O processo de vinculação e de adaptação na creche e no jardim-de-infância: o bem-estar e a felicidade das crianças nas instituições de educação de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6509 |
Resumo: | Mestrado em Pré-Escolar |
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O processo de vinculação e de adaptação na creche e no jardim-de-infância: o bem-estar e a felicidade das crianças nas instituições de educação de infânciaVinculaçãoAdaptaçãoSeparação dos paisBem-estarFelicidadeExperiência transicionalRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioAttachmentAdaptationSeparation from parentsWelfareHappinessTransitional experienceMestrado em Pré-EscolarO presente trabalho insere-se no âmbito do estudo da vinculação na creche e no jardim-de-infância, visando compreender a dinâmica da vinculação no processo de adaptação das crianças aos novos contextos educativos. Atualmente considera-se que as instituições de educação de infância desempenham um importante papel no bem-estar e felicidade das crianças. Este estudo procurou analisar em que medida a equipa pedagógica pode agir de maneira a suavizar a separação da criança e dos seus pais, ou seja, de que modo é que a criança é incluída no contexto de forma a facilitar a sua adaptação aos contextos de creche e de jardim-de-infância, e ainda pretende discernir que modalidades poderão ser utilizadas para que as crianças e as suas famílias se sintam felizes e seguras nas instituições educativas. No que diz respeito aos aspetos metodológicos, para a realização deste trabalho foi utilizado o paradigma interpretativo e os métodos qualitativos. A informação foi obtida através de observação, da análise documental, das notas de campo, de fotografias e de registos de conversas formais e informais estabelecidas com as educadoras cooperantes. As principais conclusões deste trabalho apontam para a importância de uma boa intervenção por parte da equipa pedagógica, para amenizar o sofrimento da criança ao separar-se dos pais, e ao mesmo tempo facilitar a sua adaptação e contribuir para que se sinta segura e feliz na instituição educativa onde está inserida.This work is embedded in the study of the attachment in the nursery and kindergarten in order to understand the dynamics of attachment in the process of children's adaptation to the new educational contexts. Currently, it is considered that the institutions of childhood education play an important role in the children’s welfare and happiness. This study also sought to examine the extent to which the teaching team can act so as to soften the separation of children and their parents, that is, how the child is included in the context in order to facilitate the adaptation to the contexts of the nursery and kindergarten. It still intends to discern what methods can be used so that children and their families feel happy and secure in the educational institutions. With regard to methodological aspects, this work was performed using the interpretive paradigm and qualitative methods. The information was obtained through observation, document analysis, field notes, photographs, and records of formal and informal conversations with the cooperating teachers. The main findings of this study point to the importance of a good intervention by the teaching team in order to soothe the child’s suffering, separated from the parents, and at the same time facilitate the adaptation and contribute to the child’s safety and happiness in the educational institution where he or she is inserted.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoRepositório ComumGamito, Patrícia Alexandra Costa2014-06-19T10:28:37Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6509TID:201683385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:47.881842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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