Reestruturação do Sistema HACCP na empresa José Maria da Fonseca, Vinhos – S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Joana Leonor Brandão de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/13973
Resumo: É seguro afirmar-se que a crescente consciência da indústria para os temas relacionados com a garantia de Segurança Alimentar (SA) para o consumidor final absorveu os conceitos de garantia de qualidade, que passaram a ser parte integrante do processo SA. Muitas empresas da indústria alimentar, quer no papel de fornecedores diretos para as mesmas, ao dia de hoje, quer em processos iniciais de certificações, optam por normas específicas de SA em detrimento dos referenciais da Qualidade. A preocupação com temas relacionados com segurança alimentar é crescente e crucial na indústria, assenta na importância e preocupações com a saúde pública bem como no impacto económico. A globalização da produção e aquisição de alimentos, torna as cadeias alimentares maiores e mais complexas, aumentando o perigo de incidentes de segurança alimentar. Este trabalho teve em conta a complexidade e as vantagens da implementação destes sistemas de segurança alimentar, tendo identificado e detalhado as oportunidades de melhoria e os pontos fortes nesta indústria, que pretende reestruturar o seu plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP) inserido na NP ISO 9001:2008. De salientar, que todos estes referenciais que são exigidos às empresas atualmente, implicam custos e, portanto, muitas empresas como a José Maria da Fonseca (JMF), optam por utilizar os referenciais de normas pré-existentes nas empresas, abrangendo o plano de HACCP. O comprometimento por parte da gestão de topo da JMF conduziu a uma primeira abordagem ao HACCP com base nos requisitos da Norma NP ISO 9001:2008, tal como em várias outras indústrias da altura, a um plano que contemplava: pontos de controlo do processo (qualitativos, requisitos de conformidade de produto, especificações legais) e também pontos de controlo crítico. Com base na metodologia de melhoria contínua, assente na Norma NP ISO 9001:2008, com enfoque no cliente e na política de qualidade da empresa, a JMF volta a ter como objetivo: reavaliar e reestruturar o seu plano de HACCP.
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