A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10553 |
Resumo: | Na sociedade atual, aprender a ler e a escrever são competências promovidas, desde cedo, nas crianças. Trata-se de aprendizagens fundamentais para viver em sociedade e para a evolução da criança, tanto a nível escolar, como profissional. Devido à complexidade deste processo e às dificuldades que as crianças revelam na aprendizagem da escrita e da leitura, foram desencadeadas várias investigações nos últimos tempos, por muitos profissionais de várias áreas. Todos esses estudos evidenciam a necessidade do desenvolvimento da consciência fonológica, considerada um pré-requisito fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como para o combate às dificuldades sentidas pelas crianças nestas duas aprendizagens. Desta forma, o presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada consiste numa reflexão sobre a Prática do Ensino Supervisionada. Para além de uma componente prática de descrição das atividades desenvolvidas na Educação Pré-Escolar, também contempla um conjunto de propostas de atividades que visam promover o desenvolvimento da consciência fonológica, assim como uma componente de investigação sobre o tema escolhido. |
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A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua PortuguesaLíngua PortuguesaConsciência fonológicaNa sociedade atual, aprender a ler e a escrever são competências promovidas, desde cedo, nas crianças. Trata-se de aprendizagens fundamentais para viver em sociedade e para a evolução da criança, tanto a nível escolar, como profissional. Devido à complexidade deste processo e às dificuldades que as crianças revelam na aprendizagem da escrita e da leitura, foram desencadeadas várias investigações nos últimos tempos, por muitos profissionais de várias áreas. Todos esses estudos evidenciam a necessidade do desenvolvimento da consciência fonológica, considerada um pré-requisito fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como para o combate às dificuldades sentidas pelas crianças nestas duas aprendizagens. Desta forma, o presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada consiste numa reflexão sobre a Prática do Ensino Supervisionada. Para além de uma componente prática de descrição das atividades desenvolvidas na Educação Pré-Escolar, também contempla um conjunto de propostas de atividades que visam promover o desenvolvimento da consciência fonológica, assim como uma componente de investigação sobre o tema escolhido.Today learning to read and write are skills that are promoted early on in children. These aptitudes are fundamental to live in a society and for a child’s evolution, both at school and on a professional level. Due to the complexity of this process and the difficulties that children reveal in learning to read and write several investigations have begun recently by innumerous professionals from the most diverse areas. All these studies show the need for the development of phonological awareness, this being a fundamental prerequisite for learning to read and write, as well as to combat the difficulties experienced by children in these skills. Therefore, the present report on Supervised Teaching Practice consists of a reflection on Supervised Teaching Practice. In addition to a practical component describing the activities developed in Pre-School Education, it also includes a set of activity proposals that aim to promote the development of phonological awareness, as well as a research component on the chosen theme.2021-07-06T14:52:38Z2021-04-21T00:00:00Z2021-04-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10553porVeríssimo, Vera Daniela Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:41.370752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Na sociedade atual, aprender a ler e a escrever são competências promovidas, desde cedo, nas crianças. Trata-se de aprendizagens fundamentais para viver em sociedade e para a evolução da criança, tanto a nível escolar, como profissional. Devido à complexidade deste processo e às dificuldades que as crianças revelam na aprendizagem da escrita e da leitura, foram desencadeadas várias investigações nos últimos tempos, por muitos profissionais de várias áreas. Todos esses estudos evidenciam a necessidade do desenvolvimento da consciência fonológica, considerada um pré-requisito fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como para o combate às dificuldades sentidas pelas crianças nestas duas aprendizagens. Desta forma, o presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada consiste numa reflexão sobre a Prática do Ensino Supervisionada. Para além de uma componente prática de descrição das atividades desenvolvidas na Educação Pré-Escolar, também contempla um conjunto de propostas de atividades que visam promover o desenvolvimento da consciência fonológica, assim como uma componente de investigação sobre o tema escolhido. |
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