A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Esmael dos Ramos da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32981
Resumo: Com a evolução da sociedade, as organizações têm sentido cada vez mais a necessidade de potenciar a sua imagem institucional com o objetivo de criar um ambiente mais saudável e propício à prestígio e ao sucesso organizacional. Com isto, é indubitável o papel dos responsáveis diretos em primeira linha e em seguida os decisores definir melhores estratégias de atuação policial adequada e compromisso com os seus colaboradores, levando ao desenvolvimento e fortalecimento na construção da identidade e promoção da imagem institucional. Numa organização como a Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, onde o país enfrenta inúmeras fragilidades políticas, sociais e económicas, e uma polícia politizada, constantemente a imagem institucional estará em causa. Neste sentido, cabem os decisores definam políticas concretas e claras de comunicação de maneira que chegue aos todos intervenientes da instituição ao mesmo nível, só assim estarão informados, o que permitirão uma maior eficácia e eficiência nas suas atuações e melhorar desempenho da própria organização e/ou dos fatores subjetivos, designadamente a cultura e a ideologia organizacionais, mas na essência da comunicação por si estabelecida, bem como na pertinência do relacionamento prosseguido pela organização com a sociedade. Neste sentido, para que haja sucesso e o prestígio organizacional, é necessário reconhecimento/valorização da imagem institucional, incutindo na mente de cada colaboradora que são partes integrantes, o distanciamento de ingerência políticas e por meio de muito diálogo entre as diversas categorias profissionais. Por PNSTP encontra-se inserida num meio globalizado e em permanente adaptação às circunstâncias, influências, condicionantes externas e a uma constante necessidade de feedback, é indispensável para uma polícia moderna, assim a política comunicacional constitui um dos principais instrumentos de coesão e difusão de informação ao público externo e interno com o objetivo de consolidar a identidade organizacional e estabelecer uma imagem favorável. Como resultado, verificou-se que a PNSTP não dispõe de uma estratégia comunicacional concreta capaz de nortear as atividades quotidianas na manutenção da sua identidade e imagem, limitando-se a orientações abstratas e discricionariedade interventiva do profissional da área das Relações Públicas.
id RCAP_787007a1ffa0e0336977e034caf2287d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratórioImagemIdentidadeGabinete de Relações PúblicasPNSTPPolítica comunicacionalDissertação do Mestrado Integrado em Ciências PoliciaisCom a evolução da sociedade, as organizações têm sentido cada vez mais a necessidade de potenciar a sua imagem institucional com o objetivo de criar um ambiente mais saudável e propício à prestígio e ao sucesso organizacional. Com isto, é indubitável o papel dos responsáveis diretos em primeira linha e em seguida os decisores definir melhores estratégias de atuação policial adequada e compromisso com os seus colaboradores, levando ao desenvolvimento e fortalecimento na construção da identidade e promoção da imagem institucional. Numa organização como a Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, onde o país enfrenta inúmeras fragilidades políticas, sociais e económicas, e uma polícia politizada, constantemente a imagem institucional estará em causa. Neste sentido, cabem os decisores definam políticas concretas e claras de comunicação de maneira que chegue aos todos intervenientes da instituição ao mesmo nível, só assim estarão informados, o que permitirão uma maior eficácia e eficiência nas suas atuações e melhorar desempenho da própria organização e/ou dos fatores subjetivos, designadamente a cultura e a ideologia organizacionais, mas na essência da comunicação por si estabelecida, bem como na pertinência do relacionamento prosseguido pela organização com a sociedade. Neste sentido, para que haja sucesso e o prestígio organizacional, é necessário reconhecimento/valorização da imagem institucional, incutindo na mente de cada colaboradora que são partes integrantes, o distanciamento de ingerência políticas e por meio de muito diálogo entre as diversas categorias profissionais. Por PNSTP encontra-se inserida num meio globalizado e em permanente adaptação às circunstâncias, influências, condicionantes externas e a uma constante necessidade de feedback, é indispensável para uma polícia moderna, assim a política comunicacional constitui um dos principais instrumentos de coesão e difusão de informação ao público externo e interno com o objetivo de consolidar a identidade organizacional e estabelecer uma imagem favorável. Como resultado, verificou-se que a PNSTP não dispõe de uma estratégia comunicacional concreta capaz de nortear as atividades quotidianas na manutenção da sua identidade e imagem, limitando-se a orientações abstratas e discricionariedade interventiva do profissional da área das Relações Públicas.With the evolution of society, organizations have increasingly felt the need to enhance their institutional image in order to create a healthier environment and conducive to prestige and organizational success. With this, the role of the direct responsible in the first line is undoubtedly and then the decision makers define better strategies of appropriate police action and commitment to their collaborators, leading to the development and strengthening in the construction of identity and promotion of the institutional image. In an organization like the Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, where the country faces countless political, social and economic weaknesses, and politicized police, the institutional image will constantly be at stake. In this sense, it is up to the decision makers to define concrete and clear communication policies so that it reaches all stakeholders of the institution at the same level, only then will they be informed, which will allow greater effectiveness and efficiency in their actions and improve the performance of the organization itself and / or subjective factors, namely organizational culture and ideology, but in the essence of the communication established by it, as well as in the pertinence of the relationship pursued by the organization with society. In this sense, for success and organizational prestige, it is necessary to recognize/ value the institutional image, instilling in the mind of each employee that they are integral parts, the distance from political interference and through much dialogue between the various professional categories. By PNSTP it is inserted in a globalized environment and in permanent adaptation to circumstances, influences, external conditions and a constant need for feedback, it is indispensable for a modern police, thus the communication policy constitutes one of the main instruments of cohesion and dissemination of information to the external and internal public in order to consolidate the organizational identity and establish a favourable image. As a result, it was found that the PNSTP does not have a concrete communication strategy capable of guiding daily activities in maintaining its identity and image, limiting itself to abstract guidelines and interventional discretion by the Public Relations professional.Fernandes, José Joaquim AntunesDias, Eurico José GomesRepositório ComumTrindade, Esmael dos Ramos da2020-07-22T11:18:47Z2020-06-082020-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32981TID:202487180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:29:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:37.782094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório
title A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório
spellingShingle A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório
Trindade, Esmael dos Ramos da
Imagem
Identidade
Gabinete de Relações Públicas
PNSTP
Política comunicacional
Dissertação do Mestrado Integrado em Ciências Policiais
title_short A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório
title_full A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório
title_fullStr A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório
title_full_unstemmed A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório
title_sort A importância das relações públicas na promoção da imagem e da identidade na polícia nacional de São Tomé e Príncipe: um estudo exploratório
author Trindade, Esmael dos Ramos da
author_facet Trindade, Esmael dos Ramos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, José Joaquim Antunes
Dias, Eurico José Gomes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Esmael dos Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Identidade
Gabinete de Relações Públicas
PNSTP
Política comunicacional
Dissertação do Mestrado Integrado em Ciências Policiais
topic Imagem
Identidade
Gabinete de Relações Públicas
PNSTP
Política comunicacional
Dissertação do Mestrado Integrado em Ciências Policiais
description Com a evolução da sociedade, as organizações têm sentido cada vez mais a necessidade de potenciar a sua imagem institucional com o objetivo de criar um ambiente mais saudável e propício à prestígio e ao sucesso organizacional. Com isto, é indubitável o papel dos responsáveis diretos em primeira linha e em seguida os decisores definir melhores estratégias de atuação policial adequada e compromisso com os seus colaboradores, levando ao desenvolvimento e fortalecimento na construção da identidade e promoção da imagem institucional. Numa organização como a Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, onde o país enfrenta inúmeras fragilidades políticas, sociais e económicas, e uma polícia politizada, constantemente a imagem institucional estará em causa. Neste sentido, cabem os decisores definam políticas concretas e claras de comunicação de maneira que chegue aos todos intervenientes da instituição ao mesmo nível, só assim estarão informados, o que permitirão uma maior eficácia e eficiência nas suas atuações e melhorar desempenho da própria organização e/ou dos fatores subjetivos, designadamente a cultura e a ideologia organizacionais, mas na essência da comunicação por si estabelecida, bem como na pertinência do relacionamento prosseguido pela organização com a sociedade. Neste sentido, para que haja sucesso e o prestígio organizacional, é necessário reconhecimento/valorização da imagem institucional, incutindo na mente de cada colaboradora que são partes integrantes, o distanciamento de ingerência políticas e por meio de muito diálogo entre as diversas categorias profissionais. Por PNSTP encontra-se inserida num meio globalizado e em permanente adaptação às circunstâncias, influências, condicionantes externas e a uma constante necessidade de feedback, é indispensável para uma polícia moderna, assim a política comunicacional constitui um dos principais instrumentos de coesão e difusão de informação ao público externo e interno com o objetivo de consolidar a identidade organizacional e estabelecer uma imagem favorável. Como resultado, verificou-se que a PNSTP não dispõe de uma estratégia comunicacional concreta capaz de nortear as atividades quotidianas na manutenção da sua identidade e imagem, limitando-se a orientações abstratas e discricionariedade interventiva do profissional da área das Relações Públicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22T11:18:47Z
2020-06-08
2020-06-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/32981
TID:202487180
url http://hdl.handle.net/10400.26/32981
identifier_str_mv TID:202487180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131559745290240