Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9290 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O relatório é o reflexo do estágio realizado numa zona urbana com dois grupos de crianças de cinco anos referente à educação Pré-escolar e seis anos de idade relativamente ao 1.ºCiclo do Ensino Básico. Inicia-se com a contextualização da instituição bem como também a caracterização dos grupos de crianças. Apresentam-se as experiências de ensino e aprendizagem mais significativas, dos dois grupos de crianças, que demonstram uma visão alargada do nosso desenvolvimento profissional. Estas experiências integram diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, interligando-se todas. Os discursos das crianças bem como os seus registos fotográficos mostram como estas se desenvolveram nas atividades, assim como nós valorizamos os seus interesses e reais necessidades |
id |
RCAP_7aac41e51820ef37c60bd03261634b05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9290 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O relatório é o reflexo do estágio realizado numa zona urbana com dois grupos de crianças de cinco anos referente à educação Pré-escolar e seis anos de idade relativamente ao 1.ºCiclo do Ensino Básico. Inicia-se com a contextualização da instituição bem como também a caracterização dos grupos de crianças. Apresentam-se as experiências de ensino e aprendizagem mais significativas, dos dois grupos de crianças, que demonstram uma visão alargada do nosso desenvolvimento profissional. Estas experiências integram diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, interligando-se todas. Os discursos das crianças bem como os seus registos fotográficos mostram como estas se desenvolveram nas atividades, assim como nós valorizamos os seus interesses e reais necessidadesThe following report was made for the curricular unit of "Prática de Ensino Supervisionada" of the Master's degree in Pre-school Education and Primary Education. This report is the reflection of the training time wich was carried out in an urban area school with two children's groups: one group of five-year-old children referring to Pre-school Education and another one of six-year-olds referring to Primary School . The report begins with the contextualization of the institution and with the presentation of the children's groups. Then the most meaningful teaching and learnig experiences of both groups are presented. These experiences give a good perspective of our professional progress. These experiments are part of different content areas or disciplinary, is interconnecting all. The children's speeches and photographic records show how they have developed with the proposed activities as well as the value given to their interests and actual needs.Mesquita, CristinaFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBMartins, Sónia Cristina Vieira2014-02-07T16:50:19Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9290TID:201028417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:35.243302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Martins, Sónia Cristina Vieira |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Martins, Sónia Cristina Vieira |
author_facet |
Martins, Sónia Cristina Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Cristina Freire-Ribeiro, Ilda Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sónia Cristina Vieira |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O relatório é o reflexo do estágio realizado numa zona urbana com dois grupos de crianças de cinco anos referente à educação Pré-escolar e seis anos de idade relativamente ao 1.ºCiclo do Ensino Básico. Inicia-se com a contextualização da instituição bem como também a caracterização dos grupos de crianças. Apresentam-se as experiências de ensino e aprendizagem mais significativas, dos dois grupos de crianças, que demonstram uma visão alargada do nosso desenvolvimento profissional. Estas experiências integram diferentes áreas de conteúdo ou disciplinares, interligando-se todas. Os discursos das crianças bem como os seus registos fotográficos mostram como estas se desenvolveram nas atividades, assim como nós valorizamos os seus interesses e reais necessidades |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-07T16:50:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9290 TID:201028417 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9290 |
identifier_str_mv |
TID:201028417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135234467299328 |