Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estrela, Joana Catarina Mónico
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10441
Resumo: A presente investigação subordina-se à temática da avaliação da Fluência na Leitura, que é considerada, atualmente, como uma competência ponte entre a descodificação e a compreensão (Esteves e Cruz, 2008). O estudo foi realizado com uma amostra de 51 crianças do Agrupamento de Escolas Caranguejeira-Santa Catarina da Serra divididas em dois grupos: grupo sem dificuldades na leitura e grupo com dificuldades na leitura. Estes grupos foram organizados com base no parecer dos professores titulares de turma e na aplicação da Prova de Avaliação da Fluência na Leitura (PAFL) (Esteves, 2012). O primeiro objetivo da investigação incidiu na tradução e adaptação do Gray Oral Reading Tests 4 (GORT 4) (Wiederholt e Bryant, 2001), e no estudo da sua validade, enquanto caraterística psicométrica. O segundo objetivo foi verificar se existem diferenças estatisticamente significativas entre grupos (com e sem dificuldades na leitura). Para a concretização do primeiro objetivo, recorreu-se ao estabelecimento de correlações entre as diferentes provas da PAFL e do GORT 4, tendo em conta as variáveis: tempo, palavras corretamente lidas, precisão leitora, velocidade leitora, expressividade e ritmo. O segundo objetivo foi estudado com recurso ao teste não paramétrico Mann Whitney. Os resultados deste estudo apontam para a existência de correlações fortes entre as diferentes provas aplicadas, nas variáveis: tempo, palavras corretamente lidas, precisão, velocidade e ritmo, o que parece indicar o GORT 4 como um teste válido para a avaliação da fluência. Não obstante, após a discussão de resultados chegou-se à conclusão que este pode não ser o teste mais adequado para a avaliação de crianças portuguesas. Relativamente aos grupos, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre os mesmos para a maioria das variáveis (exceção da expressividade). Esta investigação reforça a importância no investimento ao nível da avaliação da fluência para identificação e monotorização de dificuldades na leitura.
id RCAP_9feccf87248c4b412cba0a72bec726ce
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de LeiriaFluência na leituraAvaliaçãoGray Oral Reading Tests (GORT4)Prova de Avaliação da Fluência na Leitura (PAFL)Dificuldades na leituraReading fluencyAssessmentReading DisabilitiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente investigação subordina-se à temática da avaliação da Fluência na Leitura, que é considerada, atualmente, como uma competência ponte entre a descodificação e a compreensão (Esteves e Cruz, 2008). O estudo foi realizado com uma amostra de 51 crianças do Agrupamento de Escolas Caranguejeira-Santa Catarina da Serra divididas em dois grupos: grupo sem dificuldades na leitura e grupo com dificuldades na leitura. Estes grupos foram organizados com base no parecer dos professores titulares de turma e na aplicação da Prova de Avaliação da Fluência na Leitura (PAFL) (Esteves, 2012). O primeiro objetivo da investigação incidiu na tradução e adaptação do Gray Oral Reading Tests 4 (GORT 4) (Wiederholt e Bryant, 2001), e no estudo da sua validade, enquanto caraterística psicométrica. O segundo objetivo foi verificar se existem diferenças estatisticamente significativas entre grupos (com e sem dificuldades na leitura). Para a concretização do primeiro objetivo, recorreu-se ao estabelecimento de correlações entre as diferentes provas da PAFL e do GORT 4, tendo em conta as variáveis: tempo, palavras corretamente lidas, precisão leitora, velocidade leitora, expressividade e ritmo. O segundo objetivo foi estudado com recurso ao teste não paramétrico Mann Whitney. Os resultados deste estudo apontam para a existência de correlações fortes entre as diferentes provas aplicadas, nas variáveis: tempo, palavras corretamente lidas, precisão, velocidade e ritmo, o que parece indicar o GORT 4 como um teste válido para a avaliação da fluência. Não obstante, após a discussão de resultados chegou-se à conclusão que este pode não ser o teste mais adequado para a avaliação de crianças portuguesas. Relativamente aos grupos, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre os mesmos para a maioria das variáveis (exceção da expressividade). Esta investigação reforça a importância no investimento ao nível da avaliação da fluência para identificação e monotorização de dificuldades na leitura.This research is subordinate to the issue of evaluation of reading fluency, which is currently considered as a bridge between decoding and comprehension (Esteves & Cruz, 2008). The study was conducted with a sample of 51 children from the school group Caranguejeira-Santa Catarina da Serra which were divided into two groups: a first group without reading disabilities and a second group with reading disabilities. On this sense, these were chosen based on the opinion of classroom teachers and application of Prova de Avaliação da Fluência na Leitura (PAFL) (Esteves, 2012). The first purpose of the research is the translation and adaptation of Gray Oral Reading Tests 4 (GORT 4) (Wiederholt and Bryant, 2001), and the study of its validity as psychometric feature. The second purpose was to determine the existence of statistically significant differences between groups (with and without reading disabilities). In order to achieve the first purpose, it was established correlations between the different tests of PAFL and GORT 4, taking into account the variables: time, words read correctly, accuracy, speed, expression and pace. The second purpose was studied with the nonparametric Mann Whitney test. The results of this study point to the existence of strong correlations between the different tests applied, to the variables: time, words read correctly, accuracy, speed and pace. This indicates that GORT 4 is a valid test for assessing fluency. Nevertheless, after the discussion of results, it came to the conclusion that this may not be the most appropriate test for the evaluation of portuguese children. Relatively to groups, it was found statistically significant differences between them for most variables (except for the expression). This research reinforces the importance of investment in the evaluation of reading fluency and its role on the identification and monitoring of reading disabilities.Cruz, Vítor Manuel Lourenço daRepositório da Universidade de LisboaEstrela, Joana Catarina Mónico2015-12-14T11:04:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:54.425827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de Leiria
title Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de Leiria
spellingShingle Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de Leiria
Estrela, Joana Catarina Mónico
Fluência na leitura
Avaliação
Gray Oral Reading Tests (GORT4)
Prova de Avaliação da Fluência na Leitura (PAFL)
Dificuldades na leitura
Reading fluency
Assessment
Reading Disabilities
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de Leiria
title_full Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de Leiria
title_fullStr Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de Leiria
title_full_unstemmed Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de Leiria
title_sort Avaliação da fluência leitora : estudo exploratório de adaptação do Gray Oral Reading Tests 4, GORT 4, em crianças com e sem dificuldades na leitura do 3º ano do 1º CEB de um Agrupamento de Escolas de Leiria
author Estrela, Joana Catarina Mónico
author_facet Estrela, Joana Catarina Mónico
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Estrela, Joana Catarina Mónico
dc.subject.por.fl_str_mv Fluência na leitura
Avaliação
Gray Oral Reading Tests (GORT4)
Prova de Avaliação da Fluência na Leitura (PAFL)
Dificuldades na leitura
Reading fluency
Assessment
Reading Disabilities
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Fluência na leitura
Avaliação
Gray Oral Reading Tests (GORT4)
Prova de Avaliação da Fluência na Leitura (PAFL)
Dificuldades na leitura
Reading fluency
Assessment
Reading Disabilities
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A presente investigação subordina-se à temática da avaliação da Fluência na Leitura, que é considerada, atualmente, como uma competência ponte entre a descodificação e a compreensão (Esteves e Cruz, 2008). O estudo foi realizado com uma amostra de 51 crianças do Agrupamento de Escolas Caranguejeira-Santa Catarina da Serra divididas em dois grupos: grupo sem dificuldades na leitura e grupo com dificuldades na leitura. Estes grupos foram organizados com base no parecer dos professores titulares de turma e na aplicação da Prova de Avaliação da Fluência na Leitura (PAFL) (Esteves, 2012). O primeiro objetivo da investigação incidiu na tradução e adaptação do Gray Oral Reading Tests 4 (GORT 4) (Wiederholt e Bryant, 2001), e no estudo da sua validade, enquanto caraterística psicométrica. O segundo objetivo foi verificar se existem diferenças estatisticamente significativas entre grupos (com e sem dificuldades na leitura). Para a concretização do primeiro objetivo, recorreu-se ao estabelecimento de correlações entre as diferentes provas da PAFL e do GORT 4, tendo em conta as variáveis: tempo, palavras corretamente lidas, precisão leitora, velocidade leitora, expressividade e ritmo. O segundo objetivo foi estudado com recurso ao teste não paramétrico Mann Whitney. Os resultados deste estudo apontam para a existência de correlações fortes entre as diferentes provas aplicadas, nas variáveis: tempo, palavras corretamente lidas, precisão, velocidade e ritmo, o que parece indicar o GORT 4 como um teste válido para a avaliação da fluência. Não obstante, após a discussão de resultados chegou-se à conclusão que este pode não ser o teste mais adequado para a avaliação de crianças portuguesas. Relativamente aos grupos, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre os mesmos para a maioria das variáveis (exceção da expressividade). Esta investigação reforça a importância no investimento ao nível da avaliação da fluência para identificação e monotorização de dificuldades na leitura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14T11:04:27Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10441
url http://hdl.handle.net/10400.5/10441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131051742724096