Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6539 |
Resumo: | Tendo em conta que o objecto da supervisão não é fazer julgamentos sobre as competências dos professores nem controlar o seu trabalho mas sim cooperar com eles e, sendo a resolução de problemas disciplinares um dos obstáculos a ultrapassar, para que a integração do futuro professor seja plena, procurámos, com este estudo: i) saber que formação teórica e prática recebem os professores, em formação inicial, sobre gestão de sala de aula e resolução de problemas disciplinares, ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários e iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinares, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas onze entrevistas a professoresestagiários, do 4.º Ano do curso de Professores do Ensino Básico-1.º Ciclo, A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Podemos concluir que: (i) os professores-estagiários não recebem formação teórica suficiente acerca da gestão de sala de aula e da resolução de problemas disciplinares |
id |
RCAP_79328cf13333b217811752600e4667ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6539 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiáriosProfessor-estagiárioIndisciplinaFormação inicialGestão de sala de aulaSupervisão pedagógicaTendo em conta que o objecto da supervisão não é fazer julgamentos sobre as competências dos professores nem controlar o seu trabalho mas sim cooperar com eles e, sendo a resolução de problemas disciplinares um dos obstáculos a ultrapassar, para que a integração do futuro professor seja plena, procurámos, com este estudo: i) saber que formação teórica e prática recebem os professores, em formação inicial, sobre gestão de sala de aula e resolução de problemas disciplinares, ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários e iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinares, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas onze entrevistas a professoresestagiários, do 4.º Ano do curso de Professores do Ensino Básico-1.º Ciclo, A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Podemos concluir que: (i) os professores-estagiários não recebem formação teórica suficiente acerca da gestão de sala de aula e da resolução de problemas disciplinaresInstituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Maria do CéuQueirós, Telma Maria Gonçalves2011-12-28T15:12:49Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6539porRibeiro, Maria do Céu; Queirós, Telma Maria Gonçalves (2010). Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários. Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:1, p. 83-1051645-477410.34620/eduser.v2i1.17info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:16:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:34.784775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários |
title |
Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários |
spellingShingle |
Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários Ribeiro, Maria do Céu Professor-estagiário Indisciplina Formação inicial Gestão de sala de aula Supervisão pedagógica |
title_short |
Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários |
title_full |
Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários |
title_fullStr |
Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários |
title_full_unstemmed |
Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários |
title_sort |
Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários |
author |
Ribeiro, Maria do Céu |
author_facet |
Ribeiro, Maria do Céu Queirós, Telma Maria Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Queirós, Telma Maria Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria do Céu Queirós, Telma Maria Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor-estagiário Indisciplina Formação inicial Gestão de sala de aula Supervisão pedagógica |
topic |
Professor-estagiário Indisciplina Formação inicial Gestão de sala de aula Supervisão pedagógica |
description |
Tendo em conta que o objecto da supervisão não é fazer julgamentos sobre as competências dos professores nem controlar o seu trabalho mas sim cooperar com eles e, sendo a resolução de problemas disciplinares um dos obstáculos a ultrapassar, para que a integração do futuro professor seja plena, procurámos, com este estudo: i) saber que formação teórica e prática recebem os professores, em formação inicial, sobre gestão de sala de aula e resolução de problemas disciplinares, ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários e iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinares, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas onze entrevistas a professoresestagiários, do 4.º Ano do curso de Professores do Ensino Básico-1.º Ciclo, A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Podemos concluir que: (i) os professores-estagiários não recebem formação teórica suficiente acerca da gestão de sala de aula e da resolução de problemas disciplinares |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-12-28T15:12:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/6539 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/6539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria do Céu; Queirós, Telma Maria Gonçalves (2010). Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários. Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:1, p. 83-105 1645-4774 10.34620/eduser.v2i1.17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135205282283520 |