Perfil do supervisor do 1.º ciclo do ensino básico: um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniela
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Bianca
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2383
Resumo: Hodiernamente, cabe ao professor a procura de respostas pedagógicas perante o contexto institucional com o qual se depara. A implementação de um clima de confiança e de desenvolvimento de espaços de encontro nos quais se promova uma aprendizagem efetiva e em equipa torna-se, assim, um forte pilar para o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como para o aperfei- çoamento contínuo. Na instituição de ensino estudada, a equipa docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) tem vindo a exercer a docência, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo trabalhos de parceria pedagógica (entre professores do mesmo ano de escolaridade), articulando saberes e competências com os projetos implementados cuja pertinência e fundamentação estão devidamente subjacentes à missão e valores presentes no Projeto Educativo Institucional. Cabe, deste modo, à coordenação deste ciclo, liderança intermédia, supervisionar as práticas pedagógicas, orientando formativamente cada professor, de uma forma flexível, o que permite que todos se desenvolvam enquanto profissionais dentro do seu espaço de autonomia e autoria e de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, não está formalizado nenhum sistema de supervisão assente num perfil supervisivo que contemple um compromisso entre supervisor e supervisando e um agir supervisivo que fomente a melhoria assente numa aposta em cená- rios formais de partilha e de oportunidade de aprendizagem cooperativa, colaborativa, colegial e efetiva. É neste âmbito que a investigação que se apresenta significa uma reposta concreta à referida necessidade, tendo como pressupostos as seguintes inquietudes: qual o modelo de supervisão a seguir? Quais as funções do supervisor do 1.º CEB na Instituição? Assente numa metodologia qualitativa de investigação, apresentar-se-á os resultados de um estudo exploratório sobre o perfil de funções do supervisor do 1.º CEB, tendo em conta a perceção do grupo de docentes entrevistados, propondo dimensões supervisivas essenciais a e ser contempladas num ciclo de supervisão contextualizado/situado.
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