Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76798 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_fce34e3a94e3d2f9e4a51982964f4caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76798 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em riscoImpact of an intervention program in the fluency in children at riskFluência de leituraPrograma de fluência de leituraIntervençãoRiscoReading fluencyReading fluency programInterventionRiskCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaIntervir na fluência de leitura pode ter sérias repercussões no sucesso académico dos indivíduos. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de fluência de leitura, quando aplicado em alunos considerados em risco de insucesso na aprendizagem desta competência. A amostra foi composta por 39 alunos do 3º ano de escolaridade de diferentes escolas da Zona Norte. O programa de intervenção teve a duração de 14 semanas, com 2 sessões semanais e foi administrado por psicólogos. Os participantes foram alvo de avaliação em quatro momentos (antes e depois da administração do programa e em dois momentos intermédios) utilizando o Teste de Fluência de Leitura (TFL). Para analisar os dados, recorreu-se ao Teste de Friedman de forma a realizar uma comparação entre os quatro momentos de avaliação e ao Teste de Wilcoxon de modo a verificar os resultados significativos. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas entre os três primeiros momentos, tendo havido uma estabilização do número de palavras lidas corretamente entre o terceiro e quarto momento. Após os resultados, foram discutidos vários pontos, entre os quais a contribuição deste estudo para a melhoria das dificuldades de leitura.Intervening with reading fluency may have serious repercussions on an individual’s academic success. This study aims to evaluate the effectiveness of a Reading Fluency Program when applied to students considered at risk of failure of learning this skill. The sample is composed of 39 students in the 3rd year of schooling from different schools in the North Zone. The intervention program lasted 14 weeks, with 2 weekly sessions, and was administered by psychologists. Participants were assessed at four moments (before and after the administration of the program and at two intermediate moments) using the Reading Fluency Test (RFT). To analyze the data, the Friedman Test was used to perform a comparison between the four evaluation moments and, the Wilcoxon Test for the verification of significant results. The results indicated statistically significant differences between the first three moments, with a stabilization in the number of words correctly read between the third and fourth moments. After the results, several points were discussed, including the contribution of this study to the improvement of reading difficulties.Cadime, Irene Maria DiasRibeiro, IolandaUniversidade do MinhoViana, Ana Carolina Antunes20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76798por202832520info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:37.294449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco Impact of an intervention program in the fluency in children at risk |
title |
Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco |
spellingShingle |
Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco Viana, Ana Carolina Antunes Fluência de leitura Programa de fluência de leitura Intervenção Risco Reading fluency Reading fluency program Intervention Risk Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco |
title_full |
Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco |
title_fullStr |
Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco |
title_full_unstemmed |
Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco |
title_sort |
Impacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco |
author |
Viana, Ana Carolina Antunes |
author_facet |
Viana, Ana Carolina Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cadime, Irene Maria Dias Ribeiro, Iolanda Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Ana Carolina Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fluência de leitura Programa de fluência de leitura Intervenção Risco Reading fluency Reading fluency program Intervention Risk Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Fluência de leitura Programa de fluência de leitura Intervenção Risco Reading fluency Reading fluency program Intervention Risk Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76798 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202832520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132711668940800 |