Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161 |
Resumo: | Neste capítulo, temos como objetivo principal apresentar e problematizar questões relacionadas à decolonialidade no ensino superior que vêm sendo pesquisadas por meio de metodologias qualitativas na Universidade Federal da Bahia. A partir da constatação de que o conhecimento acadêmico-científico no Brasil apresenta um forte traço da colonialidade, torna-se urgente enunciar os processos que têm tornado a Universidade um espaço estratégico para o processo de decolonização. Reconhecemos os avanços nos últimos anos com a emergência de demandas pela publicação de políticas e programas, bem como pela reconfiguração do currículo das disciplinas para atender à diversidade observada na universidade. No entanto, não obstante os avanços observados, ainda podemos notar uma ascendência colonial em modos de pensar a produção de conhecimento e as estratégias didáticas de seu compartilhamento, sobretudo, em época de busca de parâmetros alinhados a epistemologias do Norte Global, em especial, o Eurocentrismo. Neste capítulo, apresentaremos três pesquisas nas quais a decolonização é uma temática transversal. Além disso, destacamos que estas pesquisas se desenvolveram com o aporte metodológico qualitativo, o qual se revela importante para a obtenção de resultados teóricos e práticos. |
id |
RCAP_7a4069d3f3379ff6eb76179595a68d52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/774 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Decolonialidade e Universidade: Estratégias de EnfrentamentoNeste capítulo, temos como objetivo principal apresentar e problematizar questões relacionadas à decolonialidade no ensino superior que vêm sendo pesquisadas por meio de metodologias qualitativas na Universidade Federal da Bahia. A partir da constatação de que o conhecimento acadêmico-científico no Brasil apresenta um forte traço da colonialidade, torna-se urgente enunciar os processos que têm tornado a Universidade um espaço estratégico para o processo de decolonização. Reconhecemos os avanços nos últimos anos com a emergência de demandas pela publicação de políticas e programas, bem como pela reconfiguração do currículo das disciplinas para atender à diversidade observada na universidade. No entanto, não obstante os avanços observados, ainda podemos notar uma ascendência colonial em modos de pensar a produção de conhecimento e as estratégias didáticas de seu compartilhamento, sobretudo, em época de busca de parâmetros alinhados a epistemologias do Norte Global, em especial, o Eurocentrismo. Neste capítulo, apresentaremos três pesquisas nas quais a decolonização é uma temática transversal. Além disso, destacamos que estas pesquisas se desenvolveram com o aporte metodológico qualitativo, o qual se revela importante para a obtenção de resultados teóricos e práticos.Ludomedia2021-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): The Practice in Qualitative Research: Experiences of Research Groups; 152-161New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): La Práctica en Investigación Cualitativa: Experiencias de Grupos de Investigación; 152-161New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): A Prática na Investigação Qualitativa: Experiências de Grupos de Investigação ; 152-1612184-777010.36367/ntqr.5.2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/774https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/774/828Renata Meira VerasFernanda Mota PereiraGisele Dias de Oliveira Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:57Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:00.366813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento |
title |
Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento |
spellingShingle |
Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento Renata Meira Veras |
title_short |
Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento |
title_full |
Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento |
title_fullStr |
Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento |
title_full_unstemmed |
Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento |
title_sort |
Decolonialidade e Universidade: Estratégias de Enfrentamento |
author |
Renata Meira Veras |
author_facet |
Renata Meira Veras Fernanda Mota Pereira Gisele Dias de Oliveira Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Fernanda Mota Pereira Gisele Dias de Oliveira Carneiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Meira Veras Fernanda Mota Pereira Gisele Dias de Oliveira Carneiro |
description |
Neste capítulo, temos como objetivo principal apresentar e problematizar questões relacionadas à decolonialidade no ensino superior que vêm sendo pesquisadas por meio de metodologias qualitativas na Universidade Federal da Bahia. A partir da constatação de que o conhecimento acadêmico-científico no Brasil apresenta um forte traço da colonialidade, torna-se urgente enunciar os processos que têm tornado a Universidade um espaço estratégico para o processo de decolonização. Reconhecemos os avanços nos últimos anos com a emergência de demandas pela publicação de políticas e programas, bem como pela reconfiguração do currículo das disciplinas para atender à diversidade observada na universidade. No entanto, não obstante os avanços observados, ainda podemos notar uma ascendência colonial em modos de pensar a produção de conhecimento e as estratégias didáticas de seu compartilhamento, sobretudo, em época de busca de parâmetros alinhados a epistemologias do Norte Global, em especial, o Eurocentrismo. Neste capítulo, apresentaremos três pesquisas nas quais a decolonização é uma temática transversal. Além disso, destacamos que estas pesquisas se desenvolveram com o aporte metodológico qualitativo, o qual se revela importante para a obtenção de resultados teóricos e práticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161 https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.152-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/774 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/774/828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): The Practice in Qualitative Research: Experiences of Research Groups; 152-161 New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): La Práctica en Investigación Cualitativa: Experiencias de Grupos de Investigación; 152-161 New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): A Prática na Investigação Qualitativa: Experiências de Grupos de Investigação ; 152-161 2184-7770 10.36367/ntqr.5.2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130941781704704 |