Formar para o ensino do portugués em São Tomé e Príncipe: Desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonor
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teixeira, Madalena, Campos, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3317
Resumo: Em São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido o Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este Projeto, entre outras finalidades, visa promover uma maior qualidade das práticas educativas, apoiando a formação dos docentes que trabalham neste nível de ensino. É neste contexto que se está a proceder à construção de documentos de apoio à formação de professores para o ensino da língua portuguesa da 1ª à 6ª classes. Uma das questões que desde logo se colocou às equipas envolvidas no projeto, partindo das observações feitas no terreno e das informações fornecidas pelos professores santomenses, prende-se com a influência, nas competências comunicativas das crianças e, consequentemente, na aprendizagem escolar do português, dos vários crioulos existentes no país, crioulos esses que as crianças falam, com maior ou menor fluência, no contexto extra- escolar. Não existindo ainda descrições linguísticas dos crioulos, que mesmo do ponto de vista da escrita estão ainda pouco consolidados (só recentemente foi aprovado no parlamento do país o alfabeto unificado para os crioulos), o estudo das suas influências nos desempenhos em língua portuguesa é, também, praticamente inexistente. Assim, no contexto deste projeto, pretendemos começar a equacionar esta questão, reconhecendo a sua importância para a aprendizagem da língua portuguesa pelas crianças e tornando-a presente e objeto de reflexão para os docentes. É nosso objetivo, nesta comunicação, dar conta do modo como estamos a abordar esta temática e dos desafios que importa colocar aos professores, no sentido de melhor os consciencializar para esta problemática e de lhes fornecer algumas estratégias para reforçarem o sucesso na aprendizagem da língua portuguesa pelos seus alunos.
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Uma das questões que desde logo se colocou às equipas envolvidas no projeto, partindo das observações feitas no terreno e das informações fornecidas pelos professores santomenses, prende-se com a influência, nas competências comunicativas das crianças e, consequentemente, na aprendizagem escolar do português, dos vários crioulos existentes no país, crioulos esses que as crianças falam, com maior ou menor fluência, no contexto extra- escolar. Não existindo ainda descrições linguísticas dos crioulos, que mesmo do ponto de vista da escrita estão ainda pouco consolidados (só recentemente foi aprovado no parlamento do país o alfabeto unificado para os crioulos), o estudo das suas influências nos desempenhos em língua portuguesa é, também, praticamente inexistente. Assim, no contexto deste projeto, pretendemos começar a equacionar esta questão, reconhecendo a sua importância para a aprendizagem da língua portuguesa pelas crianças e tornando-a presente e objeto de reflexão para os docentes. É nosso objetivo, nesta comunicação, dar conta do modo como estamos a abordar esta temática e dos desafios que importa colocar aos professores, no sentido de melhor os consciencializar para esta problemática e de lhes fornecer algumas estratégias para reforçarem o sucesso na aprendizagem da língua portuguesa pelos seus alunos.À S. Tomé e Príncipe, on développe un Projet Renforcement Institutionnel et de la Qualité de l'Éducation Basique, soutenu par la Fondation C. Gulbenkian et développé en partenariat avec une équipe de consultants de l'Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Ce Projet, d’entre autres finalités, vise à promouvoir une plus grande qualité des pratiques éducatives, en soutenant la formation des enseignants qui travaillent à ce niveau d'enseignement. C'est dans ce contexte qui on procède à la construction de documents d'appui à la formation d'enseignants pour l'enseignement de la langue portugaise de la 1ª à la 6ª classes. Une des questions qui du début se sont posées aux équipes engagées dans le projet, en partant des observations dans le terrain et des informations fournies par les enseignants de São Tomé, est celle de l'influence, dans les compétences communicatifs des enfants et, en conséquence, dans l'apprentissage scolaire du Portugais, des plusieurs créoles existants dans le pays, créoles que les enfants parlent, avec plus ou moindre aisance, dans le contexte extrascolaire. N'existant pas encore des descriptions linguistiques de ces créoles, qui même du point de vue de l'écriture sont encore peu consolidés (seulement récemment a été approuvé dans le parlement du pays l'alphabet unifié pour les créoles), l'étude de leurs influences dans les performances en langue portugaise est aussi pratiquement inexistant. Ainsi, dans le contexte de ce projet, nous prétendons commencer à réfléchir sur cette question, en reconnaissant son importance pour l'apprentissage de la langue portugaise par les enfants et en la présentent comme objet de réflexion pour les enseignants en contexte de formation. C'est notre objectif, dans cette communication, présenter la manière comme nous sommes en train d'aborder cette thématique et des défis qui conviennent de placer aux enseignants, pour les rendre plus conscients de cette problématique et pour les fournir quelques stratégies pour renforcer le succès dans l'apprentissage de la langue portugaise par leurs élèves.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSantos, LeonorTeixeira, MadalenaCampos, Nelson2021-02-06T22:45:04Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3317porSantos, L., Teixeira, M., & Campos, N. (2014). Formar para o ensino do portugués em São Tomé e Príncipe: Desafios. In Teresa Estrela et alii, Educação, Economia e Território: o papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp.1220-1229). Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-19-5.978-989-8272-19-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:58Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:07.049400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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