Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Ana Carolina Antunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76798
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_fce34e3a94e3d2f9e4a51982964f4caf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em riscoImpact of an intervention program in the fluency in children at riskFluência de leituraPrograma de fluência de leituraIntervençãoRiscoReading fluencyReading fluency programInterventionRiskCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaIntervir na fluência de leitura pode ter sérias repercussões no sucesso académico dos indivíduos. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de fluência de leitura, quando aplicado em alunos considerados em risco de insucesso na aprendizagem desta competência. A amostra foi composta por 39 alunos do 3º ano de escolaridade de diferentes escolas da Zona Norte. O programa de intervenção teve a duração de 14 semanas, com 2 sessões semanais e foi administrado por psicólogos. Os participantes foram alvo de avaliação em quatro momentos (antes e depois da administração do programa e em dois momentos intermédios) utilizando o Teste de Fluência de Leitura (TFL). Para analisar os dados, recorreu-se ao Teste de Friedman de forma a realizar uma comparação entre os quatro momentos de avaliação e ao Teste de Wilcoxon de modo a verificar os resultados significativos. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas entre os três primeiros momentos, tendo havido uma estabilização do número de palavras lidas corretamente entre o terceiro e quarto momento. Após os resultados, foram discutidos vários pontos, entre os quais a contribuição deste estudo para a melhoria das dificuldades de leitura.Intervening with reading fluency may have serious repercussions on an individual’s academic success. This study aims to evaluate the effectiveness of a Reading Fluency Program when applied to students considered at risk of failure of learning this skill. The sample is composed of 39 students in the 3rd year of schooling from different schools in the North Zone. The intervention program lasted 14 weeks, with 2 weekly sessions, and was administered by psychologists. Participants were assessed at four moments (before and after the administration of the program and at two intermediate moments) using the Reading Fluency Test (RFT). To analyze the data, the Friedman Test was used to perform a comparison between the four evaluation moments and, the Wilcoxon Test for the verification of significant results. The results indicated statistically significant differences between the first three moments, with a stabilization in the number of words correctly read between the third and fourth moments. After the results, several points were discussed, including the contribution of this study to the improvement of reading difficulties.Cadime, Irene Maria DiasRibeiro, IolandaUniversidade do MinhoViana, Ana Carolina Antunes20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76798por202832520info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:37.294449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
Impact of an intervention program in the fluency in children at risk
title Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
spellingShingle Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
Viana, Ana Carolina Antunes
Fluência de leitura
Programa de fluência de leitura
Intervenção
Risco
Reading fluency
Reading fluency program
Intervention
Risk
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
title_full Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
title_fullStr Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
title_full_unstemmed Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
title_sort Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
author Viana, Ana Carolina Antunes
author_facet Viana, Ana Carolina Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cadime, Irene Maria Dias
Ribeiro, Iolanda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Ana Carolina Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Fluência de leitura
Programa de fluência de leitura
Intervenção
Risco
Reading fluency
Reading fluency program
Intervention
Risk
Ciências Sociais::Psicologia
topic Fluência de leitura
Programa de fluência de leitura
Intervenção
Risco
Reading fluency
Reading fluency program
Intervention
Risk
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76798
url http://hdl.handle.net/1822/76798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202832520
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132711668940800