Matemática na hora do conto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Carolina Isabel de Abreu
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Diana Margarida Rodrigues, Serranheira, Liliana Sofia Nunes, Mota, Mariana Patrícia Tavares, Leigo, Sandra Saborano, Sarmento, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6307
Resumo: Este artigo procura realçar que, através da conexão entre a literatura e a matemática, se podem criar situações em que as crianças abordem conceitos matemáticos de uma forma significativa permitindo que as habilidades matemáticas e as de linguagem se desenvolvam em conjunto. Uma das formas mais significativas de se construir conhecimento matemático é resolver problemas e desafios, tão comuns nos contos infantis. Apresentamos duas situações, que se enquadram nesta perspetiva pedagógica. Em ambas as situações foi usado um conto como ponto de partida para a construção de atividades matemáticas e tendo presente uma visão construtivista do ensino da matemática.
id RCAP_f63a7f4be0dee716c6319cfeba33c68a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Matemática na hora do contoEducação matemáticaLiteratura infantilResolução de problemasChildren’s literatureMathematics educationProblem solvingEste artigo procura realçar que, através da conexão entre a literatura e a matemática, se podem criar situações em que as crianças abordem conceitos matemáticos de uma forma significativa permitindo que as habilidades matemáticas e as de linguagem se desenvolvam em conjunto. Uma das formas mais significativas de se construir conhecimento matemático é resolver problemas e desafios, tão comuns nos contos infantis. Apresentamos duas situações, que se enquadram nesta perspetiva pedagógica. Em ambas as situações foi usado um conto como ponto de partida para a construção de atividades matemáticas e tendo presente uma visão construtivista do ensino da matemática.This article seeks to highlight that, through the connection between literature and mathematics, can create situations where children addressing mathematical concepts in a meaningful way allowing mathematical skills and language develop together. One of the most significant ways to construct mathematical knowledge is to solve problems and challenges, so common in children stories. Here are two situations that fall into this pedagogical perspective. In both cases we used a short story as a starting point for the construction of mathematical activities and bearing a constructivist view of teaching mathematics.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Carolina Isabel de AbreuPereira, Diana Margarida RodriguesSerranheira, Liliana Sofia NunesMota, Mariana Patrícia TavaresLeigo, Sandra SaboranoSarmento, Inês2015-06-16T10:56:18Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:53.852466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Matemática na hora do conto
title Matemática na hora do conto
spellingShingle Matemática na hora do conto
Dias, Carolina Isabel de Abreu
Educação matemática
Literatura infantil
Resolução de problemas
Children’s literature
Mathematics education
Problem solving
title_short Matemática na hora do conto
title_full Matemática na hora do conto
title_fullStr Matemática na hora do conto
title_full_unstemmed Matemática na hora do conto
title_sort Matemática na hora do conto
author Dias, Carolina Isabel de Abreu
author_facet Dias, Carolina Isabel de Abreu
Pereira, Diana Margarida Rodrigues
Serranheira, Liliana Sofia Nunes
Mota, Mariana Patrícia Tavares
Leigo, Sandra Saborano
Sarmento, Inês
author_role author
author2 Pereira, Diana Margarida Rodrigues
Serranheira, Liliana Sofia Nunes
Mota, Mariana Patrícia Tavares
Leigo, Sandra Saborano
Sarmento, Inês
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Carolina Isabel de Abreu
Pereira, Diana Margarida Rodrigues
Serranheira, Liliana Sofia Nunes
Mota, Mariana Patrícia Tavares
Leigo, Sandra Saborano
Sarmento, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Literatura infantil
Resolução de problemas
Children’s literature
Mathematics education
Problem solving
topic Educação matemática
Literatura infantil
Resolução de problemas
Children’s literature
Mathematics education
Problem solving
description Este artigo procura realçar que, através da conexão entre a literatura e a matemática, se podem criar situações em que as crianças abordem conceitos matemáticos de uma forma significativa permitindo que as habilidades matemáticas e as de linguagem se desenvolvam em conjunto. Uma das formas mais significativas de se construir conhecimento matemático é resolver problemas e desafios, tão comuns nos contos infantis. Apresentamos duas situações, que se enquadram nesta perspetiva pedagógica. Em ambas as situações foi usado um conto como ponto de partida para a construção de atividades matemáticas e tendo presente uma visão construtivista do ensino da matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-16T10:56:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6307
url http://hdl.handle.net/10400.22/6307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131364034871296