Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Teresa da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47766
Resumo: Dada a crescente complexificação das organizações educativas e, consequentemente, dos seus sistemas de informação, verifica-se a necessidade de encontrar uma resposta que permita assegurar uma política de informação cujos procedimentos, relacionados também com a criação dos documentos enquadradores, passam pela tomada de decisão sobre os custos da implementação da política definida e a melhor adequação às necessidades presentes e futuras da organização, preservando autenticidade, integridade, fidedignidade, inteligibilidade e usabilidade da informação criada ou gerida, considerando-se uma visão integrada do Sistema de Informação. A formulação da questão de investigação: De que forma o sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins (AEMM) pode acrescentar valor organizacional? fundamenta a definição dos objetivos que suportam o propósito deste estudo. Por um lado, como primeiro objetivo visa-se proceder à caracterização da unidade orgânica e, no momento sequencial, avaliar o contributo do sistema de informação para a valoração organizacional no contexto da modernização administrativa da unidade orgânica e unidades educativas que a integram. As questões contempladas são abordadas de modo sistémico, de acordo com uma análise crítica e reflexiva sobre o Sistema de Informação do AEMM, justificando a opção pelo método do estudo de caso (de modo a permitirá a confirmação das hipóteses formuladas sustentada na reunião de evidências e tratamento dos dados) complementado pelo enquadramento teórico baseado em diferentes abordagens de sistemas e de organizações (estudo orgânico-funcional), com a análise dos fluxos de informação, gestão documental e, com o fim último, do contributo para a definição da política de informação (e das subsequentes dimensões), que venha a ser mais um auxiliar para a melhoria na prestação de serviço informacional da organização. A apropriação do enquadramento teórico é acompanhada pela análise de documentos que fazem o respetivo enquadramento normativo produzido por entidades públicas, organismos e tutela na área da Educação com o objetivo de criar um instrumento de trabalho passível de ser aplicado posteriormente em casos que se detetem insuficiências na definição e/ou concretização de cada um dos níveis de execução anteriormente enunciados. Com a realização do presente estudo procura-se, dar um contributo para potenciar a eficácia e eficiência na gestão de um Sistema de Informação, que se verifica não estar formalmente organizado, suportado numa Gestão Documental que progressivamente introduza procedimentos que proporcionem a modernização dos serviços e a valorização de ambas as dimensões (eficácia e eficiência) para a constante melhoria no atendimento às necessidades dos clientes (alunos, encarregados de educação e, comunidade educativa), nomeadamente através da implementação de processos de negócio na gestão documental.
id RCAP_7a7dda173ca08caafca5fe34d9753be5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem MartinsEducação – Sistemas de informaçãoSistemas de informação - AvaliaçãoSistemas de informação - Gestão - AvaliaçãoTeses de mestrado – 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesDada a crescente complexificação das organizações educativas e, consequentemente, dos seus sistemas de informação, verifica-se a necessidade de encontrar uma resposta que permita assegurar uma política de informação cujos procedimentos, relacionados também com a criação dos documentos enquadradores, passam pela tomada de decisão sobre os custos da implementação da política definida e a melhor adequação às necessidades presentes e futuras da organização, preservando autenticidade, integridade, fidedignidade, inteligibilidade e usabilidade da informação criada ou gerida, considerando-se uma visão integrada do Sistema de Informação. A formulação da questão de investigação: De que forma o sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins (AEMM) pode acrescentar valor organizacional? fundamenta a definição dos objetivos que suportam o propósito deste estudo. Por um lado, como primeiro objetivo visa-se proceder à caracterização da unidade orgânica e, no momento sequencial, avaliar o contributo do sistema de informação para a valoração organizacional no contexto da modernização administrativa da unidade orgânica e unidades educativas que a integram. As questões contempladas são abordadas de modo sistémico, de acordo com uma análise crítica e reflexiva sobre o Sistema de Informação do AEMM, justificando a opção pelo método do estudo de caso (de modo a permitirá a confirmação das hipóteses formuladas sustentada na reunião de evidências e tratamento dos dados) complementado pelo enquadramento teórico baseado em diferentes abordagens de sistemas e de organizações (estudo orgânico-funcional), com a análise dos fluxos de informação, gestão documental e, com o fim último, do contributo para a definição da política de informação (e das subsequentes dimensões), que venha a ser mais um auxiliar para a melhoria na prestação de serviço informacional da organização. A apropriação do enquadramento teórico é acompanhada pela análise de documentos que fazem o respetivo enquadramento normativo produzido por entidades públicas, organismos e tutela na área da Educação com o objetivo de criar um instrumento de trabalho passível de ser aplicado posteriormente em casos que se detetem insuficiências na definição e/ou concretização de cada um dos níveis de execução anteriormente enunciados. Com a realização do presente estudo procura-se, dar um contributo para potenciar a eficácia e eficiência na gestão de um Sistema de Informação, que se verifica não estar formalmente organizado, suportado numa Gestão Documental que progressivamente introduza procedimentos que proporcionem a modernização dos serviços e a valorização de ambas as dimensões (eficácia e eficiência) para a constante melhoria no atendimento às necessidades dos clientes (alunos, encarregados de educação e, comunidade educativa), nomeadamente através da implementação de processos de negócio na gestão documental.Given the growing complexity of educational organizations and, consequently, of their information systems, there is a need to find a response that enables to ensure an information policy whose procedures, also related to the creation of the framing documents. Decision making on the costs of implementing the defined policy and the best adequacy to the present and future needs of the organization, preserving authenticity, integrity, trustworthiness, intelligibility, and usability of the information created or managed, considering an integrated vision of the Information System. The formulation of the research question: How can the information system of the Agrupamento de Escolas de Mem Martins (AEMM) add organizational value? underlies the definition of the objectives that support the purpose of this study. On the one hand, the first objective is to characterize the organic unit and, subsequently, to assess the contribution of the information system to organizational valuation in the context of administrative modernization of the organic unit and the educational units that integrate it. The issues considered are approached in a systemic way, according to a critical and reflective analysis about AEMM's Information System, justifying the option for the case study method (to allow the confirmation of the formulated hypothesis supported by the gathering of evidence and treatment of data). That is complemented by the theoretical framework based on different approaches to systems and organizations (organic-functional study), with the analysis of information flows, document management. The goal is the contribution to the definition of the information policy (and subsequent dimensions), which will be another aid to improve the information service provision of the organization. The appropriation of the theoretical framework is accompanied by the analysis of documents that make the respective normative framework produced by public entities, organisms, and guardianship in Education. The aim is to create a working tool that can be applied later in cases where shortcomings are detected in the definition and/or implementation of each of the execution levels previously mentioned. This study seeks to contribute to enhance the effectiveness and efficiency in the management of an information system, which is yet not formally organized, supported by a document management that progressively introduces procedures that provide the modernization of services. Also aims the enhancement of both dimensions (effectiveness and efficiency) for the constant improvement in meeting customer needs (students, parents, and educational community), including through the implementation of business processes in document management.Silva, Carlos Guardado daRepositório da Universidade de LisboaGomes, Teresa da Silva2021-05-11T15:35:38Z2021-04-292021-02-232021-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47766TID:202722430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:46.529565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins
title Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins
spellingShingle Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins
Gomes, Teresa da Silva
Educação – Sistemas de informação
Sistemas de informação - Avaliação
Sistemas de informação - Gestão - Avaliação
Teses de mestrado – 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins
title_full Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins
title_fullStr Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins
title_full_unstemmed Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins
title_sort Avaliação do sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins
author Gomes, Teresa da Silva
author_facet Gomes, Teresa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carlos Guardado da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Teresa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação – Sistemas de informação
Sistemas de informação - Avaliação
Sistemas de informação - Gestão - Avaliação
Teses de mestrado – 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Educação – Sistemas de informação
Sistemas de informação - Avaliação
Sistemas de informação - Gestão - Avaliação
Teses de mestrado – 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description Dada a crescente complexificação das organizações educativas e, consequentemente, dos seus sistemas de informação, verifica-se a necessidade de encontrar uma resposta que permita assegurar uma política de informação cujos procedimentos, relacionados também com a criação dos documentos enquadradores, passam pela tomada de decisão sobre os custos da implementação da política definida e a melhor adequação às necessidades presentes e futuras da organização, preservando autenticidade, integridade, fidedignidade, inteligibilidade e usabilidade da informação criada ou gerida, considerando-se uma visão integrada do Sistema de Informação. A formulação da questão de investigação: De que forma o sistema de informação do Agrupamento de Escolas de Mem Martins (AEMM) pode acrescentar valor organizacional? fundamenta a definição dos objetivos que suportam o propósito deste estudo. Por um lado, como primeiro objetivo visa-se proceder à caracterização da unidade orgânica e, no momento sequencial, avaliar o contributo do sistema de informação para a valoração organizacional no contexto da modernização administrativa da unidade orgânica e unidades educativas que a integram. As questões contempladas são abordadas de modo sistémico, de acordo com uma análise crítica e reflexiva sobre o Sistema de Informação do AEMM, justificando a opção pelo método do estudo de caso (de modo a permitirá a confirmação das hipóteses formuladas sustentada na reunião de evidências e tratamento dos dados) complementado pelo enquadramento teórico baseado em diferentes abordagens de sistemas e de organizações (estudo orgânico-funcional), com a análise dos fluxos de informação, gestão documental e, com o fim último, do contributo para a definição da política de informação (e das subsequentes dimensões), que venha a ser mais um auxiliar para a melhoria na prestação de serviço informacional da organização. A apropriação do enquadramento teórico é acompanhada pela análise de documentos que fazem o respetivo enquadramento normativo produzido por entidades públicas, organismos e tutela na área da Educação com o objetivo de criar um instrumento de trabalho passível de ser aplicado posteriormente em casos que se detetem insuficiências na definição e/ou concretização de cada um dos níveis de execução anteriormente enunciados. Com a realização do presente estudo procura-se, dar um contributo para potenciar a eficácia e eficiência na gestão de um Sistema de Informação, que se verifica não estar formalmente organizado, suportado numa Gestão Documental que progressivamente introduza procedimentos que proporcionem a modernização dos serviços e a valorização de ambas as dimensões (eficácia e eficiência) para a constante melhoria no atendimento às necessidades dos clientes (alunos, encarregados de educação e, comunidade educativa), nomeadamente através da implementação de processos de negócio na gestão documental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11T15:35:38Z
2021-04-29
2021-02-23
2021-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47766
TID:202722430
url http://hdl.handle.net/10451/47766
identifier_str_mv TID:202722430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134543955886080