Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18392 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio destina-se à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e articula-se com o projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada. O projeto de intervenção e de investigação insere-se na temática de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem em contexto de sala de aula, nomeadamente, na estratégia de trabalho de grupo com caraterísticas de aprendizagem cooperativa. Este foi implementado numa turma do 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação deste projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que as caraterísticas das sociedades atuais exigem que um indivíduo domine determinadas competências sociais que contribuem para o sucesso global da vida de cada um e permitem a sua participação eficaz em múltiplos contextos. Para atingir esse objetivo, decidi implementar a estratégia didática de trabalho de grupo cooperativo e, desta forma, investigar quais as suas potencialidades no desenvolvimento das competências sociais. Para este projeto, optei pela realização de um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e interpretativa e com caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados elegi a observação participante, as notas de campo, o inquérito por questionário, os documentos preenchidos pelos alunos (fichas de autoavaliação e de reflexão conjunta) e as vídeo-gravações das sessões de trabalho de grupo e de balanço final. Os resultados obtidos permitiram-me obter evidências de que o Trabalho de Grupo Cooperativo é uma estratégia que, de forma gradual, pode promover o desenvolvimento das competências sociais dos alunos. |
id |
RCAP_bf1ea8da2ef29ff84aaa7dc08c86b2bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18392 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem cooperativaTrabalho de grupoEnsino básico 1º cicloTécnicas pedagógicasDesenvolvimento das competênciasSocializaçãoO presente Relatório Final de Estágio destina-se à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e articula-se com o projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada. O projeto de intervenção e de investigação insere-se na temática de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem em contexto de sala de aula, nomeadamente, na estratégia de trabalho de grupo com caraterísticas de aprendizagem cooperativa. Este foi implementado numa turma do 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação deste projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que as caraterísticas das sociedades atuais exigem que um indivíduo domine determinadas competências sociais que contribuem para o sucesso global da vida de cada um e permitem a sua participação eficaz em múltiplos contextos. Para atingir esse objetivo, decidi implementar a estratégia didática de trabalho de grupo cooperativo e, desta forma, investigar quais as suas potencialidades no desenvolvimento das competências sociais. Para este projeto, optei pela realização de um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e interpretativa e com caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados elegi a observação participante, as notas de campo, o inquérito por questionário, os documentos preenchidos pelos alunos (fichas de autoavaliação e de reflexão conjunta) e as vídeo-gravações das sessões de trabalho de grupo e de balanço final. Os resultados obtidos permitiram-me obter evidências de que o Trabalho de Grupo Cooperativo é uma estratégia que, de forma gradual, pode promover o desenvolvimento das competências sociais dos alunos.This present Final Report aims at obtaining the Master’s Degree in “Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico” and it articulates with the intervention and research project developed under the educational component of Supervised Pedagogical Practice. This intervention and research project addresses the issue of organization and management of the learning and teaching process in the context of the classroom, more precisely in relation to group work strategy with cooperative learning characteristics. This study was implemented in one class, namely a 4th grade of the 1st cycle of Basic Education. The goal of the implementation of this project is to provide students with the ability to develop their social skills, since the characteristics of current societies require an individual to master certain social skills that contribute to the overall success of one’s life and allow effective participation in multiple contexts. To achieve this goal, I decided to implement the didactic strategy of cooperative group work and, thus, investigate its potential in the development of social skills. For this project I chose to carry out a descriptive and exploratory study, of qualitative and interpretative nature, with characteristics of the research-action methodology. The data was collected using participant observation, field notes, inquiries, documents filled out by the students (self-assessment and group reflexion sheets) and video recordings of all group work sessions and also the final conclusion. The results allowed me to obtain evidence that cooperative group work is a strategy that may promote the gradual development of the students’ social skills.Universidade de Aveiro2017-09-27T10:08:13Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18392TID:201935449porAmaral, Sara de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:02:58Zoai:ria.ua.pt:10773/18392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:02:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico Amaral, Sara de Carvalho Aprendizagem cooperativa Trabalho de grupo Ensino básico 1º ciclo Técnicas pedagógicas Desenvolvimento das competências Socialização |
title_short |
Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Amaral, Sara de Carvalho |
author_facet |
Amaral, Sara de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Sara de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Trabalho de grupo Ensino básico 1º ciclo Técnicas pedagógicas Desenvolvimento das competências Socialização |
topic |
Aprendizagem cooperativa Trabalho de grupo Ensino básico 1º ciclo Técnicas pedagógicas Desenvolvimento das competências Socialização |
description |
O presente Relatório Final de Estágio destina-se à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e articula-se com o projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada. O projeto de intervenção e de investigação insere-se na temática de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem em contexto de sala de aula, nomeadamente, na estratégia de trabalho de grupo com caraterísticas de aprendizagem cooperativa. Este foi implementado numa turma do 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação deste projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que as caraterísticas das sociedades atuais exigem que um indivíduo domine determinadas competências sociais que contribuem para o sucesso global da vida de cada um e permitem a sua participação eficaz em múltiplos contextos. Para atingir esse objetivo, decidi implementar a estratégia didática de trabalho de grupo cooperativo e, desta forma, investigar quais as suas potencialidades no desenvolvimento das competências sociais. Para este projeto, optei pela realização de um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e interpretativa e com caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados elegi a observação participante, as notas de campo, o inquérito por questionário, os documentos preenchidos pelos alunos (fichas de autoavaliação e de reflexão conjunta) e as vídeo-gravações das sessões de trabalho de grupo e de balanço final. Os resultados obtidos permitiram-me obter evidências de que o Trabalho de Grupo Cooperativo é uma estratégia que, de forma gradual, pode promover o desenvolvimento das competências sociais dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-09-27T10:08:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18392 TID:201935449 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18392 |
identifier_str_mv |
TID:201935449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543595145560064 |