Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagote

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cláudio Roberto Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6257
Resumo: O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, estando dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde se faz a caracterização da escola e dos alunos, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título Respiração Circular Método Pedagógico de Iniciação para Fagote. A falta de um método de iniciação de respiração circular e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para a sua iniciação em Portugal, foram o mote para a realização desta investigação. Devido a estes factos e conhecendo o sucesso que esta técnica tem nos dias de hoje, especialmente no repertório moderno, bem como o sucesso da sua adaptação para outros instrumentos, pretende-se estudar se as metodologias desta técnica podem-se aplicar com sucesso no ensino em Portugal. Para tal, desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares da técnica, incluindo a criação de um método de respiração circular para iniciantes.
id RCAP_7a77d0c9d2d6f50077a24d8c13990c22
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagoteRespiração circularPedagogia musicalEnsino de músicaFagoteCircular breathingMusical pedagogyMusic teachingBassoonDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, estando dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde se faz a caracterização da escola e dos alunos, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título Respiração Circular Método Pedagógico de Iniciação para Fagote. A falta de um método de iniciação de respiração circular e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para a sua iniciação em Portugal, foram o mote para a realização desta investigação. Devido a estes factos e conhecendo o sucesso que esta técnica tem nos dias de hoje, especialmente no repertório moderno, bem como o sucesso da sua adaptação para outros instrumentos, pretende-se estudar se as metodologias desta técnica podem-se aplicar com sucesso no ensino em Portugal. Para tal, desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares da técnica, incluindo a criação de um método de respiração circular para iniciantes.Abstract : The Master thesis reflects the teaching practice developed within the course of the curricular unity of Supervised Teaching Practice, as well as the research work developed within the course of the curricular unity Project of Artistic Music Education. This thesis is divided into two parts. The first part addresses the Supervised Teaching Practice, where is done the characterization of the school and students, where are shown the lesson plans, classroom reports and also presenting a critical reflexion of the work developed over the full length of the course. In the second part is exposed the research work, under the title Circular Breathing Pedagogy Method for Bassoon Beginners. The inexistence of an appropriate and adapted circular breathing pedagogy method written in Portuguese was the motto to the completion of this research. Due to these facts and knowing the success that circular breathing technique has in this days, to play avant guard music repertoire, as well as the success of its adaptation to other instruments, it’s intended to study if the methodologies of this technique can be applied successfully in the music conservatoires, academies and universities in Portugal. For this end, a study was developed based on the guiding principles of this technique and including a new circular breathing pedagogy method for bassoon beginners in Portuguese, that was lacking in the bassoon data base.Pinho, José Francisco Bastos Dias deCarreira, Carolino António Silva NevesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLopes, Cláudio Roberto Fernandes2018-11-09T10:27:09Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6257TID:202013499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:07Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:56.592847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagote
title Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagote
spellingShingle Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagote
Lopes, Cláudio Roberto Fernandes
Respiração circular
Pedagogia musical
Ensino de música
Fagote
Circular breathing
Musical pedagogy
Music teaching
Bassoon
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagote
title_full Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagote
title_fullStr Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagote
title_full_unstemmed Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagote
title_sort Respiração circular : método pedagógico de iniciação para fagote
author Lopes, Cláudio Roberto Fernandes
author_facet Lopes, Cláudio Roberto Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, José Francisco Bastos Dias de
Carreira, Carolino António Silva Neves
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Cláudio Roberto Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Respiração circular
Pedagogia musical
Ensino de música
Fagote
Circular breathing
Musical pedagogy
Music teaching
Bassoon
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Respiração circular
Pedagogia musical
Ensino de música
Fagote
Circular breathing
Musical pedagogy
Music teaching
Bassoon
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, estando dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde se faz a caracterização da escola e dos alunos, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título Respiração Circular Método Pedagógico de Iniciação para Fagote. A falta de um método de iniciação de respiração circular e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para a sua iniciação em Portugal, foram o mote para a realização desta investigação. Devido a estes factos e conhecendo o sucesso que esta técnica tem nos dias de hoje, especialmente no repertório moderno, bem como o sucesso da sua adaptação para outros instrumentos, pretende-se estudar se as metodologias desta técnica podem-se aplicar com sucesso no ensino em Portugal. Para tal, desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares da técnica, incluindo a criação de um método de respiração circular para iniciantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09T10:27:09Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6257
TID:202013499
url http://hdl.handle.net/10400.11/6257
identifier_str_mv TID:202013499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130830565539840