Matemática na hora do conto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/6307 |
Resumo: | Este artigo procura realçar que, através da conexão entre a literatura e a matemática, se podem criar situações em que as crianças abordem conceitos matemáticos de uma forma significativa permitindo que as habilidades matemáticas e as de linguagem se desenvolvam em conjunto. Uma das formas mais significativas de se construir conhecimento matemático é resolver problemas e desafios, tão comuns nos contos infantis. Apresentamos duas situações, que se enquadram nesta perspetiva pedagógica. Em ambas as situações foi usado um conto como ponto de partida para a construção de atividades matemáticas e tendo presente uma visão construtivista do ensino da matemática. |
id |
RCAP_f63a7f4be0dee716c6319cfeba33c68a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6307 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Matemática na hora do contoEducação matemáticaLiteratura infantilResolução de problemasChildren’s literatureMathematics educationProblem solvingEste artigo procura realçar que, através da conexão entre a literatura e a matemática, se podem criar situações em que as crianças abordem conceitos matemáticos de uma forma significativa permitindo que as habilidades matemáticas e as de linguagem se desenvolvam em conjunto. Uma das formas mais significativas de se construir conhecimento matemático é resolver problemas e desafios, tão comuns nos contos infantis. Apresentamos duas situações, que se enquadram nesta perspetiva pedagógica. Em ambas as situações foi usado um conto como ponto de partida para a construção de atividades matemáticas e tendo presente uma visão construtivista do ensino da matemática.This article seeks to highlight that, through the connection between literature and mathematics, can create situations where children addressing mathematical concepts in a meaningful way allowing mathematical skills and language develop together. One of the most significant ways to construct mathematical knowledge is to solve problems and challenges, so common in children stories. Here are two situations that fall into this pedagogical perspective. In both cases we used a short story as a starting point for the construction of mathematical activities and bearing a constructivist view of teaching mathematics.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Carolina Isabel de AbreuPereira, Diana Margarida RodriguesSerranheira, Liliana Sofia NunesMota, Mariana Patrícia TavaresLeigo, Sandra SaboranoSarmento, Inês2015-06-16T10:56:18Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:53.852466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática na hora do conto |
title |
Matemática na hora do conto |
spellingShingle |
Matemática na hora do conto Dias, Carolina Isabel de Abreu Educação matemática Literatura infantil Resolução de problemas Children’s literature Mathematics education Problem solving |
title_short |
Matemática na hora do conto |
title_full |
Matemática na hora do conto |
title_fullStr |
Matemática na hora do conto |
title_full_unstemmed |
Matemática na hora do conto |
title_sort |
Matemática na hora do conto |
author |
Dias, Carolina Isabel de Abreu |
author_facet |
Dias, Carolina Isabel de Abreu Pereira, Diana Margarida Rodrigues Serranheira, Liliana Sofia Nunes Mota, Mariana Patrícia Tavares Leigo, Sandra Saborano Sarmento, Inês |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Diana Margarida Rodrigues Serranheira, Liliana Sofia Nunes Mota, Mariana Patrícia Tavares Leigo, Sandra Saborano Sarmento, Inês |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Carolina Isabel de Abreu Pereira, Diana Margarida Rodrigues Serranheira, Liliana Sofia Nunes Mota, Mariana Patrícia Tavares Leigo, Sandra Saborano Sarmento, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Literatura infantil Resolução de problemas Children’s literature Mathematics education Problem solving |
topic |
Educação matemática Literatura infantil Resolução de problemas Children’s literature Mathematics education Problem solving |
description |
Este artigo procura realçar que, através da conexão entre a literatura e a matemática, se podem criar situações em que as crianças abordem conceitos matemáticos de uma forma significativa permitindo que as habilidades matemáticas e as de linguagem se desenvolvam em conjunto. Uma das formas mais significativas de se construir conhecimento matemático é resolver problemas e desafios, tão comuns nos contos infantis. Apresentamos duas situações, que se enquadram nesta perspetiva pedagógica. Em ambas as situações foi usado um conto como ponto de partida para a construção de atividades matemáticas e tendo presente uma visão construtivista do ensino da matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-16T10:56:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/6307 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/6307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131364034871296 |