Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Meira Veras
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernanda Mota Pereira, Gisele Dias de Oliveira Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161
Resumo: Neste capítulo, temos como objetivo principal apresentar e problematizar questões relacionadas à decolonialidade no ensino superior que vêm sendo pesquisadas por meio de metodologias qualitativas na Universidade Federal da Bahia. A partir da constatação de que o conhecimento acadêmico-científico no Brasil apresenta um forte traço da colonialidade, torna-se urgente enunciar os processos que têm tornado a Universidade um espaço estratégico para o processo de decolonização. Reconhecemos os avanços nos últimos anos com a emergência de demandas pela publicação de políticas e programas, bem como pela reconfiguração do currículo das disciplinas para atender à diversidade observada na universidade. No entanto, não obstante os avanços observados, ainda podemos notar uma ascendência colonial em modos de pensar a produção de conhecimento e as estratégias didáticas de seu compartilhamento, sobretudo, em época de busca de parâmetros alinhados a epistemologias do Norte Global, em especial, o Eurocentrismo. Neste capítulo, apresentaremos três pesquisas nas quais a decolonização é uma temática transversal. Além disso, destacamos que estas pesquisas se desenvolveram com o aporte metodológico qualitativo, o qual se revela importante para a obtenção de resultados teóricos e práticos.
id RCAP_7a4069d3f3379ff6eb76179595a68d52
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/774
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Decolonialidade e Universidade: Estratégias de EnfrentamentoNeste capítulo, temos como objetivo principal apresentar e problematizar questões relacionadas à decolonialidade no ensino superior que vêm sendo pesquisadas por meio de metodologias qualitativas na Universidade Federal da Bahia. A partir da constatação de que o conhecimento acadêmico-científico no Brasil apresenta um forte traço da colonialidade, torna-se urgente enunciar os processos que têm tornado a Universidade um espaço estratégico para o processo de decolonização. Reconhecemos os avanços nos últimos anos com a emergência de demandas pela publicação de políticas e programas, bem como pela reconfiguração do currículo das disciplinas para atender à diversidade observada na universidade. No entanto, não obstante os avanços observados, ainda podemos notar uma ascendência colonial em modos de pensar a produção de conhecimento e as estratégias didáticas de seu compartilhamento, sobretudo, em época de busca de parâmetros alinhados a epistemologias do Norte Global, em especial, o Eurocentrismo. Neste capítulo, apresentaremos três pesquisas nas quais a decolonização é uma temática transversal. Além disso, destacamos que estas pesquisas se desenvolveram com o aporte metodológico qualitativo, o qual se revela importante para a obtenção de resultados teóricos e práticos.Ludomedia2021-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): The Practice in Qualitative Research: Experiences of Research Groups; 152-161New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): La Práctica en Investigación Cualitativa: Experiencias de Grupos de Investigación; 152-161New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): A Prática na Investigação Qualitativa: Experiências de Grupos de Investigação ; 152-1612184-777010.36367/ntqr.5.2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/774https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/774/828Renata Meira VerasFernanda Mota PereiraGisele Dias de Oliveira Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:57Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:00.366813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento
title Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento
spellingShingle Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento
Renata Meira Veras
title_short Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento
title_full Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento
title_fullStr Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento
title_full_unstemmed Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento
title_sort Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento
author Renata Meira Veras
author_facet Renata Meira Veras
Fernanda Mota Pereira
Gisele Dias de Oliveira Carneiro
author_role author
author2 Fernanda Mota Pereira
Gisele Dias de Oliveira Carneiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Meira Veras
Fernanda Mota Pereira
Gisele Dias de Oliveira Carneiro
description Neste capítulo, temos como objetivo principal apresentar e problematizar questões relacionadas à decolonialidade no ensino superior que vêm sendo pesquisadas por meio de metodologias qualitativas na Universidade Federal da Bahia. A partir da constatação de que o conhecimento acadêmico-científico no Brasil apresenta um forte traço da colonialidade, torna-se urgente enunciar os processos que têm tornado a Universidade um espaço estratégico para o processo de decolonização. Reconhecemos os avanços nos últimos anos com a emergência de demandas pela publicação de políticas e programas, bem como pela reconfiguração do currículo das disciplinas para atender à diversidade observada na universidade. No entanto, não obstante os avanços observados, ainda podemos notar uma ascendência colonial em modos de pensar a produção de conhecimento e as estratégias didáticas de seu compartilhamento, sobretudo, em época de busca de parâmetros alinhados a epistemologias do Norte Global, em especial, o Eurocentrismo. Neste capítulo, apresentaremos três pesquisas nas quais a decolonização é uma temática transversal. Além disso, destacamos que estas pesquisas se desenvolveram com o aporte metodológico qualitativo, o qual se revela importante para a obtenção de resultados teóricos e práticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161
https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161
url https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/774
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/774/828
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): The Practice in Qualitative Research: Experiences of Research Groups; 152-161
New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): La Práctica en Investigación Cualitativa: Experiencias de Grupos de Investigación; 152-161
New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): A Prática na Investigação Qualitativa: Experiências de Grupos de Investigação ; 152-161
2184-7770
10.36367/ntqr.5.2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130941781704704