Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Sara de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18392
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio destina-se à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e articula-se com o projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada. O projeto de intervenção e de investigação insere-se na temática de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem em contexto de sala de aula, nomeadamente, na estratégia de trabalho de grupo com caraterísticas de aprendizagem cooperativa. Este foi implementado numa turma do 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação deste projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que as caraterísticas das sociedades atuais exigem que um indivíduo domine determinadas competências sociais que contribuem para o sucesso global da vida de cada um e permitem a sua participação eficaz em múltiplos contextos. Para atingir esse objetivo, decidi implementar a estratégia didática de trabalho de grupo cooperativo e, desta forma, investigar quais as suas potencialidades no desenvolvimento das competências sociais. Para este projeto, optei pela realização de um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e interpretativa e com caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados elegi a observação participante, as notas de campo, o inquérito por questionário, os documentos preenchidos pelos alunos (fichas de autoavaliação e de reflexão conjunta) e as vídeo-gravações das sessões de trabalho de grupo e de balanço final. Os resultados obtidos permitiram-me obter evidências de que o Trabalho de Grupo Cooperativo é uma estratégia que, de forma gradual, pode promover o desenvolvimento das competências sociais dos alunos.
id RCAP_bf1ea8da2ef29ff84aaa7dc08c86b2bc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem cooperativaTrabalho de grupoEnsino básico 1º cicloTécnicas pedagógicasDesenvolvimento das competênciasSocializaçãoO presente Relatório Final de Estágio destina-se à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e articula-se com o projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada. O projeto de intervenção e de investigação insere-se na temática de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem em contexto de sala de aula, nomeadamente, na estratégia de trabalho de grupo com caraterísticas de aprendizagem cooperativa. Este foi implementado numa turma do 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação deste projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que as caraterísticas das sociedades atuais exigem que um indivíduo domine determinadas competências sociais que contribuem para o sucesso global da vida de cada um e permitem a sua participação eficaz em múltiplos contextos. Para atingir esse objetivo, decidi implementar a estratégia didática de trabalho de grupo cooperativo e, desta forma, investigar quais as suas potencialidades no desenvolvimento das competências sociais. Para este projeto, optei pela realização de um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e interpretativa e com caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados elegi a observação participante, as notas de campo, o inquérito por questionário, os documentos preenchidos pelos alunos (fichas de autoavaliação e de reflexão conjunta) e as vídeo-gravações das sessões de trabalho de grupo e de balanço final. Os resultados obtidos permitiram-me obter evidências de que o Trabalho de Grupo Cooperativo é uma estratégia que, de forma gradual, pode promover o desenvolvimento das competências sociais dos alunos.This present Final Report aims at obtaining the Master’s Degree in “Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico” and it articulates with the intervention and research project developed under the educational component of Supervised Pedagogical Practice. This intervention and research project addresses the issue of organization and management of the learning and teaching process in the context of the classroom, more precisely in relation to group work strategy with cooperative learning characteristics. This study was implemented in one class, namely a 4th grade of the 1st cycle of Basic Education. The goal of the implementation of this project is to provide students with the ability to develop their social skills, since the characteristics of current societies require an individual to master certain social skills that contribute to the overall success of one’s life and allow effective participation in multiple contexts. To achieve this goal, I decided to implement the didactic strategy of cooperative group work and, thus, investigate its potential in the development of social skills. For this project I chose to carry out a descriptive and exploratory study, of qualitative and interpretative nature, with characteristics of the research-action methodology. The data was collected using participant observation, field notes, inquiries, documents filled out by the students (self-assessment and group reflexion sheets) and video recordings of all group work sessions and also the final conclusion. The results allowed me to obtain evidence that cooperative group work is a strategy that may promote the gradual development of the students’ social skills.Universidade de Aveiro2017-09-27T10:08:13Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18392TID:201935449porAmaral, Sara de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:02:58Zoai:ria.ua.pt:10773/18392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:02:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Amaral, Sara de Carvalho
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
Ensino básico 1º ciclo
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento das competências
Socialização
title_short Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Trabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Amaral, Sara de Carvalho
author_facet Amaral, Sara de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Sara de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
Ensino básico 1º ciclo
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento das competências
Socialização
topic Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
Ensino básico 1º ciclo
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento das competências
Socialização
description O presente Relatório Final de Estágio destina-se à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e articula-se com o projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada. O projeto de intervenção e de investigação insere-se na temática de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem em contexto de sala de aula, nomeadamente, na estratégia de trabalho de grupo com caraterísticas de aprendizagem cooperativa. Este foi implementado numa turma do 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação deste projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que as caraterísticas das sociedades atuais exigem que um indivíduo domine determinadas competências sociais que contribuem para o sucesso global da vida de cada um e permitem a sua participação eficaz em múltiplos contextos. Para atingir esse objetivo, decidi implementar a estratégia didática de trabalho de grupo cooperativo e, desta forma, investigar quais as suas potencialidades no desenvolvimento das competências sociais. Para este projeto, optei pela realização de um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e interpretativa e com caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados elegi a observação participante, as notas de campo, o inquérito por questionário, os documentos preenchidos pelos alunos (fichas de autoavaliação e de reflexão conjunta) e as vídeo-gravações das sessões de trabalho de grupo e de balanço final. Os resultados obtidos permitiram-me obter evidências de que o Trabalho de Grupo Cooperativo é uma estratégia que, de forma gradual, pode promover o desenvolvimento das competências sociais dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-09-27T10:08:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18392
TID:201935449
url http://hdl.handle.net/10773/18392
identifier_str_mv TID:201935449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543595145560064