Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45227 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_791229886ae107c7ad710a57e47dfbea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45227 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LENow I speak, then you speak: the oral communication in the FL classesLínguas estrangeirasComunicação oralEstratégias de aprendizagemForeign languagesOral communicationLearning strategiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório surgiu na sequência do projeto Agora falas tu, agora falo eu: A comunicação oral nas aulas de LE, desenvolvido numa turma de inglês (9.º ano) e numa de espanhol (8.º ano), como projeto de fim de estágio curricular do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende descrever e analisar um projeto de intervenção pedagógica supervisionada, cujo objetivo geral consistiu na promoção da comunicação oral das línguas estrangeiras em questão, utilizando de uma forma sistemática atividades de comunicação. A oralidade na sala de aula não tem sido privilegiada, não obstante a sua importância na aquisição da competência comunicativa numa língua estrangeira esteja comprovada. Os objetivos foram os seguintes: 1) Diagnosticar problemas associados ao uso da LE na comunicação oral entre Aluno/ Professor (A/P) e Aluno/ Aluno (A/A) – este diagnóstico foi realizado numa primeira fase, utilizando para o efeito dois instrumentos de investigação: o questionário inicial e as grelhas de observação das aulas; 2) Promover o uso da LE na comunicação oral entre A/P e A/A – realizada ao longo da lecionação de aulas, através da introdução de estratégias e atividades motivadoras para os alunos; 3) Promover a autonomia do aluno no uso oral da LE – promovendo a divulgação e introdução de estratégias de aprendizagem; 4) Analisar os progressos dos alunos e o valor educativo da intervenção – numa última fase, recorrendo a diferentes instrumentos e ao cruzamento de dados dos mesmos. Uma vez definidos os objetivos procedeu-se à planificação de estratégias de intervenção, nas quais se inserem as atividades de dramatização. Ao longo da intervenção foram utilizados instrumentos de autorregulação da aprendizagem, com o objetivo de avaliar as atividades desenvolvidas. Os resultados demonstram que a seleção das estratégias utilizadas, em particular o método comunicativo, trouxe um aumento significativo do uso da LE na sala de aula, um aumento do uso das estratégias de comunicação e da capacidade reflexiva dos alunos, bem como o desenvolvimento profissional da estagiária.This work resulted from the project Now I speak, then you speak: The oral communication in the FL classes, developed in one English class (9th grade) and in a Spanish class (8th grade). It is the capstone project of the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary. It intends to describe and analyze a supervised pedagogical intervention project that aimed at the development of the oral skills in foreign language (FL). The main goal was to promote the use of the FL in classes, through the systematic use of communicative activities. The oral skill has not been privileged in the classroom, despite its importance in the acquisition of communicative competence in a FL. The project objectives were: 1) To diagnose problems associated with the use of the FL in oral communication between Student / Teacher (S/T) and Student / Student (S/S) - carried out in the first phase of the project, using two instruments for this purpose: the initial questionnaire and the grids for observation of classes; 2) To promote the use of the FL in oral communication between S/T and S/S - implemented along the project by introducing motivating strategies and activities; 3) To promote students’ autonomy in the oral use of the FL - promoting the use of learning strategies; 4) To evaluate the students’ progress and the educational value of the intervention - at the final stage, using different instruments and cross-checking them. Once the objectives were defined, intervention strategies were designed, including role play activities and other communicative activities. Throughout the intervention, self-regulation instruments were used to evaluate the activities. The results show that the selection of the strategies used, in particular the communicative method, created a significant increase in the use of the FL in the classroom, an increase in the use of communication strategies and students’ reflective capacity, as well as promoting teacher learning.Moreira, Maria AlfredoDono López, PedroUniversidade do MinhoMeneses, Carla Susana Paradela2017-01-252017-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45227por201648121info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:14.646905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE Now I speak, then you speak: the oral communication in the FL classes |
title |
Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE |
spellingShingle |
Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE Meneses, Carla Susana Paradela Línguas estrangeiras Comunicação oral Estratégias de aprendizagem Foreign languages Oral communication Learning strategies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE |
title_full |
Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE |
title_fullStr |
Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE |
title_full_unstemmed |
Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE |
title_sort |
Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE |
author |
Meneses, Carla Susana Paradela |
author_facet |
Meneses, Carla Susana Paradela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Maria Alfredo Dono López, Pedro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Carla Susana Paradela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Línguas estrangeiras Comunicação oral Estratégias de aprendizagem Foreign languages Oral communication Learning strategies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Línguas estrangeiras Comunicação oral Estratégias de aprendizagem Foreign languages Oral communication Learning strategies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-25 2017-01-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45227 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201648121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132862953291776 |