Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sónia Cristina Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9290
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O relatório é o reflexo do estágio realizado numa zona urbana com dois grupos de crianças de cinco anos referente à educação Pré-escolar e seis anos de idade relativamente ao 1.ºCiclo do Ensino Básico. Inicia-se com a contextualização da instituição bem como também a caracterização dos grupos de crianças. Apresentam-se as experiências de ensino e aprendizagem mais significativas, dos dois grupos de crianças, que demonstram uma visão alargada do nosso desenvolvimento profissional. Estas experiências integram diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, interligando-se todas. Os discursos das crianças bem como os seus registos fotográficos mostram como estas se desenvolveram nas atividades, assim como nós valorizamos os seus interesses e reais necessidades
id RCAP_7aac41e51820ef37c60bd03261634b05
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O relatório é o reflexo do estágio realizado numa zona urbana com dois grupos de crianças de cinco anos referente à educação Pré-escolar e seis anos de idade relativamente ao 1.ºCiclo do Ensino Básico. Inicia-se com a contextualização da instituição bem como também a caracterização dos grupos de crianças. Apresentam-se as experiências de ensino e aprendizagem mais significativas, dos dois grupos de crianças, que demonstram uma visão alargada do nosso desenvolvimento profissional. Estas experiências integram diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, interligando-se todas. Os discursos das crianças bem como os seus registos fotográficos mostram como estas se desenvolveram nas atividades, assim como nós valorizamos os seus interesses e reais necessidadesThe following report was made for the curricular unit of "Prática de Ensino Supervisionada" of the Master's degree in Pre-school Education and Primary Education. This report is the reflection of the training time wich was carried out in an urban area school with two children's groups: one group of five-year-old children referring to Pre-school Education and another one of six-year-olds referring to Primary School . The report begins with the contextualization of the institution and with the presentation of the children's groups. Then the most meaningful teaching and learnig experiences of both groups are presented. These experiences give a good perspective of our professional progress. These experiments are part of different content areas or disciplinary, is interconnecting all. The children's speeches and photographic records show how they have developed with the proposed activities as well as the value given to their interests and actual needs.Mesquita, CristinaFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBMartins, Sónia Cristina Vieira2014-02-07T16:50:19Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9290TID:201028417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:35.243302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Martins, Sónia Cristina Vieira
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Martins, Sónia Cristina Vieira
author_facet Martins, Sónia Cristina Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Freire-Ribeiro, Ilda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sónia Cristina Vieira
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O relatório é o reflexo do estágio realizado numa zona urbana com dois grupos de crianças de cinco anos referente à educação Pré-escolar e seis anos de idade relativamente ao 1.ºCiclo do Ensino Básico. Inicia-se com a contextualização da instituição bem como também a caracterização dos grupos de crianças. Apresentam-se as experiências de ensino e aprendizagem mais significativas, dos dois grupos de crianças, que demonstram uma visão alargada do nosso desenvolvimento profissional. Estas experiências integram diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, interligando-se todas. Os discursos das crianças bem como os seus registos fotográficos mostram como estas se desenvolveram nas atividades, assim como nós valorizamos os seus interesses e reais necessidades
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-07T16:50:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9290
TID:201028417
url http://hdl.handle.net/10198/9290
identifier_str_mv TID:201028417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135234467299328