A presença de arquétipos nos youtubers: modos e estratégias de influência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68208 |
Resumo: | Entre as mudanças ocorridas nos modos de influência, constam os novos formatos possibilitados pelas redes digitais. O YouTube, por meio das “suas” celebridades, é uma dessas redes. As suas formas de influência mesclam esquemas antigos com sistemas sociotécnicos novos. Para perceber essas dinâmicas de influência, selecionamos três youtubers. De modo qualitativo, e a partir da teoria dos arquétipos, estudamos a presença de arquétipos nas estratégias de influência e o modo como estes são utilizados nos títulos, na construção, na legitimação e na manipulação de conteúdos. A criação de figuras e elementos comuns (brincadeira, raiva, violência, vingança, sombra, mãe ou Deus) entre produtor e consumidor é uma das estratégias mais comuns para “capturar” a atenção dos seguidores. |
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A presença de arquétipos nos youtubers: modos e estratégias de influênciaYoutubersArquétiposInfluênciaYouTubeCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEntre as mudanças ocorridas nos modos de influência, constam os novos formatos possibilitados pelas redes digitais. O YouTube, por meio das “suas” celebridades, é uma dessas redes. As suas formas de influência mesclam esquemas antigos com sistemas sociotécnicos novos. Para perceber essas dinâmicas de influência, selecionamos três youtubers. De modo qualitativo, e a partir da teoria dos arquétipos, estudamos a presença de arquétipos nas estratégias de influência e o modo como estes são utilizados nos títulos, na construção, na legitimação e na manipulação de conteúdos. A criação de figuras e elementos comuns (brincadeira, raiva, violência, vingança, sombra, mãe ou Deus) entre produtor e consumidor é uma das estratégias mais comuns para “capturar” a atenção dos seguidores.Este trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito projeto UIDB/00736/2020.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e SemióticaUniversidade do MinhoCosta, Pedro Rodrigues2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68208porCosta, P. R. (2020). A presença de arquétipos nos youtubers: modos e estratégias de influência. Revista Galáxia, 45, 5-19.1519-311X1982-255310.1590/1982-25532020347613https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1982-25532020000300005&script=sci_arttextinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:32.490581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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