Professores do outro lado do espelho: a observação por pares como instrumento para o desenvolvimento profissional no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Amanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Rui Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34656
Resumo: A observação por pares é uma modalidade de (auto)formação que permite que os professores observem as aulas reciprocamente, essencialmente para a reflexão entre pares e eventual melhoria das suas práticas. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento profissional daqueles, o que se afigura especialmente relevante considerando que, em Portugal, deter formação didático-pedagógica de base para a docência não éreconhecido institucionalmente como indispensável para ensinar no Ensino Superior, nem valorizado pelos mecanismos de avaliação do desempenho, nas situações que se conhecem. Na Universidade de Aveiro está a ser implementado o POP - Programa de Observação por Pares; com este, os professores podem observar demais formas de ser e de atuar profissionalmente, bem como aprender e transformar as suas práticas pedagógicas e diversas dimensões da sua profissionalidade docente, numa experiência de colegialidade entre pares. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa, examinam-se os dados recolhidos atéao momento com a implementação deste programa (que conta com três edições, em três semestres letivos seguidos), dando voz aos professores-participantes. A partir de uma análise temática, consideram-se concretamente as suas perceções sobre as vantagens que provêm da participação no POP, à luz de conceitos fulcrais como profissionalidade docente e desenvolvimento profissional, no quadro específico do Ensino Superior. Do outro lado do espelho proporcionado pela observação e pela reflexão a par, encontram-se vantagens também relativas à formação, inter-relação, descoberta e potencialidade, as quais, conjuntamente, ilustram a relevância deste tipo de prática para a (auto)formação dos professores do Ensino Superior, para o desenvolvimento da sua profissionalidade docente.
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Na Universidade de Aveiro está a ser implementado o POP - Programa de Observação por Pares; com este, os professores podem observar demais formas de ser e de atuar profissionalmente, bem como aprender e transformar as suas práticas pedagógicas e diversas dimensões da sua profissionalidade docente, numa experiência de colegialidade entre pares. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa, examinam-se os dados recolhidos atéao momento com a implementação deste programa (que conta com três edições, em três semestres letivos seguidos), dando voz aos professores-participantes. A partir de uma análise temática, consideram-se concretamente as suas perceções sobre as vantagens que provêm da participação no POP, à luz de conceitos fulcrais como profissionalidade docente e desenvolvimento profissional, no quadro específico do Ensino Superior. Do outro lado do espelho proporcionado pela observação e pela reflexão a par, encontram-se vantagens também relativas à formação, inter-relação, descoberta e potencialidade, as quais, conjuntamente, ilustram a relevância deste tipo de prática para a (auto)formação dos professores do Ensino Superior, para o desenvolvimento da sua profissionalidade docente.La observación entre pares es una modalidad de (auto)formación que permite que el profesorado observe clases recíprocamente, esencialmente para la reflexión entre pares y la eventual mejoría de sus prácticas. El objetivo es contribuir para su desarrollo profesional, lo que es especialmente relevante considerando que, en Portugal, detener formación didáctico-pedagógica de base para la docencia nos es institucionalmente reconocido como indispensable para enseñar en la Enseñanza Superior, ni valorado por los mecanismos de evaluación del desempeño, en las situaciones conocidas. En la Universidad de Aveiro está siendo empleado el POP - Programa de Observación entre Pares; con él, los profesores pueden observar demás formas de ser y de actuar profesionalmente, así como aprender y transformar sus prácticas pedagógicas y demás dimensiones de su profesionalidad docente, en una experiencia de colegialidad entre pares. En este estudio cualitativo de naturaleza interpretativa, examinamos los datos colectados hasta el momento con la implementación de este programa (tres ediciones en tres semestres lectivos), dando voz a los profesores-participantes. Desde un análisis temático, consideramos concretamente sus percepciones sobre las ventajas provenientes de la participación en POP, a la luz de conceptos fundamentales como profesionalidad docente y desarrollo profesional, en el cuadro de la Enseñanza Superior. A través del espejo proporcionado por la observación y la reflexión a par, se encuentran ventajas relativas a la formación, interrelación, descubierta y potencialidad, las cuales, conjuntamente, ilustran la relevancia de este tipo de práctica para la (auto)formación del profesorado de la Enseñanza Superior, para el desarrollo de su profesionalidad docente.Peer observation of teaching is a modality of (self)formation that enables faculty to observe classes reciprocally, essentially for the reflection among peers and the eventual improvement of their practices. The purpose is to contribute for their professional development, which becomes especially relevant considering that, in Portugal, to have didactic-pedagogical formation to teach in Higher Education is neither institutionally recognized as indispensable, nor is it valued in performance evaluation mechanisms, in known situations. At University of Aveiro, POP - Programa de Observação por Pares (Peer Observation of Teaching) is being implemented; here, faculty may observe other ways of being and performing professionally, and also learn and transform their pedagogical practices and other dimensions of faculty professionalism, in an experience of collegiality among peers. In this qualitative study with an interpretative nature, we examine the data collected until this moment with the implementation of this program (which already counts with three editions, in three consecutive semesters), giving voice to participants. From a thematic analysis, we considered specifically their perceptions about the advantages of participating in POP, in light of crucial concepts such as faculty professionalism and professional development, in the specific context of Higher Education. Through the looking-glass provided by peer observation and reflection, there are advantages that also concern formation, interrelation, discovery, and potentiality, which collectively illustrate the relevance of this kind of practice for faculty (self)formation, for the development of faculty professionalism.Universidade de Aveiro2022-09-19T15:17:32Z2021-10-01T00:00:00Z2021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34656por1647-358210.34624/id.v13i4.26266Franco, AmandaVieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:10Zoai:ria.ua.pt:10773/34656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:38.460632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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