Experiências de turismo de luxo: a perspetiva dos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diana Sofia de Pinho e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32587
Resumo: O turismo é um bem de luxo pela sua própria natureza, no entanto a democratização das viagens trouxe à viagem uma conotação de bem normal. No imaginário dos turistas, e muitas vezes na realidade, o luxo persiste associado à viagem. O conceito de luxo é, no entanto, bastante difícil de definir pela abrangência e intangibilidade. Esta dissertaçaõ analisa o significado de turismo de luxo experienciado e idealizado pelos portugueses. Perceções, status, consumo conspícuo, singularidade, estética, autorrealização e preço são os valores utilizados para atribuir significado a um conceito amplo e difícil de concretizar. Uma amostra por conveniência de 205 portugueses, que afirmam ter vivenciado experiências turísticas de luxo, contribui para definir este conceito. Uma análise de conteúdos baseada em nuvens de palavras e coocorrência clarificam a abrangência e a multidimensionalidade do mesmo. Amplitude do espaço, exotismo, serviço, família, amigos e bem-estar são os valores mais recorrentes nos comentários dos turistas que percecionam o luxo com o prazer que o lazer propicia. As implicações estratégicas deste estudo são discutidas.
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