas às educadoras, os registos fotográficos e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Por último, o projeto relata de forma detalhada as observações, vivências e sentimentos provenientes das experiências ocorridas em ambos os contextos de estágio: creche e jardim-de-infância. Além disso, descreve minuciosamente a minha intervenção enquanto estagiária, assim como as intervenções das educadoras cooperantes e as consequentes reflexões das suas atitudes pedagógicas respeitante ao processo de adaptação das crianças. |
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A adaptação e os objetos transicionais em creche e em jardim-de-infânciaAdaptaçãoObjeto transicionalVinculação (Attachment)Ligação (Bonding)Angústia de separaçãoFelicidadeAdaptationTransicional objectBinding (Attachment)Link (Bonding)Separation AnxietyHappinessO presente Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade a compreensão do processo de adaptação e da relação com os objetos transicionais em contextos de creche e jardim-de-infância e a tentativa de discernir e aplicar modalidades e dispositivos de intervenção que permitam otimizar o processo de adaptação das crianças à creche e ao jardim-de-infância. Consequentemente, este estudo procurou refletir sobre determinadas atitudes e estratégias pedagógicas que podem ser implementadas pela equipa pedagógica de modo a atenuar a angústia de separação vivenciada pelas crianças e suas famílias, a forma como as crianças e os pais devem ser acolhidos nas instituições e como facilitar este processo para que as crianças se sintam bem-vindas, seguras e felizes na ausência temporária do contexto familiar. A metodologia utilizada na realização deste projeto foi a Investigação-Ação, enquadrada na Investigação Qualitativa onde se insere o Paradigma Interpretativo. Neste sentido, foram utilizados vários dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, as entrevistas às educadoras, os registos fotográficos e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Por último, o projeto relata de forma detalhada as observações, vivências e sentimentos provenientes das experiências ocorridas em ambos os contextos de estágio: creche e jardim-de-infância. Além disso, descreve minuciosamente a minha intervenção enquanto estagiária, assim como as intervenções das educadoras cooperantes e as consequentes reflexões das suas atitudes pedagógicas respeitante ao processo de adaptação das crianças.This Research Project Report aims to understand the process of child’s adaptation and the relation with transitional objects in the contexts of nursery and kindergarten. This study sough to reflect about certain attitudes and pedagogical strategies that can be implemented by the pedagogical team so to attenuate the separation anxiety experienced by the children and their families, the way children and their parents must be welcomed in the institutions and how to facilitate this process for children to feel welcomed, safe and happy in the temporary absence of the family context. Conducting methodology used in this project was the Research-Action methodology, framed to Qualitative Research where is inserted the Interpretive Paradigm. In this sense, several devices were used to collect and analyse the information collected: Participant observation, field notes, the interviews with educators, photographic records and the document analysis of the pedagogical project room. Finally, the project reports in detail the observations, experiences and feelings from the experiences that occurred in both the internship contexts: nursery and kindergarten. Moreover, it describes my intervention in detail as a trainee, as well as the interventions of the cooperating educators and the consequent reflections of their pedagogical attitudes concerning the process of adaptation of children.Pinheiro, AugustoRepositório ComumSantana, Sara Raquel Faleiro2018-11-16T10:44:49Z2017-072018-112017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24886TID:201818213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:26.166475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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