As bibliotecas municipais e os SABE : 15 anos de percurso para cumprir o novo desafio das bibliotecas escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7376 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Documentais assenta no estudo realizado ao Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) das Bibliotecas Municipais do distrito de Lisboa, no que concerne com o Programa Rede de Leitura Pública. O trabalho de campo decorreu entre 15 de Maio e 30 de Setembro de 2011, tendo por objetivo traçar o percurso e as atividades desenvolvidas pelos SABE das Bibliotecas Municipais do distrito de Lisboa, proceder à caracterização da sua situação atual e apresentar recomendações sobre as modalidades e formas de intervenção e apoio das Câmaras Municipais às bibliotecas escolares. Na investigação não será analisado o SABE da Câmara Municipal de Loures pela observância de princípios éticos, pois, eu “Mestranda” sou a técnica superior responsável pelo mesmo. Contudo, o SABE da Câmara Municipal de Loures é apresentado ao nível da sua política de atuação em capítulo próprio, não obstando a uma confrontação dos seus objetivos e linhas orientadoras de implementação em comparação com os seus congéneres em estudo. Como método de recolha de dados utiliza-se o inquérito por questionário, associando os métodos quantitativos e os métodos qualitativos, para a análise dos dados recolhidos. Esta análise quantitativa-qualitativa contribui para uma maior compreensão do estudo de caso. Com os resultados obtidos pretende-se proceder a uma sistematização do conhecimento de vários parâmetros dos SABE das Câmaras Municipais do distrito de Lisboa, refletindo o percurso histórico dos mesmos. |
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As bibliotecas municipais e os SABE : 15 anos de percurso para cumprir o novo desafio das bibliotecas escolaresMESTRADO EM CIÊNCIAS DOCUMENTAISCIÊNCIAS DOCUMENTAISBIBLIOTECONOMIABIBLIOTECAS PÚBLICASBIBLIOTECAS ESCOLARESDOCUMENTAL SCIENCESLIBRARY SCIENCEPUBLIC LIBRARIESSCHOOL LIBRARIESDOCUMENTARY SCIENCESO presente trabalho de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Documentais assenta no estudo realizado ao Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) das Bibliotecas Municipais do distrito de Lisboa, no que concerne com o Programa Rede de Leitura Pública. O trabalho de campo decorreu entre 15 de Maio e 30 de Setembro de 2011, tendo por objetivo traçar o percurso e as atividades desenvolvidas pelos SABE das Bibliotecas Municipais do distrito de Lisboa, proceder à caracterização da sua situação atual e apresentar recomendações sobre as modalidades e formas de intervenção e apoio das Câmaras Municipais às bibliotecas escolares. Na investigação não será analisado o SABE da Câmara Municipal de Loures pela observância de princípios éticos, pois, eu “Mestranda” sou a técnica superior responsável pelo mesmo. Contudo, o SABE da Câmara Municipal de Loures é apresentado ao nível da sua política de atuação em capítulo próprio, não obstando a uma confrontação dos seus objetivos e linhas orientadoras de implementação em comparação com os seus congéneres em estudo. Como método de recolha de dados utiliza-se o inquérito por questionário, associando os métodos quantitativos e os métodos qualitativos, para a análise dos dados recolhidos. Esta análise quantitativa-qualitativa contribui para uma maior compreensão do estudo de caso. Com os resultados obtidos pretende-se proceder a uma sistematização do conhecimento de vários parâmetros dos SABE das Câmaras Municipais do distrito de Lisboa, refletindo o percurso histórico dos mesmos.The present work was done as a research to the Master Degree in Documental Sciences and is based on the study of the Support Service for School Libraries (SABE) of the Municipal Libraries of Lisbon district. The fieldwork took place between 15 May and 30 September 2011, aiming to trace the pathway and the activities developed by the Municipal Libraries of Lisbon district and also to characterize their current situation and make recommendations on the forms and ways of intervention and support from the Municipal Councils to school libraries. In this study the SABE of Loures City Council was not analyzed because of a matter of professional ethics as I am not only the “Master Degree Student” but also the superior technical responsible for it. However this SABE is presented in terms of policy action in a specific chapter without denying a confrontation of its objectives and implementation guidelines in comparison with its similars in the research. As a method of data collection was used the inquiry by questionnaire combining the quantitative and qualitative methods for the analysis of the collected data. This quantitative and qualitative analysis association helps to a better understanding of the case study. With the results obtained it is intended to obtain a systematized knowledge of the various parameters of the SABE of the Municipal Councils of Lisbon district, reflecting their historical route.2016-10-14T12:01:07Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7376pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatarino, Célia Maria Rochareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:34.824838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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