Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparinho, Marco André Silveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43240
Resumo: Nos dias que correm, competitividade e crescimento são palavras de ordem para uma empresa e, é aí que o investimento em fatores diferenciadores é crucial para o sucesso. Contudo, temas como planeamento e rentabilidade estão presentes no dia a dia, pelo que a preocupação é constante relativa a fatores como a previsão de vendas, previsão de encomendas, eficiente rotação de stocks e capacidade de atendimento em fábrica. Neste contexto, o presente projeto visa demonstrar, com dados concretos e reais, as melhorias que a implementação de uma nova estratégia de previsão de encomendas provocou na gestão de stocks da empresa onde a estratégia foi implementada e, assim, melhorar a capacidade de resposta a todas as ações e campanhas promocionais que a empresa tem como foco. Avalia-se, ainda, a implementação da nova solução, analisando a eficácia do novo modelo de gestão de stocks e envio de ordens de encomenda à fábrica face ao cenário anterior. Conclui-se que o novo modelo se demonstra adequado aos objetivos da empresa, reduzindo as diferenças entre as quantidades previstas e efetivamente encomendadas, decorrentes de alterações no mercado e também de falhas na capacidade da fábrica atender aos pedidos enviados. Os resultados conseguidos em Portugal com a implementação do modelo aqui descrito, incitaram a empresa para implementar o modelo noutros países onde se encontra a operar.
id RCAP_78798b16564449b574094cc5b3db65ad
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário PortugalCadeia de abastecimentoGestão de StocksPrevisão de encomendasSupply chainInventory managementOrder forecastNos dias que correm, competitividade e crescimento são palavras de ordem para uma empresa e, é aí que o investimento em fatores diferenciadores é crucial para o sucesso. Contudo, temas como planeamento e rentabilidade estão presentes no dia a dia, pelo que a preocupação é constante relativa a fatores como a previsão de vendas, previsão de encomendas, eficiente rotação de stocks e capacidade de atendimento em fábrica. Neste contexto, o presente projeto visa demonstrar, com dados concretos e reais, as melhorias que a implementação de uma nova estratégia de previsão de encomendas provocou na gestão de stocks da empresa onde a estratégia foi implementada e, assim, melhorar a capacidade de resposta a todas as ações e campanhas promocionais que a empresa tem como foco. Avalia-se, ainda, a implementação da nova solução, analisando a eficácia do novo modelo de gestão de stocks e envio de ordens de encomenda à fábrica face ao cenário anterior. Conclui-se que o novo modelo se demonstra adequado aos objetivos da empresa, reduzindo as diferenças entre as quantidades previstas e efetivamente encomendadas, decorrentes de alterações no mercado e também de falhas na capacidade da fábrica atender aos pedidos enviados. Os resultados conseguidos em Portugal com a implementação do modelo aqui descrito, incitaram a empresa para implementar o modelo noutros países onde se encontra a operar.These days, competitiveness and growth are watchwords for every company’s improvement, and that's where investment in differentiating factors is crucial to the success of the organization. However, topics such as planning and profitability are on the table on a day-to-day basis, so the concern is constant regarding factors such as sales and order forecasting, efficient stock rotation and factory service capacity. In this context, the present project aims to demonstrate, with concrete and real data, the improvements that the implementation of a new order forecasting strategy has caused in the stock management of the company where the strategy was implemented and, thus, improve the capacity to respond to all actions and promotional campaigns that the company focuses on. The implementation of the new solution is also evaluated, analyzing the effectiveness of the new model for manage stocks and sending orders to the factory compared to the previous scenario. It is concluded that the new model has proven to be adequate to the company's objectives, reducing the differences between the predicted and actual ordered quantities, resulting from changes in the market and also, from failures in the factory's ability to meet the orders sent. The results achieved in Portugal with the implementation of the model described here, have encouraged the company to implement the new model in other countries where it operates.Catarino, JoãoBarbosa, VítorRepositório ComumGasparinho, Marco André Silveira2022-122028-01-01T00:00:00Z2022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43240TID:203153901porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:57.127206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário Portugal
title Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário Portugal
spellingShingle Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário Portugal
Gasparinho, Marco André Silveira
Cadeia de abastecimento
Gestão de Stocks
Previsão de encomendas
Supply chain
Inventory management
Order forecast
title_short Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário Portugal
title_full Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário Portugal
title_fullStr Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário Portugal
title_full_unstemmed Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário Portugal
title_sort Implementação e avaliação de um novo modelo para gestão de stocks e encomendas na O Boticário Portugal
author Gasparinho, Marco André Silveira
author_facet Gasparinho, Marco André Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catarino, João
Barbosa, Vítor
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparinho, Marco André Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeia de abastecimento
Gestão de Stocks
Previsão de encomendas
Supply chain
Inventory management
Order forecast
topic Cadeia de abastecimento
Gestão de Stocks
Previsão de encomendas
Supply chain
Inventory management
Order forecast
description Nos dias que correm, competitividade e crescimento são palavras de ordem para uma empresa e, é aí que o investimento em fatores diferenciadores é crucial para o sucesso. Contudo, temas como planeamento e rentabilidade estão presentes no dia a dia, pelo que a preocupação é constante relativa a fatores como a previsão de vendas, previsão de encomendas, eficiente rotação de stocks e capacidade de atendimento em fábrica. Neste contexto, o presente projeto visa demonstrar, com dados concretos e reais, as melhorias que a implementação de uma nova estratégia de previsão de encomendas provocou na gestão de stocks da empresa onde a estratégia foi implementada e, assim, melhorar a capacidade de resposta a todas as ações e campanhas promocionais que a empresa tem como foco. Avalia-se, ainda, a implementação da nova solução, analisando a eficácia do novo modelo de gestão de stocks e envio de ordens de encomenda à fábrica face ao cenário anterior. Conclui-se que o novo modelo se demonstra adequado aos objetivos da empresa, reduzindo as diferenças entre as quantidades previstas e efetivamente encomendadas, decorrentes de alterações no mercado e também de falhas na capacidade da fábrica atender aos pedidos enviados. Os resultados conseguidos em Portugal com a implementação do modelo aqui descrito, incitaram a empresa para implementar o modelo noutros países onde se encontra a operar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2028-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43240
TID:203153901
url http://hdl.handle.net/10400.26/43240
identifier_str_mv TID:203153901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135403642454016