A presença de arquétipos nos youtubers: modos e estratégias de influência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Pedro Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68208
Resumo: Entre as mudanças ocorridas nos modos de influência, constam os novos formatos possibilitados pelas redes digitais. O YouTube, por meio das “suas” celebridades, é uma dessas redes. As suas formas de influência mesclam esquemas antigos com sistemas sociotécnicos novos. Para perceber essas dinâmicas de influência, selecionamos três youtubers. De modo qualitativo, e a partir da teoria dos arquétipos, estudamos a presença de arquétipos nas estratégias de influência e o modo como estes são utilizados nos títulos, na construção, na legitimação e na manipulação de conteúdos. A criação de figuras e elementos comuns (brincadeira, raiva, violência, vingança, sombra, mãe ou Deus) entre produtor e consumidor é uma das estratégias mais comuns para “capturar” a atenção dos seguidores.
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