Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristiana Sofia de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1718
Resumo: Este relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla as aprendizagens feitas no decorrer das duas Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas ao longo do ano letivo 2013/2014 no contexto de Creche e no contexto de Jardim de Infância. Encontra-se organizado em duas partes sendo a primeira referente ao contexto de Creche e a segunda ao contexto de Jardim de Infância. Na primeira Parte, no Capítulo 1 é feita uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas e no Capítulo 2 é apresentado um ensaio investigativo sobre, Interação com os brinquedos, no momento de brincadeira livre, recriando situações de jogo simbólico, desenvolvido com duas crianças, numa lógica de investigação qualitativa. Os resultados revelaram que as crianças participantes do estudo interagiram com os brinquedos no momento de brincadeira livre maioritariamente através de uma brincadeira exploratória, mas também recriando algumas situações simbólicas. A segunda Parte, relativa ao contexto de Jardim de Infância, encontra-se, também, dividida em dois capítulos. No Capítulo 3 é apresentada uma reflexão sobre as aprendizagens efetuadas e no Capítulo 4 é apresentado o projeto intitulado “Investigando com as crianças sobre peso e altura” desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto. Com este projeto as crianças tiveram oportunidade de explorar os conceitos de peso e altura, privilegiando o aspeto lúdico.
id RCAP_7a6e62cbd49691e9a6446b22724bf20b
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em CrecheEducação Pré-escolarEducação de InfânciaBrinquedoCrecheDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla as aprendizagens feitas no decorrer das duas Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas ao longo do ano letivo 2013/2014 no contexto de Creche e no contexto de Jardim de Infância. Encontra-se organizado em duas partes sendo a primeira referente ao contexto de Creche e a segunda ao contexto de Jardim de Infância. Na primeira Parte, no Capítulo 1 é feita uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas e no Capítulo 2 é apresentado um ensaio investigativo sobre, Interação com os brinquedos, no momento de brincadeira livre, recriando situações de jogo simbólico, desenvolvido com duas crianças, numa lógica de investigação qualitativa. Os resultados revelaram que as crianças participantes do estudo interagiram com os brinquedos no momento de brincadeira livre maioritariamente através de uma brincadeira exploratória, mas também recriando algumas situações simbólicas. A segunda Parte, relativa ao contexto de Jardim de Infância, encontra-se, também, dividida em dois capítulos. No Capítulo 3 é apresentada uma reflexão sobre as aprendizagens efetuadas e no Capítulo 4 é apresentado o projeto intitulado “Investigando com as crianças sobre peso e altura” desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto. Com este projeto as crianças tiveram oportunidade de explorar os conceitos de peso e altura, privilegiando o aspeto lúdico.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlinePereira, Cristiana Sofia de Sousa2016-03-30T15:27:09Z2015-05-202015-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1718TID:201105012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:33Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:16.246551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Creche
title Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Creche
spellingShingle Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Creche
Pereira, Cristiana Sofia de Sousa
Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Brinquedo
Creche
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Creche
title_full Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Creche
title_fullStr Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Creche
title_full_unstemmed Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Creche
title_sort Refletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Creche
author Pereira, Cristiana Sofia de Sousa
author_facet Pereira, Cristiana Sofia de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Maria José Nascimento Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cristiana Sofia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Brinquedo
Creche
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Brinquedo
Creche
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Este relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla as aprendizagens feitas no decorrer das duas Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas ao longo do ano letivo 2013/2014 no contexto de Creche e no contexto de Jardim de Infância. Encontra-se organizado em duas partes sendo a primeira referente ao contexto de Creche e a segunda ao contexto de Jardim de Infância. Na primeira Parte, no Capítulo 1 é feita uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas e no Capítulo 2 é apresentado um ensaio investigativo sobre, Interação com os brinquedos, no momento de brincadeira livre, recriando situações de jogo simbólico, desenvolvido com duas crianças, numa lógica de investigação qualitativa. Os resultados revelaram que as crianças participantes do estudo interagiram com os brinquedos no momento de brincadeira livre maioritariamente através de uma brincadeira exploratória, mas também recriando algumas situações simbólicas. A segunda Parte, relativa ao contexto de Jardim de Infância, encontra-se, também, dividida em dois capítulos. No Capítulo 3 é apresentada uma reflexão sobre as aprendizagens efetuadas e no Capítulo 4 é apresentado o projeto intitulado “Investigando com as crianças sobre peso e altura” desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto. Com este projeto as crianças tiveram oportunidade de explorar os conceitos de peso e altura, privilegiando o aspeto lúdico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-20
2015-05-20T00:00:00Z
2016-03-30T15:27:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1718
TID:201105012
url http://hdl.handle.net/10400.8/1718
identifier_str_mv TID:201105012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136958348263424