A Gestão de Recursos Humanos e a Gestão da Qualidade numa Start-Up Estudo de caso sobre o Envolvimento, Desempenho e Bem-Estar Individuais e de Equipa em tempos de Crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Micaela Ferrão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100719
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
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spelling A Gestão de Recursos Humanos e a Gestão da Qualidade numa Start-Up Estudo de caso sobre o Envolvimento, Desempenho e Bem-Estar Individuais e de Equipa em tempos de CriseHuman Resources Management and Quality Management in a Start-Up Case study on Individual and Team Engagement, Performance and Well-Being in Times of CrisisGestão de Recursos HumanosGestão da QualidadeDesenvolvimento OrganizacionalBem-estar OrganizacionalPandemia COVID-19Human Resources ManagementQuality ManagementOrganizational DevelopmentOrganizational Well-beingCOVID-19 pandemicRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo por base o Estágio Curricular, decorrido durante o segundo semestre do presente ano letivo (2020/2021) na entidade de acolhimento, a STRA, S.A. As áreas funcionais deste Estágio recaíram sobre a Gestão de Recursos Humanos e a Gestão da Qualidade. A elaboração deste relatório teve como objetivo a descrição das atividades realizadas durante o período de duração do mesmo – aproximadamente 18 semanas – e da fundamentação destas mesmas atividades tendo, como apoio, o enquadramento teórico previamente realizado. Num último momento, é apresentado um Estudo de Caso, cuja finalidade passou por compreender como a STRA, S.A. geriu o desempenho e o bem-estar dos seus colaboradores e demais equipas durante tempos de crise, nomeadamente no que concerne à situação epidemiológica resultante da pandemia COVID-19.O primeiro capítulo deste relatório engloba dois pontos: o primeiro ponto, recaiu no enquadramento teórico sobre as Práticas de Gestão de Recursos Humanos nas Organizações, como o recrutamento e a seleção, o acolhimento e a integração, training –formação e desenvolvimento –, compensação e benefícios e a comunicação interna e externa – Employer Branding. O segundo ponto deste capítulo focou questões direcionadas para a Gestão da Qualidade, nomeadamente os Quality Management Systems (QMS) e os Key Performance Indicators (KPI’s). O segundo e o terceiro capítulo focaram, respetivamente, a caracterização e a descrição da Entidade de Acolhimento – STRA, S.A –, nomeadamente a sua história, valores e cultura, a indústria em que esta se encontra e os seus principais parceiros e a descrição das atividades realizadas durante o Estágio Curricular. O quarto e último capítulo, incidiu sobre o Estudo de Caso desenvolvido – “O Envolvimento, Desempenho e Bem-Estar Individuais e de Equipa em tempos de Crise". Neste capítulo foram tratadas as demais dimensões e variáveis do estudo de caso, foi apresentado o método utilizado para a recolha de dados e feita uma análise e discussão dos resultados conseguidos. Por fim, nas conclusões do presente relatório, foi realizada uma apreciação, a nível global, das vivências experienciadas durante o período do Estágio Curricular, das aprendizagens adquiridas e do contributo para o trabalho desempenhado. Foi feito, igualmente, um alinhamento entre a formação académica obtida no ciclo de estudos, o enquadramento teórico e as práticas aplicadas na Entidade de Acolhimento. No que concerne ao Estudo de Caso procedeu-se, também, à sintetização dos principais resultados e implicações.This report was prepared as part of the Master’s in management at the Faculty of Economics, University of Coimbra, having as a requirement the conclusion of the same and based on the Curricular Internship, held during the second semester of the current academic year (2020/2021) at STRA, S.A. The functional areas of this internship were Human Resources Management and Quality Management.The aim of this report was to describe the activities carried out during this period -approximately 18 weeks - and the justification for these activities based on the theoretical framework previously developed. Finally, a Case Study was conducted, whose purpose was to understand how STRA, S.A. (and other Portuguese and Brazilian organizations) managed the performance and well-being of its employees and other teams in times of crisis – like the COVID-19 pandemic we're living in.The first chapter is divided into two sections, the first dealing with the theoretical framework of Human Resource Management Practices in Organizations, such as recruitment and selection, reception and integration, training – training and development –, compensation and benefits and internal and external communication – Employer Branding. The second section of this chapter focuses on issues directed at Quality Management, namely Quality Management Systems (QMS) and Key Performance Indicators (KPI's). The second and third chapters focus, respectively, on the characterization and description of the Host Entity – STRA, S.A. –, namely its history, values and culture, as well as the industry in which it is located and its main partners, and the description of the activities carried out during the Internship.The fourth and last chapter focused on the case study developed – "Individual and Team Involvement, Performance and Well-Being in Times of Crisis". In this chapter the other dimensions and variables of the case study are dealt with, the method used for data collection is presented as well as the data analysis and discussion.In conclusion, a general assessment was made about this curricular internship, the overall experience the learning acquired and the contribution to the work done by the company.Also, there was an alignment between the academic knowledge at the University, the theoretical framework and the practices applied at the reception center. Regarding the case study, the results and implications were also synthesized.2021-11-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100719http://hdl.handle.net/10316/100719TID:203034007porReis, Micaela Ferrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-09T20:34:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:02.951151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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