Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Paula Cristina Reis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/4320
Resumo: O relatório apresentado pretende refletir a ação educativa desenvolvida no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada em contexto de pré-escolar e de 1º CEB, pretendendo seguir uma pedagogia participativa. Para que se compreendam os pressupostos pedagógicos defendidos pelas instituições e a heterogeneidade dos grupos, apresentamos a contextualização dos mesmos. Os dados apresentados neste documento foram possíveis pela recolha de registos escritos e fotográficos e pretendem evidenciar a observação e escuta feita às crianças, num processo ativo de aprendizagem. A descrição das experiências de aprendizagem, assumiram uma linha pedagógica integradora, ativa e relevante, atendendo às necessidades e interesses das crianças. A prática educativa foi desenvolvida no sentido de envolver a participação e consequente interação e colaboração entre as crianças, educadoras/professoras, famílias e comunidade. Neste processo formativo destacamos a necessidade de refletir e envolver todos os intervenientes da ação num processo de corresponsabilidade. The report is intended to reflect the educational activities developed under Supervised Teaching Practice in the context of pre-school and 1st CEB, it intends to follow a participative pedagogy. In order to understand the pedagogical assumptions upheld by the institutions and the heterogeneity of the groups, we present the context of the same. The data presented herein was made possible by the collection of written and pictorial records and intends to highlight the full observation made to children, as part of an active learning process. The description of the learning experiences were made according to a pedagogical integrative approach, active and relevant, meeting the needs and interests of the children. The educational practice was developed to involve the participation and consequent interaction and collaboration between children, educators/teachers, families and community. In this formative process we emphasis the need to reflect and involve all the participants in a co-responsible process.
id RCAP_c0ce4a7fb625f69a925e9994839a610a
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4320
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO relatório apresentado pretende refletir a ação educativa desenvolvida no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada em contexto de pré-escolar e de 1º CEB, pretendendo seguir uma pedagogia participativa. Para que se compreendam os pressupostos pedagógicos defendidos pelas instituições e a heterogeneidade dos grupos, apresentamos a contextualização dos mesmos. Os dados apresentados neste documento foram possíveis pela recolha de registos escritos e fotográficos e pretendem evidenciar a observação e escuta feita às crianças, num processo ativo de aprendizagem. A descrição das experiências de aprendizagem, assumiram uma linha pedagógica integradora, ativa e relevante, atendendo às necessidades e interesses das crianças. A prática educativa foi desenvolvida no sentido de envolver a participação e consequente interação e colaboração entre as crianças, educadoras/professoras, famílias e comunidade. Neste processo formativo destacamos a necessidade de refletir e envolver todos os intervenientes da ação num processo de corresponsabilidade. The report is intended to reflect the educational activities developed under Supervised Teaching Practice in the context of pre-school and 1st CEB, it intends to follow a participative pedagogy. In order to understand the pedagogical assumptions upheld by the institutions and the heterogeneity of the groups, we present the context of the same. The data presented herein was made possible by the collection of written and pictorial records and intends to highlight the full observation made to children, as part of an active learning process. The description of the learning experiences were made according to a pedagogical integrative approach, active and relevant, meeting the needs and interests of the children. The educational practice was developed to involve the participation and consequent interaction and collaboration between children, educators/teachers, families and community. In this formative process we emphasis the need to reflect and involve all the participants in a co-responsible process.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBCastro, Paula Cristina Reis2013-08-16T16:30:46Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4320TID:201099284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:11:08Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:56.340089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Castro, Paula Cristina Reis
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Castro, Paula Cristina Reis
author_facet Castro, Paula Cristina Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Freire-Ribeiro, Ilda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Paula Cristina Reis
description O relatório apresentado pretende refletir a ação educativa desenvolvida no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada em contexto de pré-escolar e de 1º CEB, pretendendo seguir uma pedagogia participativa. Para que se compreendam os pressupostos pedagógicos defendidos pelas instituições e a heterogeneidade dos grupos, apresentamos a contextualização dos mesmos. Os dados apresentados neste documento foram possíveis pela recolha de registos escritos e fotográficos e pretendem evidenciar a observação e escuta feita às crianças, num processo ativo de aprendizagem. A descrição das experiências de aprendizagem, assumiram uma linha pedagógica integradora, ativa e relevante, atendendo às necessidades e interesses das crianças. A prática educativa foi desenvolvida no sentido de envolver a participação e consequente interação e colaboração entre as crianças, educadoras/professoras, famílias e comunidade. Neste processo formativo destacamos a necessidade de refletir e envolver todos os intervenientes da ação num processo de corresponsabilidade. The report is intended to reflect the educational activities developed under Supervised Teaching Practice in the context of pre-school and 1st CEB, it intends to follow a participative pedagogy. In order to understand the pedagogical assumptions upheld by the institutions and the heterogeneity of the groups, we present the context of the same. The data presented herein was made possible by the collection of written and pictorial records and intends to highlight the full observation made to children, as part of an active learning process. The description of the learning experiences were made according to a pedagogical integrative approach, active and relevant, meeting the needs and interests of the children. The educational practice was developed to involve the participation and consequent interaction and collaboration between children, educators/teachers, families and community. In this formative process we emphasis the need to reflect and involve all the participants in a co-responsible process.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-16T16:30:46Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/4320
TID:201099284
url http://hdl.handle.net/10198/4320
identifier_str_mv TID:201099284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135180232851456