Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales,André Barros de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Serrano,Maurício, Serrano,Milene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000200005
Resumo: A busca por abordagens didáticas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem vem instigando educadores. Diante dessa necessidade, tem-se experimentado a abordagem Aprendizagem Baseada em Projetos em disciplinas de cursos de graduação. Este artigo apresenta o relato de experiência do uso dessa abordagem na disciplina de Interação Humano-Computador do curso de graduação de Engenharia de Software da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília. A pesquisa envolveu a participação de 63 estudantes que analisaram e avaliaram essa abordagem por meio de questionários no segundo semestre de 2019. Os dados coletados mostram que os estudantes aprovaram a utilização dessa abordagem nas aulas daquela disciplina.
id RCAP_7b374af84a9f5273980e1b244acb14c6
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-98952020000200005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-ComputadorInteração Humano-ComputadorAprendizagem baseada em ProjetosAbordagem Ativa, Didática e ColaborativaModelos Pedagógicos de AprendizagemA busca por abordagens didáticas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem vem instigando educadores. Diante dessa necessidade, tem-se experimentado a abordagem Aprendizagem Baseada em Projetos em disciplinas de cursos de graduação. Este artigo apresenta o relato de experiência do uso dessa abordagem na disciplina de Interação Humano-Computador do curso de graduação de Engenharia de Software da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília. A pesquisa envolveu a participação de 63 estudantes que analisaram e avaliaram essa abordagem por meio de questionários no segundo semestre de 2019. Os dados coletados mostram que os estudantes aprovaram a utilização dessa abordagem nas aulas daquela disciplina.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000200005RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.37 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000200005Sales,André Barros deSerrano,MaurícioSerrano,Mileneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:21Zoai:scielo:S1646-98952020000200005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:11.908440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador
title Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador
Sales,André Barros de
Interação Humano-Computador
Aprendizagem baseada em Projetos
Abordagem Ativa, Didática e Colaborativa
Modelos Pedagógicos de Aprendizagem
title_short Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador
title_full Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador
title_sort Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador
author Sales,André Barros de
author_facet Sales,André Barros de
Serrano,Maurício
Serrano,Milene
author_role author
author2 Serrano,Maurício
Serrano,Milene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales,André Barros de
Serrano,Maurício
Serrano,Milene
dc.subject.por.fl_str_mv Interação Humano-Computador
Aprendizagem baseada em Projetos
Abordagem Ativa, Didática e Colaborativa
Modelos Pedagógicos de Aprendizagem
topic Interação Humano-Computador
Aprendizagem baseada em Projetos
Abordagem Ativa, Didática e Colaborativa
Modelos Pedagógicos de Aprendizagem
description A busca por abordagens didáticas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem vem instigando educadores. Diante dessa necessidade, tem-se experimentado a abordagem Aprendizagem Baseada em Projetos em disciplinas de cursos de graduação. Este artigo apresenta o relato de experiência do uso dessa abordagem na disciplina de Interação Humano-Computador do curso de graduação de Engenharia de Software da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília. A pesquisa envolveu a participação de 63 estudantes que analisaram e avaliaram essa abordagem por meio de questionários no segundo semestre de 2019. Os dados coletados mostram que os estudantes aprovaram a utilização dessa abordagem nas aulas daquela disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000200005
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.37 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137367914708992