A adaptação e os objetos transicionais em creche e em jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Sara Raquel Faleiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24886
Resumo: O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade a compreensão do processo de adaptação e da relação com os objetos transicionais em contextos de creche e jardim-de-infância e a tentativa de discernir e aplicar modalidades e dispositivos de intervenção que permitam otimizar o processo de adaptação das crianças à creche e ao jardim-de-infância. Consequentemente, este estudo procurou refletir sobre determinadas atitudes e estratégias pedagógicas que podem ser implementadas pela equipa pedagógica de modo a atenuar a angústia de separação vivenciada pelas crianças e suas famílias, a forma como as crianças e os pais devem ser acolhidos nas instituições e como facilitar este processo para que as crianças se sintam bem-vindas, seguras e felizes na ausência temporária do contexto familiar. A metodologia utilizada na realização deste projeto foi a Investigação-Ação, enquadrada na Investigação Qualitativa onde se insere o Paradigma Interpretativo. Neste sentido, foram utilizados vários dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, as entrevistas às educadoras, os registos fotográficos e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Por último, o projeto relata de forma detalhada as observações, vivências e sentimentos provenientes das experiências ocorridas em ambos os contextos de estágio: creche e jardim-de-infância. Além disso, descreve minuciosamente a minha intervenção enquanto estagiária, assim como as intervenções das educadoras cooperantes e as consequentes reflexões das suas atitudes pedagógicas respeitante ao processo de adaptação das crianças.
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